REGULAMENTO DOS TORNEIOS
1. NÚMERO DE INSCRITOS
O mínimo será de 8 duplas, para a disputa de qualquer categoria.
2. SISTEMA DE DISPUTA
FASE DE GRUPOS: joga-se 1 set até 6 games.
*FORMAÇÃO DAS QUARTAS DE FINAIS: Havendo as quartas de finais jogará o primeiro colocado do grupo 1 contra o segundo colocado do grupo 2, jogará o segundo colocado do grupo 1 contra o primeiro colocado do grupo 2, jogará o primeiro colocado do grupo 3 contra o segundo colocado do grupo 4, jogará o segundo colocado do grupo 3 contra o primeiro colocado do grupo 4
FASE ELIMINATÓRIA ATÉ SEMI-FINAIS: joga-se 3 sets até 4 games cada
FORMAÇÃO DAS SEMI-FINAIS: joga-se o vencedor do Q1 contra o vencedor do Q2, joga-se o vencedor do Q3 contra o vencedor do Q4
DISPUTA 3° LUGAR: joga-se 3 sets até 4 games cada, joga-se o perdedor do S1 contra o perdedor do S2
FINAL: joga-se 3 sets até 6 games cada
Havendo empate em 6X6 ou 4x4, joga-se um tie-break (até 7 pontos).
Os grupos serão divididos da seguinte forma:
- 8 duplas: 2 grupos
- 9, 10, 11 e 12 duplas: 3 grupos
- 13, 14, 15 e 16 duplas: 4 grupos
- 17, 18, 19 e 20 duplas: 5 grupos
- 21, 22, 23 e 24: 6 grupos
- 25, 26, 27 e 28 duplas: 7 grupos
- 29, 30, 31 e 32 duplas: 8 grupos
VENCEDORES:
- 8 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar classificatória.
- De 9 a 32 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar uma chave eliminatória.
3. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
- Número de vitórias
- Melhor saldo de games
- Confronto direto
Vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0 ou 4x0 (considerando o número máximo de games no(s) set(s) a ser(em) realizado(s).
Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão
computados ao set os games faltantes para término do jogo.
Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito
de desempate será 6x1.
Para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como SET, porém,
não será considerado na contagem de games.
Nos grupos, a dupla que perder por WO ou desistência, será automaticamente desclassificada e sua pontuação zerada.
4. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independente
de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo.
Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a
quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme
segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra,
mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes
ou equipamentos da quadra.
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público
em geral.
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico,
pais ou acompanhantes.
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja
prevista nos itens acima.
- Roupas e Acessórios:
Masculino: obrigatório uso de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga.
Feminino: é permitido o uso de top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de
biquíni, tanto a parte superior como a inferior.
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das
quadras de jogo.
PENALIDADES POR INFRAÇÃO
1ª penalidade : advertência
2ª penalidade : perda de ponto
3ª penalidade : perda de game
4ª penalidade : desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser
desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
5. ARBITRAGEM
Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades
máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o
direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar
necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente
à disposição do torneio. A falta de árbitro acarretará a paralisação imediata do torneio.
No caso de violações do código de conduta, o árbitro deverá informar ao Departamento do
torneio, através de formulário próprio, a penalidade aplicada. Em casos de
solicitação por parte do Departamento, os árbitros deverão elaborar relatórios detalhando as
penalidades.
Somente cabe ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em
nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados de
seus jogos. Caso haja necessidade extrema, esta alteração DEVERÁ SER AUTORIZADA PELO ÁRBITRO GERAL DO TORNEIO. Caso seja remarcado pelos atletas, sem autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão valor de resultados.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com as
intempéries ( intensidade de chuva, qualidade da areia, raios, etc ) que possam acontecer durante a realização do evento.
USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o torneio a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em
materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de
divulgação.
CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição em qualquer etapa do torneio, declara
ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela diretoria do torneio.