CIRCUITO MASCULINO DE BEACH TENNIS 18+ ANOS
REGULAMENTO
O circuito 18+ é um ciclo de torneios destinados às atletas de faixa etária de 18 anos completados, ou a serem completados no ano em que o circuito será realizado, até 39 anos. As etapas serão disputadas em clubes, ou área públicas, da cidade de Natal, Mossoró ou Grande Natal, do Estado do Rio Grande do Norte.
1. Quanto os atletas/duplas:
1.1. A formação das duplas será em forma de sorteio, independentemente da idade e nível do atleta. Porém não podendo serem sorteados dois atletas da categoria Pro. (critério para ser considerado Pro: ter jogado alguma competição no corrente ano na referida categoria).
1.2. Em cada etapa serão sorteadas novas duplas, no momento da elaboração das chaves, sendo que as duplas não deverão ser repetidas nas etapas, ou seja, em cada etapa, o atleta deverá jogar com um parceiro diferente, sendo feito um novo sorteio para o atleta que for lotado com uma mesma parceira de uma etapa anterior.
1.3. Será obrigatório ter um número par de atletas para a realização do sorteio. Caso as inscrições fechem em número ímpar, pode ter atleta convidado, de qualquer idade menos de 18 anos ou maiores de 39 anos, ou à discutir entre as organizadoras do evento, a fim de formar o número de atletas necessário para realizar o sorteio.
2. Quanto ao sistema de disputa:
2.1. 0 sistema de disputa das etapas da competição será de acordo com a quantidade de inscritos, com grupos de 03 ou 04 duplas, a depender da quantidade total de duplas inscritas em cada etapa;
2.2. Classificam-se para fase de chave eliminatória, as duas primeiras duplas de cada grupo.
2.3. Para formação da chave eliminatória, serão ranqueados 1ºs e 2ºs lugares de cada grupo observando o seguinte critério:
2.3.1. As melhores campanhas irão enfrentar, na chave eliminatória, as piores campanhas classificadas, exceto em caso de enfrentar a mesma dupla que estava em seu respectivo grupo;
2.3.2. Porém se a quantidade de duplas forem 24, a forma de disputa será de chaveamento seguindo a seguinte forma: o primeiro da chave A enfrenta o segundo da chave B e assim por diante.
2.4. Na fase de grupo, os jogos serão disputados em 1 set de 06 games, e no caso de empate em 6 games, a vitória do jogo é dado ao vencedor do tie-break (game de desempate do set) com 7 pontos marcados ou vencidos com 2 pontos de diferença; -break (game de desempate do set) com 7 pontos marcados ou vencidos com 2 pontos de diferença;
2.5. Na fase eliminatória (oitavas de final, quartas de final, semifinais e finais) as disputas deverão ser em 2 sets de 4 games (no caso de 3 x 3 em games, disputa-se um tie-break de 7 pontos marcados, ou com 2 pontos de diferença). No caso de empate de sets, haverá a disputa de 1 super tie-break (10 pontos marcados, ou com 2 pontos de diferença);
2.6. As duplas derrotadas nas semifinais se enfrentarão para uma disputa de terceiro e quarto lugar ou como um acordo com a arbitragem geral e organização do torneio permitir a escolha do terceiro lugar através do resultado da final.
3. Quanto à pontuação:
3.1. Haverá um ranking para pontuação ao longo das etapas, para premiação no final do circuito.
3.2. A pontuação para o ranking será individual para cada atleta, lançadas a cada etapa jogada.
3.3. A distribuição de pontos será lançada em cada etapa participada, de acordo com a classificação da atleta, conforme tabela abaixo:
4 Quanto às Regras, Regulamentos e Código de Condutas
4.1. O código de conduta poderá ser aplicado pelo Árbitro Geral, Árbitros Auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou Juiz de Cadeira a qualquer momento. Para aplicação do código de conduta, o Árbitro Geral ou os seus auxiliares, deverão adentrar a quadra e em voz clara e audível informar a violação à atleta infratora e as demais atletas da partida, conforme segue:
• Obscenidade audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
• Obscenidade visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis;
• Abuso de bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
• Abuso de raquete ou equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
• Abuso verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral; • Abuso físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
• Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
• Conduta antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
4.2. Penalidades por infração ao código de conduta:
• 1ª Violação: Advertência;
• 2ª Violação: Perda de Ponto;
• 3ª Violação: Perda de Game.
• Da 4ª violação em diante, fica a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação da dupla faltosa. Dependendo da gravidade do ato cometido pela dupla, a mesma poderá ser desclassificada sem passar pelo processo normal acima descrito.
• A Beach Tenista poderá ser penalizada administrativamente (suspensão) por qualquer infração ao Código de Conduta durante o torneio. O relatório final do Árbitro Geral será enviado a diretoria do circuito e analisado para todos os casos.