SUPERFOUR TORNEIO DE BEACH TENNIS POR EQUIPES
MEIRELES BEACH TENNIS – BIOTENIS ACADEMIA
REGULAMENTO
1. COMPETIÇÃO
O SUPERFOUR será disputado entre os dias 21 a 24 de abril de 2022 no formato de equipes masculinas, femininas e mistas nas categorias A, B, C, D e por idades.
2. INSCRIÇÕES
As inscrições do evento serão feitas via preenchimento do formulário no aplicativo/ Letzplay, cujo link será disponibilizado nas redes sociais da competição.
A inscrição só será confirmada após pagamento do boleto bancário, gerado pelo aplicativo.
Valor único de inscrição: R$110,00
Obs.: cada atleta poderá jogar 1 masculina ou feminina, 1 mista e 1 idade.
O encerramento das inscrições será no dia 08/04/2022.
O dia 08/04/2022, será a data limite para o cancelamento da inscrição.
2.1. DIVISÃO DE CATEGORIAS
Equipes Masculinas, A, B, C e D;
Equipes Femininas, A, B, C e D;
Equipes Mistas A, B, C, D;
Equipes por idade, sujeitas a definição conforme demanda;
2.2. CRITÉRIO PARA DEFINIÇÂO DE CATEGORIA
Os atletas podem se inscrever na categoria que achar mais adequada porém a inscrição ficará condicionada à avaliação técnica e de torneios anteriormente jogados, o que será realizado pelo árbitro geral e organizadores do evento. O atleta que for flagrado tentando burlar o nível técnico no intuito de ser privilegiado poderá ser desclassificado.
O atleta deve jogar na equipe mista da mesma categoria.
3. REGRAS
A competição obedecerá o seguinte:
EQUIPE = Formação de um grupo com 4 pessoas, podendo ser masculina (4 homens), feminina (4 mulheres) ou mista (2 homens e 2 mulheres), conforme as respectivas categorias.
DISPUTA = Confronto de duas equipes da mesma categoria.
JOGO = Confronto de duas duplas de equipes adversárias dentro de uma disputa.
As equipes que forem avançando até final disputarão o título de campeã conforme sistema de disputa explicado adiante.
4. PREMIAÇÕES
Todos as equipes campeãs e vice campeãs receberão troféus e/ou medalhas como premiação.
Todos os finalistas receberão como prêmio o direito de usufruir respectivamente de 3 meses (campeões) ou 1 mês (vices) de plano mensal para jogar na arena Meireles Beach Tennis, localizada na Academia Biotenis. O prêmio será pessoal e intransferível.
Cada equipe é independente e será premiada de forma separada em cada categoria.
5.INSCRIÇÕES
5.1. NÚMERO DE INSCRITOS
O número mínimo para a disputa de qualquer categoria é de 3 (três) equipes. Caso uma categoria não tenha número suficiente de inscritos para jogar, os inscritos desta categoria poderão subir para a categoria imediatamente acima que tiver o número mínimo de inscritos, caso desejarem. Em nenhuma hipótese será permitido descer de categoria.
O máximo de inscritos para cada categoria é de 20 equipes, salvo exceções que podem ser determinadas pela organização.
5.2. SISTEMA DE DISPUTA
5.2.1. EM TODAS AS CATEGORIAS B, C, D E POR IDADES
FASE DE GRUPOS: disputa de até 3 jogos (melhor de 3), sendo cada jogo de 6 games e havendo empate de 6-6 em games, joga-se um Super Tie-break (até 10 pontos), podendo haver alguma alteração na forma de disputa a depender do número de inscritos.
FASE ELIMINATÓRIA e REPESCAGEM: disputa de até 3 jogos (melhor de 3), sendo cada jogo melhor de 3 sets de 4 games, caso fique 3-3 será jogado um super tie-break. O 3° jogo de desempate será jogado com 1 set de 6 games, havendo empate em 6-6 em games, joga-se um Match tie-break (até 10 pontos), podendo haver alguma alteração na forma de disputa a depender do número de inscritos.
FINAIS: Mesmo formato das outras fases porém sendo melhor de 3 sets de 6 games, podendo haver alguma alteração na forma de disputa a depender do número de inscritos.
5.2.2. TODAS AS EQUIPES A
FASE DE GRUPOS: disputa de até 3 jogos (melhor de 3), sendo cada jogo de 6 games havendo empate em 6-6, joga-se um Super Tie-break (até 10 pontos), podendo haver alguma alteração na forma de disputa a depender do número de inscritos.
DEMAIS FASES: Em todas as partidas joga-se melhor de 3 sets, sendo os 2 primeiros de 6 games, havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos). Em caso de empate, joga-se o 3º set no formato Super Tie-break (até 10 pontos).
O formato de disputa das categorias, de acordo com o número de inscritos, seguirá conforme abaixo:
3 a 5 equipes: todos contra todos
A partir de 6 equipes serão distribuídos em grupos.
5.2.3 FASE DE REPESCAGEM:
Todos as equipes perdedoras da chave principal terão acesso a chave de repescagem independente da fase em que eliminadas. A equipe vencedora da chave de repescagem irá enfrentar a equipe vencedora da chave principal na grande final.
5.2.4 FORMAÇÃO DAS DUPLAS DE CADA JOGO
CATEGORIAS MASCULINAS E FEMININAS: A equipe deve designar jogadores de maneira a nunca repetir a mesma formação de dupla em nenhum dos jogos da disputa. Exemplo:
EQUIPE COM JOGADORES W, X, Y, Z
1° JOGO = W + X
2° JOGO = Y + Z
3° JOGO (DESEMPATE DA DISPUTA):
Devem designar uma das seguintes opções W + Y ou W + Z ou X + Y ou X + Z. Neste último jogo a equipe poderá efetuar 1 única substituição, conforme regras aplicáveis e explicadas mais abaixo.
CATEGORIAS MISTAS:
A equipe deve designar jogadores de maneira a nunca repetir a mesma formação de dupla em nenhum dos jogos da disputa, todos os jogos serão mistos. Exemplo:
EQUIPE COM JOGADORES H1, H2, M1, M2
1° JOGO = H1 + M1
2° JOGO = H2 + M2
3° JOGO (DESEMPATE DA DISPUTA):
Devem designar uma das seguintes opções H1 + M2 ou H2 + M1. Neste último jogo a equipe poderá efetuar 1 única substituição, conforme regras aplicáveis e explicadas mais abaixo.
SUBSTITUIÇÕES NO 3° JOGO:
As equipes poderão efetuar a substituição de um dos jogadores em todas as disputas que tiverem o 3° jogo de desempate, desde que a nova dupla formada não seja igual a nenhuma formação anterior dentro da disputa.
A substituição devem ocorrer na transição de um game para o outro. Não poderão ocorrer substituições durante o game ou tie-break.
MOMENTO DE DEFINIÇÃO DAS DUPLAS DE CADA DISPUTA:
A definição das duplas dos 2 primeiros jogos ocorrerá mediante o preenchimento de cédula pelo capitão da equipe no momento da chamada de sua rodada, a qual será entregue de forma imediata ao árbitro neste mesmo momento.
A definição para o 3° jogo será feita pelo capitão após a constatação do empate, momento em que os capitães escreverão em um papel suas duplas e trocarão diretamente com seus adversários (papéis serão fornecidos pelo árbitro no início da disputa e deverão ser devolvidos, caso não utilizados ao final dos jogos, juntamente com as bolas e placares).
A definição das duplas deve obrigatoriamente ocorrer de forma escrita para evitar que se quebre o sigilo da convocação entre os adversários.
5.3. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
5.3.1. Em caso de 3 (três) equipes empatadas:
a) Número de vitórias;
b) Melhor saldo de games (caso as três equipes tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1º, 2º e 3º colocado);
c) Melhor saldo de games (caso uma equipe tenha saldo de games diferente das demais, esta equipe estará definida em 1º ou 3º, e o empate entre as outras duas será definido no resultado do confronto direto);
d) Sorteio (será aplicado no caso das 3 (três) equipes terem saldo de games iguais).
5.3.2. Em caso de 2 (duas) equipes empatadas em qualquer momento.
Em caso de 2 (duas) equipes empatadas será considerado o vencedor do confronto direto.
5.4. CABEÇAS DE CHAVE
As chaves serão definidas por sorteio aleatório realizado pela plataforma LETZPLAY.
5.5 UNIFORME DAS EQUIPES
Cada equipe deverá obrigatoriamente providenciar seus próprios uniformes, que deverão ser compostos no mínimo por 1 camiseta para cada jogador da equipe, seguindo o layout anexo a este regulamento e divulgado nas redes sociais da arena.
O torneio indicará o fornecedor parceiro mas sua contratação é facultativa desde que obedecido o layout.
5.6 TROCA DE JOGADOR DA EQUIPE
Após o final das inscrições, somente serão aceitas trocas na formação da equipe em casos de necessidade médica ou extrema excepcionalidade avaliada pela comissão organizadora. Ainda assim tal troca deverá ocorrer por pessoa de categoria abaixo daquela disputada pela equipe.
6. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo Árbitro Geral, árbitros auxiliares (independente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o Árbitro Geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
a) Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
b) Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
c) Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
d) Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
e) Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
f) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
g) Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
h) Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
i) Roupas e Acessórios: Masculino: obrigatório usa de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga; Feminino: é permitido o uso de “top” e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior e/ou inferior.
j) É terminantemente proibido o consumo de bebida alcoólica, bem como a utilização de garrafas e copos de vidro dentro das quadras de jogo.
6.1. PENALIDADES POR INFRAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA
- Advertência;
- Perda de ponto;
- Perda do game; e/ou
- Desclassificação
A depender da gravidade da falta o árbitro poderá aplicar a desclassificação de forma imediata.
Em caso de violação grave, em quadra ou no ambiente do torneio, do Código de conduta por um determinado atleta em jogo, o mesmo será eliminado e a dupla perdera o jogo, porém será permitida a substituição do infrator por outro atleta de nível abaixo (categoria) e a equipe prossegue na competição, exceto eventual caso em que todos os integrantes sejam desclassificados em conjunto, como equipe.
7. DISPOSIÇÕES FINAIS
Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora, que será composta pelos seguintes representantes:
Diretor Geral: ICARO T. M. LEITE
Árbitro Geral: VALDECI TOMAZ M.