Regulamento do Centro Sul de Beach Tennis 2024 – V Etapa R3 Sports
Várzea Alegre - CE
DAS REGRAS
Todo atleta, ao realizar a sua inscrição neste torneio, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e as normas oficiais.
Atletas que se inscreverem em desacordo com este regulamento e que venham a ser desclassificadas pelo concelho técnico ou pela arbitragem, não farão jus ta devolução dos valores pagos.
Do mesmo modo, atletas que está apto a participar do torneio e assegurar ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação no torneio.
Cede, ainda, o seu direito de imagem ao torneio e ao seu organizador.
CAPÍTULO I - DA COMPETIÇÃO
A Etapa R3sports será a quinta de 6 etapas do Circuito Centro Sul de Beach Tennis 2024, conforme calendário previsto pela organização do Circuito.
Parágrafo Primeiro - Essa Etapa contará pontuação para o Ranking Individual Geral Centro Sul 2024, conforme regulamento do Centro Sul de Beach Tennis 2024.
Parágrafo Segundo – A Etapa R3sports será realizada nos dias 13/12 (Sexta), 14/12 (Sábado) e 15/12 (domingo), na Arena R3sports – Várzea Alegre/CE.
CAPITULO II – INSCRIÇÕES
Parágrafo primeiro – As inscrições serão feitas via APP Letzplay . Parágrafo segundo – As inscrições estarão abertas até dia 06 de Dezembro.
Parágrafo terceiro – A taxa de inscrição terá o valor de:
Valor único - R$ 90,00
Parágrafo quarto – O pagamento da taxa de inscrição será feito por meio da chave pix, descrita abaixo:
a) Chave pix e-mail –
[email protected]
b) Beneficiário – Raysla Ferreira Do Carmo.
c) Comprovante de pagamento deverá ser encaminhado para o WhatsApp 88 99436-8739 (Nael).
d) Após o envio do comprovante o participante deverá informar os nomes da dupla e sua categoria
Parágrafo quinto Cada atleta é responsável pela sua inscrição na categoria correspondente, junto à plataforma de inscrições, sendo de sua inteira responsabilidade as informações prestadas.
a) Atletas que se inscreverem em desacordo com este regulamento e que venham a ser desclassificados pelo Conselho Técnico ou pela arbitragem, por qualquer motivo, não farão jus à devolução dos valores pagos.
b) Atletas de outras cidades/regiões, que tenham nível técnico desconhecido pela equipe de arbitragem ou conselho técnico, deverão seguir as mesmas regras acima citadas, e em caso de dúvidas, entrar em contato, através do telefone/WhatsApp dos organizadores do evento, para inclusão de seu nome na categoria correspondente. Caso seja verificado e confirmado que o atleta esteja jogando categoria abaixo do seu nível técnico reconhecido pelo o árbitro, será desclassificado, sem direito à devolução da taxa de inscrição.
c) O momento para se definir a categoria do atleta em qualquer evento do Circuito coincide com o prazo do término das inscrições, não considerando suas eventuais prorrogações.
CAPITULO III – CRITÉRIOS PARA CATEGORIAS
Parágrafo Primeiro – II Circuito Centro Sul De Beach Tennis – V Etapa Arena R3sports, usará esses critérios:
a) Atletas poderão se inscrever em até quatro categorias, sendo uma masculina ou feminina, somada a uma mista, uma simples e uma open.
b) Atletas devem se inscrever em todas as categorias no mesmo nível técnico. Exemplo: categoria feminina D + mista D + Simples D.
c) Atletas poderão se inscrever livremente na categoria Open, mesmo que inscritos em qualquer outra categoria.
d) A categoria dos atletas será definida pelos registros que cada um já possui junto às plataformas de realização de eventos, não podendo o atleta se inscrever em categoria inferior à que normalmente disputam outros eventos
e) Seguindo ainda a promoção referente ao Circuito Caririense 2023, atletas que foram promovidos a categorias superiores devido ao ranking mesmo que ainda não tenha registros na categoria que foi promovido(a) não poderão se inscrever naquela categoria que disputou no circuito caririense 2023.
Será disputada nas categorias:
a) Duplas Feminino – Iniciante e D.
b) Duplas Masculino – Iniciante, D, C e Open.
c) Duplas Mista – Iniciante, D e C.
Parágrafo segundo – Categorias Iniciantes.
a) Se um jogador já participou de algum torneio em categorias superiores a categoria iniciante, o mesmo não poderá se inscrever nessa categoria ( exceto para torneios internos de arena ou municipal).
b) Atletas que foram campeões em qualquer categoria Iniciante em torneios abertos organizados por aplicativo, o mesmo não poderá mais jogar essa categoria ( exceto para torneios internos de arena ou municipal) .
c) Se algum atleta for campeão da categoria iniciante em qualquer outro torneio após o fechamento das inscrições divulgadas pelo campeonato o mesmo ainda poderá disputar essa categoria, caso contrário não mais.
Paragrafo Terceiro – Categoriais D.
a) Se um jogador da dupla já participou de algum torneio em categorias superiores a categoria D, a dupla não poderá se inscrever nessa
categoria (exceto para torneios internos de arena ou municipal).
Paragrafo Quarto – Categorias C.
a) Atletas que são professores ou aqueles que já jogaram categoria acima da D.
Paragrafo Quinto – Categorias Masculino Open.
a) Atletas poderão se inscrever livremente nessa categoria, mesmo que inscritos em qualquer outra categoria.
b) Atletas profissionais não poderão jogar com atletas profissionais, no máximo com outro atleta da categoria A.
c) Atletas considerados profissionais são aqueles que estão ranqueados entre os 300 primeiros atletas pelo o ITF.
Paragrafo Sexto – Análise dos históricos de jogos.
Todas as duplas que se inscreverem estão sujeitas a serem analisadas aos históricos de jogos e suas respectivas categorias pelos aplicativos ou sites de gerenciamento de torneios, Letzplay, Tenis integrado ou outros.
Paragrafo Oitavo – Atletas que fizeram capacitação, módulos ou são professores de Beach Tennis mas que exercem a função, devem disputar no mínimo categoria C. (exeção daqueles que fizeram só por experiência).
Parágrafo Nono - Feminino Open
Somente atletas até a categoria B pode disputar essa categoria, sendo que não pode formar duas atletas da categoria B, de resto fica livre para se inscrever nessa categoria.
CAPITULO IV – PROGRAMAÇÃO PRÉVIA
a) Sexta 13/12 – Começará a partir das 18 horas.
b) Sábado 14/12 – Começara a partir das 8 horas.
c) Domingo 15/10 – começara a partir das 8 horas.
d) As categorias que será disputa em cada dia será divulgado no grupo do torneio.
REGRAS DOS JOGOS
a) Fase de grupos: Um set de 6 games, havendo empate em 5 – 5 vai a 7 e havendo empate em 6 – 6, joga- se um tie-brake até 7 pontos.
b) Fase de eliminação: a partir da semi-final joga-se 2 sets de 4 games, havendo empate em 1 set – 1 set, joga-se um super tie-brake de 10 pontos, exceto categoria iniciante, se joga um set de 6 games até a final.
c) Em caso de empate no número de vitórias na fase de grupos os Critérios de desempate serão:
I - Empate com duas duplas: será confronto direto
II - Empate com três duplas: saldo de sets; saldo de games; game average e sorteio
d) O tempo de aquecimento não poderá ultrapassar 5 minutos.
e) Ao término de cada set o tempo máximo de descanso será de 3 minutos.
f) Após a dupla ser chamado para a partida com o horário marcado no aplicativo e não comparecer em até 15 minutos a dupla levará o W.O
g) Em caso de a partida ser em W.O, o jogo ficara marcado por 6x0 em games e vitória para a dupla presente.
h) A Arbitragem não terá responsabilidade na marcação dos pontos das partidas, em caso de desacordo na partida entre as duplas deverá voltar o ponto, os torcedores não podem opinar, só em caso de acordo das duplas.
i) Caso a arbitragem perceba combinações de resultados o mesmo poderá está eliminando as duas equipes do torneio
Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate, ocorrer empate entre apenas duas duplas, será decidido no confronto direto.
DA ARBITRAGEM
A arbitragem dos torneios ficará a cargo de um Árbitro Geral, sendo assessorado por árbitros auxiliares, todos devidamente aprovados pelo Departamento de Arbitragem da CBBT. Fica vedada a participação de qualquer árbitro como jogador no torneio.
Durante a realização do torneio o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm entre suas atribuições os direitos de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que acharem necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta do árbitro acarretará a paralisação imediata do torneio. É de responsabilidade do árbitro geral preencher o relatório do torneio e enviar por e-mail para CBBT –
[email protected]
DAS REGRAS DE CONDUTA DOS ATLETAS
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela), a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
a) Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
b) Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis.
c) Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
d) Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
e) Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
f) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
g) Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
h) Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
i) Roupas e Acessórios: no masculino, é obrigatório usa de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga; no feminino, é permitido o uso de “top” e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior e/ou inferior.
j) Outras infrações a regra.
Aos atletas que desrespeitarem o Código de Conduta, serão aplicadas penalidades, na seguinte ordem:
a) 1ª Ofensa: Advertência;
b) 2ª Ofensa: Perda de Ponto;
c) 3ª Ofensa: Perda de Game;
d) 4ª Ofensa: perda de Set.
A partir da 4ª ofensa ficará a critério do Árbitro Geral/Auxiliar se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação do beach tenista faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
Aos atletas que desrespeitarem o Código de Tempo, serão aplicadas penalidades, na seguinte ordem:
a) 1ª Ofensa: Advertência;
b) 2ª Ofensa: Perda de Ponto;
c) Subsequentes: perda de ponto.
Após aplicado uma infração a regra em relação ao atraso do jogo, uma nova penalidade poderá ser aplicada após 1 minuto, caso o atraso continue.
SISTEMA DA COMPETIÇÃO DUPLAS
a) Fase de grupos – Mata-Mata.
b) Fase de grupos – As duplas serão distribuídas por meio de um sorteio online.
c) Fase de eliminação será definido de acordo com os melhores contra os piores, seguindo o sorteio pelo o aplicativo que faz o esquema de duplas do mesmo grupo não se enfrentar antes mesmo de uma final, podendo acontecer de um primeiro lugar ficar na fase anterior e um segundo lugar passar direto para próxima fase
SISTEMA DA COMPETIÇÃO SIMPLES
a) Mata-Mata.
b) As duplas serão distribuídas por meio de um sorteio online.
c) Disputado em 2 sets de 4 games até a final.
DA PONTUAÇÃO PARA O RANKING CENTRO SUL 2024
As categorias do Centro Sul de Beach Tennis 2024, vinculadas ao Ranking 2024, receberão como valores de pontuação os descritos na tabela abaixo, para efeito de classificação INDIVIDUAL nas categorias D, C e Open – Masculino, Feminino e Mista, conforme resultado no evento:
a) Em todas as etapas serão ofertadas, de forma obrigatória, todas as categorias que pontuam para o Ranking, exceto se não houver quórum mínimo para determinada categoria.
b) A categoria de Ranking do atleta será aquela de seu nível técnico de base, podendo jogar de forma adicional nas categorias Mista (no mesmo nível técnico), Simples (no mesmo nível técnico) e Open.
c) Atletas que jogarem mais de uma categoria somarão os pontos do seu desempenho nessas categorias à sua categoria de ranqueamento.
d) Atletas Campeões da categoria iniciante em uma etapa, que subirem para a categoria D na etapa seguinte, ingressam no Ranking com 150 (cento e cinquenta) pontos, como bônus, nessa categoria.
e) O atleta marca ponto conforme a última fase que disputou no torneio. Assim, o atleta que perde por W.O na 1ª fase não marca pontos de participação. O atleta que perde por W.O após a 1ª fase marcará pontos da fase anterior.
f) As categorias/modalidades que não tiverem final, quando disputada em grupo único, os atletas que ficarem em 3º, 4º e 5º no grupo receberão a pontuação de semifinal.
PREMIAÇÕES
• Categoria Iniciante – Primeiro lugar R$ 800,00 e segundo lugar R$ 400,00.
• Categoria D – Primeiro lugar R$ 1.000,00 e segundo lugar R$ 500,00.
• Categoria C – Primeiro lugar R$ 1.200,00 e segundo lugar R$ 600,00.
• Categoria Open – Primeiro lugar R$ 1.400,00 e segundo lugar R$ 600,00.
DA DEVOLUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
O beach tenista somente terá direito à devolução da taxa de inscrição, nos torneios nacionais, nos seguintes casos:
a) Não haver o número mínimo de beach tenistas para realização da prova;
b) Inscrição feita em duplicidade na mesma prova;
c) Caso cancele sua inscrição dentro do prazo.
LIMITES PREVIOS DAS CATEGORIAS
a) Limite mínimo para que se ocorra a categoria e pague a premiação ofertada serão de 12 duplas por categoria.
b) Limites prévio máximo serão de 18 a 32 duplas.
c) Na ocasião de uma das categorias de um estiver preenchida e a outra categoria do mesmo dia estiver com poucas inscrições, a possibilidades de abrir algumas vagas extras na categoria preenchida, para que todos tenham a oportunidades de jogar.
d) Caso aja menos inscrição que o previsto nas categorias poderão ser conversados com os atletas a questão de premiação.
DO TEMPO DE DESCANSO ENTRE OS JOGOS
Em torneios da CBBT o período mínimo de descanso para a próxima partida de um atleta disputando mais de um jogo no mesmo dia será de:
a) 3 minutos em disputa de fase de grupos;
b) 7 minutos, em disputa de mata-mata;
DAS DESISTÊNCIAS
Para efeito de desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados os games faltantes para término do jogo. Por exemplo: um jogo entre a dupla A e dupla B, a dupla A está ganhando por 2/1 e a dupla B desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1 para a dupla A.
DAS PENALIDADES POR NÃO COMPARECIMENTO (W.O.)
Tempo para aplicação será de 15 minutos depois do jogo ser chamado, na fase de grupos, caso haja um perdedor por W.O., a dupla perdedora estará automaticamente desclassificada da categoria e todos os jogos realizados pela dupla serão zerados, contando 6 x 0 para as duplas adversárias.
SUBSTITUIÇÕES
Em torneios CBBT, serão permitidas substituições de parceiros até duas horas antes do início dos jogos da sua categoria.
DOS CASOS OMISSOS
Os casos omissos não previstos neste regulamento serão resolvidos pelo Árbitro Geral juntamente com o representante da CBBT caso esteja presente ao evento ou em consulta ao Departamento Técnico.