REGULAMENTO
I OPEN GP ACADEMY 2025
O torneio será realizado nos dias 24 de janeiro a 26 de janeiro de 2024, no formato de duplas masculinas, femininas e mistas nas categorias B+c, open,C, D, 40+ e 50+.
Localização: Arena GP Beach, na Av. Raimundo Álvares da Costa, 2388, Santa Rita.
1-INSCRIÇÕES:
As inscrições serão realizadas através do aplicativo LetzPlay.
A taxa de inscrição tem o valor variável de acordo com a quantidade de categorias inscritas:
1º inscrição: 120,00 por atleta
2º inscrição: 100,00
3º inscrição: 80,00
4º inscrição: 80,00
5º inscrição: 80,00
Obs: associados terão desconto de 10,00 reais em cada inscrição.
1º inscrição: 110,00 por atleta
2º inscrição: 90,00
3º inscrição: 70,00
As inscrições podem ser feitas por meio de pagamento via pix com a chave cnpj 50876102000143 com o destinatário Gp empreendimentos banco Itaú ou via cartão na Arena GP Beach. Lembrando que os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados até a data do torneio.
Será permitido a inscrição do atleta em uma categoria superior a sua.
Obs: O prazo para cancelamento poderá ocorrer até o último dia de inscrição, com o abatimento de R$ 30,00, referente às taxas administrativas. Não havendo ressarcimento após o término das inscrições. Caso não haja quórum na categoria: o ressarcimento será integral.
2- CATEGORIAS:
1. Categoria D (Feminina, Masculina e Mista)
2. Categoria C (Feminina, Masculina e Mista)
3. Categoria open (Feminina, Masculina e Mista)
4. Categoria 40+ (Feminina, Masculina e Mista) (nascidos até 1983)
5. Categoria 50+ (Masculina e Mista) (nascidos até 1973)
6. Categoria B + C (feminina e masculina)
Observação: Para as inscrições nas categorias B e C do torneio de Beach Tennis, será seguido o seguinte formato, utilizando o Ranking Amapaense de 2024:
Critério utilizado só na categoria B + C:
1. **Critério de Inscrição**:
Os 4 primeiros atletas do Ranking Amapaense de 2024 na categoria C (tanto masculino quanto feminino) são obrigados a subir para a categoria B e convidar um atleta da categoria C.
2. **Composição das Duplas**:
- As duplas serão compostas por um atleta da categoria B e um atleta da categoria C.
- Isso permite uma combinação de experiência e potencial, proporcionando partidas mais equilibradas e inclusivas.
3. **Formato do Torneio**:
- As duplas competirão entre si conforme o formato estabelecido pelo torneio (como chave eliminatória ou outro sistema que a organização escolher).
- O desempenho da dupla influenciará no resultado final, sendo uma oportunidade para os atletas da categoria C ganharem mais experiência jogando ao lado dos melhores da categoria B.
Esse sistema valoriza os melhores atletas do ranking ao mesmo tempo em que dá uma chance aos atletas menos experientes de competir em um nível mais alto, promovendo o desenvolvimento do esporte.
Obs: cada categoria terá que ter o mínimo de 5 duplas inscritas, se não houver quórum, a categoria não terá premiação em dinheiro, só troféus e brindes.
4 - FASE DE GRUPOS
A montagem dos grupos acontecerão de acordo com a quantidade de duplas inscritas:
2 Duplas: Melhor de 3 sets
3 duplas: todos contra todos
4 duplas: todos contra todos
5 duplas: todos contra todos
6 duplas: 2 grupos de 3 duplas
7 duplas: 2 grupos (1 grupo de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
8 duplas: 2 grupos de 4 duplas
9 duplas: 3 grupos de 3 duplas
10 duplas: 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
11 duplas: 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
12 duplas: 4 grupos de 3 duplas
13 duplas: 4 grupos (3 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
14 duplas: 4 grupos (2 grupos de 4 duplas e 2 grupos de 3 duplas)
15 duplas: 4 grupos (3 grupos de 4 duplas e 1 grupos de 3 duplas)
16 duplas: 5 grupos (4 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
17 duplas: 5 grupos (3 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
18 duplas: 6 grupos de 3 duplas
19 duplas: 6 grupos (5 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
20 duplas: 6 grupos (4 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
Obs: A organização terá autonomia para decidir pela mudança do formato de disputa, caso haja necessidade.
5- FORMATO DE DISPUTA:
Categorias B+C, C, D, 40+, 50+ e open.
Fase de grupos, oitavas de finais (1set normal de 6 games, com ‘’tie-break’’).
Quartas de finais: (1set normal de 6 games, com ‘’tie-break’’).
Semifinal: (2 sets de 4 games, com ‘’tie-break’’).
Final : (2 sets de 6 games, com ‘’super tie-break’’.
O tempo de aquecimento não poderá ultrapassar os 5 minutos;
A troca de lados não poderá ultrapassar o tempo de 1 minuto e 30 segundos, exceto ao término de cada set, quando o tempo será de 2 minutos;
6- CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
Empate entre 2 Duplas:
Confronto Direto;
Empate entre 3 Duplas:
Saldo de sets;
Saldo de games;
Game average*;
Sorteio pelo LetzPlay
Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate, ocorrer empate entre apenas duas duplas, será decidido no confronto direto.
7- WO (WALK OVER):
Fase Grupos – Eliminado automaticamente;
15 min após chamada do jogo
OBS: DAS SUBSTITUIÇÕES. Serão permitidas substituições de parceiros após o término de inscrição até 2 horas antes do inicio da primeira partida da fase de grupos de cada categoria.
8- DO TEMPO DE DESCANSO ENTRE OS JOGOS:
Para os atletas que disputarem mais de um jogo no mesmo dia, o período mínimo de descanso para a próxima partida será de:
. 5 minutos, em disputa de fase de grupos;
. 20 minutos, em disputa melhor de 3 sets;
. 40 minutos, se a partida anterior tiver duração superior a 1h30m
9- ATENDIMENTO MÉDICO:
Tempo de atendimento fisioterápico – 3 min;
Não é permitido Tratamento com injeções;
Lesão por objetos pontiagudos – 30 min.
obs: Não é permitido atendimentos em caso de câimbras (somente na virada de quadra, o atendimento será em ate 1 minuto e 30 segundos).
10- FOOT FAULT:
O Sacador não deve:
Mudar de posição andando ou correndo, embora movimentos leves dos pés sejam permitidos;
Tocar na linha de base ou na quadra com o pé;
Tocar na área de fora da extensão imaginária das linhas laterais com o pé.
11- DAS DESISTÊNCIAS:
Para efeito de desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogo. Por exemplo: um jogo entre a dupla A e dupla B, a dupla A está ganhando por 2/1 e a dupla B desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1 para a dupla A.
12- CÓDIGO DE CONDUTA:
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral e árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela). Para aplicação do código de conduta, o arbitro geral ou seus auxiliares, deverão adentrar a quadra e em voz clara e audível informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelo jogador em qualquer idioma;
Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis.
Abuso de bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
Abuso Verbal: expressão que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
Conduta Antidesportiva: Toda e qualquer conduta antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
13- PENALIDADES POR INFRAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA:
1º Ofensa: Advertência
2º Ofensa: Perda de ponto
3º Ofensa: Perda de Game.
Obs: A partir da 4° ofensa, ficará a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação do tenista faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
14- DO NÍVEL TÉCNICO
Não será autorizado qualquer atleta participar do evento em uma categoria abaixo, ou seja, atleta da categoria C jogar a categoria D. O nível técnico terá como base o histórico do atleta de inscrição nas competições pelo Letz Play. A comissão de arbitragem irá julgar o casso junto com a Diretoria do evento.
Somente os atletas participantes do evento, poderão realizar o protesto, tendo esse que ser entregue por escrito antes da chave ser gerada.
15- USO DE IMAGEM
O atleta autoriza a Arena GP Beach, a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários de outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação
CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição em qualquer torneio da Arena GP Beach, declara ter total conhecimento das regras do Esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. E assinar um termo de responsabilidade de aptidão física. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela diretoria unicamente pela diretoria da Arena GP Beach
CASOS OMISSOS QUE POSSAM SURGIR, SERÃO ANALISADOS E JULGADOS PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO.
16- DISPOSIÇÕES FINAIS:
A organização se reserva o direito de fazer ajustes no regulamento, se necessário, para garantir o bom andamento do torneio.