ATENÇÃO:
Serão considerados atletas fora da categoria aqueles que TENHAM JOGADO A PARTIR DE 3 TORNEIOS em uma categoria acima daquela que está inscrito no ano de 2024, em torneios locais e nas chancelas oficiais do esporte.
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
A inscrição é de TOTAL responsabilidade DO ATLETA.
Caso a organização identifique discrepâncias referente ao nível dos atletas, a inscrição será cancelada e os atletas removidos das chaves do torneio.
Paras os casos onde os atletas já foram campeões dentro da categoria as quais estão inscritos, a organização entende que as inscrições serão mantidas, não tendo a obrigatoriedade de convidar os atletas a subirem de categoria.
Essa verificação deverá ser feita pelo próprio atleta e ao se inscrever em nosso torneio está ciente que qualquer irregularidade será ser punido com sua desclassificação em qualquer fase do torneio sem direito a reembolso.
Caso qualquer irregularidade seja reivindicada após o término do torneio ela não será acatada, atrasos e aplicação de W.O não terão direito a ressarcimento da inscrição.
SUBSTITUIÇÕES PODERÃO SER FEITAS ATÉ 24H ANTES DO INÍCIO DO CAMPEONATO.
CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
Os jogos serão pausados ou reagendados somente em casos de chuva torrencial ou constantes eventos de raios e trovões, o que poderia colocar em risco a a integridade dos atletas.
Para realizar sua inscrição, você afirma estar de acordo com as normas do torneio.
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas através do sistema Letz Play e poderão ser visualizadas a qualquer momento.
Lembrando que os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados. O prazo para cancelamento da inscrição será:
- Até o último dia de inscrição: o ressarcimento será feito com o abatimento de R$ 20,00, referente às taxas administrativas.
- Após o término das inscrições: não haverá nenhum ressarcimento.
- Não havendo o mínimo de 04 duplas na categoria escolhida, esta categoria será cancelada e os atletas ressarcidos.
1.2 REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
1.3 O atleta poderá se inscrever em até 02 categorias sendo uma de gênero e uma mista.
Na categoria MISTA a mulher será o nível balisador da dupla, ou seja, se a mulher for iniciante, ela poderá se inscrever na categoria inciante com um homem da da categoria Intermediária.
1.2.1 DIVISÃO DE CATEGORIAS
Masculina, Feminina e Mista
Classes – Iniciante e Intermediário
2. REGRAS GERAIS
O Torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da CBV, com adaptações para os níveis iniciante e intermediário.
2.1 FORMA DE DISPUTA
O torneio irá ocorrer no formato de Grupos Round Robin (todos x todos) + Chaves Eliminatórias.
3.1 SISTEMA DE DISPUTA NAS CATEGORIAS
- Joga-se 1 set até 21 pontos. Havendo empate em 21x21, joga-se até que uma dupla faça 2 pontos de diferença.
- Cada grupo terá 3 ou no máximo 4 duplas e cada dupla fará jogos onde todos jogam contra todos dentro do grupo.
-A ordem dos jogos é definida por sorteio, porém todas as duplas do grupo devem chegar no horário marcado.
*Caso alguma dupla se atrase será feita a primeira chamada de WO e o árbitro geral poderá alterar a ordem dos jogos sorteados. Caso a dupla não apareça após 15 minutos do horário marcado para o início, será desclassificada do torneio.
- Cada grupo terá 2 duplas classificadas para a fase seguinte, que terão jogos ELIMINATÓRIOS(MATA-MATA)
- Para as categorias que não atingirem a quantidade suficiente de duplas, o sistema de chaveamento será informado aos atletas da categoria
3.1.1 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada de acordo com o critério de desempate do sistema utilizado, no caso o critério da Letz play.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 21x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 16/6 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 21x6.
3. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou organizador geral, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas/direcionadas aos adversários em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais, acompanhantes ou torcida em geral;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
- Em relação a torcida será proibido qualquer tipo de instrução, interferência e instrumentos que sejam considerados perturbadores. Caberá ao árbitro apontar a irregularidade e aplicar as punições às duplas e para a torcida.
4.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
4. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e estará disponibilizada na página do sistema Letz Play até 36 horas antes do início do torneio.
O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos caso seja necessário devido a alguma ocorrência que atrase os jogos ou quantidade de duplas inscritas.
5. W.O
O wo será aplicado caso uma dupla ou uma atleta da dupla não tenha marcado presença até 15 minutos após o horário previsto para o início do seu GRUPO.
O atleta que leva WO está impedido de seguir no torneio mesmo tendo um jogo a mais no grupo.
Nenhuma troca poderá ser feita e nenhuma justificativa poderá ser apresentada a título de evitar o WO.
Portanto para evitar desconfortos solicitamos que todos os atletas cheguem com 30 minutos de antecedência do horário marcado para início dos seus jogos e que ao chegarem se direcionem a mesa de arbitragem para marcar presença
*o sorteio dos grupos é feito de forma automatizada pela LETZPLAY, 36H antes do início do evento e as chaves publicadas na sequência.
Após essa publicação dos jogos via Letz Play, nenhuma troca será aceita e a dupla que não puder comparecer será dado o WO.
7- Cruzamento.
Os cruzamentos da fase eliminatória seguirão o formato da modalidade e varia de acordo com o número de grupos de cada categoria.
8- USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
9- CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
10. SMART FOOT FAULT – ele ocorre quando o atleta ao sacar pisa dentro da quadra, arrasta a linha ou leva qualquer tipo de vantagem. Nesse caso OS ATLETAS deverão chamar o árbitro geral que irá acompanhar a irregularidade e aplicar a regra caso ache necessário.
11. JOGO CONTINUO – o tempo de aquecimento é de 3 minutos, a virada de quadra será única quando a primeira equipe alcançar 11 pontos. Cada equipe possui 1 tempo de 1 minuto por partida.
12. PREMIAÇÃO – A premiação das categorias serão feitas em quadra, com os atletas vencedores dos 1˚, 2˚ e 3˚ lugares. Caso a dupla não esteja no ato da premiação, o prêmio não estará mais disponível.