TORNEIO BORA PRO PLAY DE BEACH TENNIS
Capítulo 1: O TORNEIO
22/10 E 23/10 – Na arena Ravenna Alphaville – Alameda Europa 1321, Colinas da Anhanguera
Horário dos Jogos:
Sábado: 08:30 horas
Domingo: 09:00 horas
Todos os atletas inscritos receberão Camiseta e kit do evento. O tamanho da camiseta será de acordo com a disponibilidade de tamanho. 1 camiseta por inscrito, independente da quantidade de categorias.
Parágrafo 1º: O torneio Bora pro Play é de propriedade de Débora Rodrigues Alonso e Priscilla Werneck dos Santos Mello, possuindo regulamento próprio.
Parágrafo 2º: Não possuindo vínculo com clubes ou complexos esportivos.
Parágrafo 3º: O presente regulamento é válido para 2022, podendo sofrer atualizações entre a realização das etapas do torneio.
Capítulo 2 – CATEGORIAS
O Torneio Bora pro Play será disputado nas seguintes categorias e níveis (Tabela 1):
Tabela 1:
CATEGORIA NÍVEL
FEMININA PRO/A, B, C, Iniciante e 40+
MASCULINO PRO/A, B, C, iniciante e 40+
MISTA PRO/A, B, C, iniciante e 40+
KIDS Sub 12 (MISTA)
Pais/Mães e filhos(as) MISTA
Parágrafo 4º: A comissão organizadora poderá retirar categorias das etapas conforme julgar necessário.
CAPÍTULO 3 – INSCRIÇÕES
Parágrafo 5º: As inscrições, que implicarão em conhecimento e aceitação do presente regulamento, serão realizadas através do aplicativo Letzplay, o link será disponibilizado nas redes sociais do TORNEIO.
.
Parágrafo 6º: A inscrição do atleta somente estará garantida após o pagamento da mesma.
Parágrafo 7º: A data limite para pagamento do torneio será disponibilizado nas redes sociais do torneio e no regulamento, qual seja, 16/10/2022.
CAPÍTULO 4 – Lista de inscritos
Parágrafo 8º: A lista de inscritos será divulgada e atualizada na medida em que forem ocorrendo as inscrições. A lista definitiva de inscritos e suplentes será divulgada em momento posterior ao término do período de inscrições de cada etapa.
Parágrafo 9º: Não é permitido troca de integrante em uma dupla, após o chaveamento das categorias, salvo por incapacidade física.
Parágrafo 10º: Em casos de lesão, informada à comissão organizadora e com laudo de incapacidade física emitido em até 5 (cinco) dias, a posição da dupla na “lista dos inscritos” será mantida, podendo haver substituição do atleta lesionado.
Parágrafo 11º: Após a divulgação das chaves, qualquer desistência não haverá ressarcimento do valor da inscrição para a dupla que desistir da competição após a divulgação das chaves, independentemente do motivo.
CAPÍTULO 5 – CHAVEAMENTO
Parágrafo 12º: Em todas as etapas, a fase classificatória será composta por chaves que serão geradas de forma aleatória pelo sistema Letzplay.
Parágrafo 15º: O prazo máximo de espera (atraso) dos jogos é de 15 minutos. Caso ocorra depois deste período a dupla adversária poderá solicitar a vitória por W.O.
Parágrafo 16º: Em caso de empate dentro da chave, os critérios de desempate serão os seguintes:
1º: - Em chave de 4 ou mais duplas serão utilizados os critérios de desempate na ordem que segue: número de vitórias, confronto direto (caso haja empate entre duas duplas) e saldo de games.
Parágrafo 17º: Em chaves de 4 ou mais duplas, no caso de uma dupla perder todos os jogos, esta terá os resultados eliminados sendo estes desconsiderados para critérios de colocação na chave.
CAPÍTULO 06 – OS JOGOS
Parágrafo 18º: Os jogos serão disputados em 1 (um) set de 6 (seis) games até a final. Caso ocorra empate em 5x5 (cinco games a cinco games) deverá ser feito melhor de dois games e caso ocorra empate em 6x6 (seis games a seis games) deverá ser jogado o tie-break até 7 (sete) pontos.
Parágrafo 19º: Os resultados dos jogos deverão ser comunicados à comissão organizadora, imediatamente após o término da partida, pelos vencedores.
Parágrafo 20º: O bom andamento dos jogos, bem como a pontuação dos mesmos, é de responsabilidade dos atletas que estão disputando a partida. Havendo qualquer dúvida, ou desavença o árbitro geral deverá ser chamado para buscar a solução.
Parágrafo 21º: Não será permitido o coaching durante os jogos, estando, os atletas que o receberem, sujeitos a advertências e penalidades. Entende-se por coaching qualquer instrução passada por terceiros aos jogadores durante o jogo.
Parágrafo 22º: As penalidades serão avaliadas e aplicadas pela comissão organizadora.
Parágrafo 23º: O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo.
Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
Roupas e Acessórios:
Masculino: obrigatório uso de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga.
Feminino: é permitido o uso de top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a inferior.
É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
PENALIDADES POR INFRAÇÃO
1ª penalidade : advertência
2ª penalidade : perda de ponto
3ª penalidade : perda de game
4ª penalidade : desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
Parágrafo 24º: A qualquer momento do jogo os atletas poderão solicitar a intervenção da comissão organizadora.
Parágrafo 25º: A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, podendo este ser assessorado por árbitros auxiliares ou não. O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros de cadeira. Neste caso, o árbitro não precisa ter sido aprovado em cursos, porém, deverá ter conhecimento das regras.
Parágrafo 25º: Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
Parágrafo 26º: O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta de árbitro acarretará a paralisação imediata do torneio.
Parágrafo 27º: Somente cabe ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados de seus jogos. Caso haja necessidade extrema, esta alteração DEVERÁ SER AUTORIZADA PELO ÁRBITRO GERAL DO TORNEIO. Caso seja remarcado pelos atletas, sem autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão valor de resultados.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com as intempéries (intensidade de chuva, qualidade da areia, raios, etc ) que possam acontecer durante a realização do evento.
CAPÍTULO 07 – Períodos e intervalos durante o jogo
Parágrafo 28º: O tempo máximo de aquecimento dentro da quadra antes do início do jogo será de 5 (cinco) minutos.
Parágrafo 29º: O tempo máximo para descanso entre os games ímpares será de 90 (noventa) segundos.
Parágrafo 30º: Caso necessário, a comissão organizadora poderá acrescentar intervalos para descanso durante os jogos, por motivos excepcionais (por exemplo: altas temperaturas).
CAPÍTULO 08 – Premiação
Parágrafo 31º: Todas as categorias em disputa serão premiadas com troféus para os campeões e vice-campeões e brindes de parceiros e patrocinadores.
Parágrafo 32º: A comissão organizadora poderá incrementar a premiação conforme oferta dos patrocinadores.
CAPÍTULO 09 – Comissão organizadora
Parágrafo 33º: A comissão organizadora da Liga B. Brand de Beach Tennis será formada por Débora Rodrigues Alonso e Priscilla Werneck dos Santos Mello.
Parágrafo 34º: Os membros da comissão organizadora poderão nomear outras pessoas para compor essa comissão em etapas específicas e conforme a necessidade.
CAPÍTULO 10 – DIREITO DE IMAGEM
Parágrafo 35º: O atleta autoriza o Bt Bora pro Play e a arena Ravenna Alphaville a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.