Outubro Rosa Arena Club Racket de Beach Tennis
Regulamento
1 – Do evento:
1. O Torneio Outubro Rosa ARENA CLUB RACKET DE BEACH TENNIS ocorrerá no dia 29 de Outubro de 2022, na Arena Club Racket, localizado à Rua Pierre Currié, 286 – Jardim da Saúde, São Paulo - SP.
1.1 Horário dos jogos: das 09:00 às 18:00 horas.
2 – Das categorias:
2. As categorias em disputas na oportunidade do Torneio Outubro Rosa Arena Club Racket de Beach Tennis serão:
- DUPLA FEMININA FUN,
- DUPLA FEMININA INICIANTE,
- DUPLA FEMININA INTERMEDIÁRIO
2.1 Qualquer atleta que desejar participar do Torneio Outubro Rosa Arena Club Racket de Beach Tennis, que não tenha sido classificado pelos eventos realizados através da Club Racket, só poderá fazê-lo desde que não seja ranqueado nos níveis: C, B, A ou PRO das entidades CBBT e CBT.
2.2 Entende-se por Categoria Fun, atletas que ingressaram na modalidade do beach tennis a menos de 12 meses e nunca participaram de nenhum torneio.
2.3 Entende-se por Categoria Iniciante, atletas que ingressaram na modalidade do beach tennis a mais de 12 meses e que já tenham participado de algum torneio da Arena Club Racket ou de outras Arenas na Categoria D.
2.4 Entende-se por Categoria Intermediária, atletas que ingressaram na modalidade do beach tennis a mais de 18 meses e que já tenham participado de alguns torneios de beach tennis nas Categorias C e B.
2.5 Cada categoria será composta por grupos com no máximo 4 duplas, sendo que os 1ºs e 2ºs colocados de cada grupo se classificam para a Semifinal. Não sendo possível formar grupos com 4 duplas, serão formados grupos com 3 e até 4 duplas.
3 – Da pontuação para o Ranking CLUB RACKET:
3. O Torneio Outubro Rosa Arena Club Racket de Beach Tennis utilizará o ranking de pontuação “nível 1”, onde serão distribuídos os seguintes pontos:
CAMPEÃO = 350 PONTOS
VICE-CAMPEÃO = 290 PONTOS
SEMI-FINALISTA = 245 PONTOS
QUARTAS-DE-FINAL = 190
PONTOS FASE DE GRUPOS = 125 PONTOS
3.1 O Torneio Outubro Rosa Arena Club Racket de Beach Tennis não conta pontos para o ranking CBBT ou CBT.
4 – Da premiação:
4. Os atletas finalistas do Torneio Outubro Rosa Arena Club Racket de Beach Tennis (Campeões, Vices e 3º colocados) serão agraciados com prêmios definidos pela organização.
5¬ – Das inscrições:
5.1 As inscrições do Torneio Outubro Rosa Arena Club Racket de Beach Tennis deverão ser feitas através da plataforma LetzPlay.me.
5.2 O valor da inscrição para a disputa da modalidade Dupla será de R$ 50,00 por pessoa ou de R$ 110,00, por pessoa + regata. A forma de pagamento será PIX ou TRANSFERÊNCIA bancária. A confirmação da vaga só será concretizada após o pagamento que deverá ser feita no ato da inscrição.
5.3 Os comprovantes de pagamento das inscrições devem ser encaminhados para o número de Whats App (11) 98402-3132 ou para o e-mail:
[email protected] .
BANCO INTER
AG. 001 C/C 10095479-0
CLUB RACKET ARTIGOS ESPORTIVOS LTDA ME
CHAVE PIX: 14.461.695/0001-13 CNPJ
5.4 O pagamento da inscrição não é reembolsável sob nenhuma hipótese.
5.5 Não serão realizadas inscrições após o prazo.
5.6 Não havendo quórum suficiente, em determinada categoria, o atleta será comunicado e sugerido a mudança de categoria, caso se enquadre. Do contrário o ressarcimento será integral.
6 – Da forma de disputa:
6. O Torneio Outubro Rosa Arena Club Racket de Beach Tennis será realizado em um único dia e a disputa será da seguinte forma:
1) Fase de grupos: A fase de grupos será disputada em 1 set normal. Ocorrendo o empate em 6X6 nos games, joga-se o tie break para o desempate.
2) Semifinal: Nesta fase de disputa do torneio será de 1 set normal, com tie break no 6X6, se for o caso.
3) Final: A Final será disputada da mesma forma que na fase de grupos.
7 – Dos critérios de desempate:
7. Serão adotados os seguintes critérios, em caso de empate, entre duas ou mais duplas participantes, dentro de um mesmo grupo de disputa.
a) Maior número de vitórias
b) Games pró
c) Saldo de games
d) Confronto direto
8 – Do comparecimento:
8. Todas as duplas deverão aguardar o chamado do seu jogo pela ¨mesa de arbitragem¨.
8.1 O atraso de 15 minutos que impeça o início da partida, da sua hora marcada, de algum participante da dupla, ou de ambos, será aplicado derrota por W.O. .
8.2 Aplicado o W.O. não se reverte a situação, em nenhuma hipótese, mesmo com o consenso de todos os jogadores envolvidos, parceiros e adversários.
9 – Do não comparecimento:
9. Os participantes ou duplas, que por motivo de força maior, não puderem comparecer no local do torneio, no dia e horário marcados, serão desclassificados por W.O. .
9.1 Não será permitida a substituição do atleta.
9.2 O não comparecimento não acarretará o reembolso da sua inscrição por parte da Organização.
9.3 A Organização não reembolsará o valor da inscrição para os atletas que decidam não participar do torneio, por qualquer que seja o motivo.
10 – Da formação das chaves e dos cruzamentos:
10.1 Fase de grupos: Cada categoria do torneio será composta de 2 ou mais grupos, com 4 duplas em sua totalidade, nomeados de: A até H. Sendo A, B, C e D no Grupo 01 e E, F, G e H no Grupo 2.
10.2 Semifinal: Será composta pelos 1ºs e 2ºs lugares dos grupos 01 e 02, que irão se confrontar da seguinte forma:
- Primeiro colocado do GRUPO 01 X Segundo Colocado do GRUPO 02;
- Primeiro colocado do GRUPO 02 X Segundo colocado do GRUPO 01.
10.3 Final: As duplas vencedoras das Semifinais disputam o título de Campeão da categoria.
11 – Das regras dos jogos:
11. O torneio obedecerá integralmente às Regras Oficiais adotadas pela ITF (International Tennis Federation) e pela CBBT (Confederação Brasileira de Beach Tennis), que se encontra disponível no ¨Anexo I¨, do presente Regulamento.
12 – Das regras gerais do atleta:
12. Cada atleta poderá disputar apenas 1 categoria.
12.1 Assim que o atleta chegar na Arena deverá confirmar a sua presença na ¨mesa de arbitragem¨.
12.2 Todos os jogos serão chamados pela “mesa de arbitragem”. Haverá tolerância de 15 minutos para a apresentação dos atletas na quadra, a partir da chamada para o jogo.
12.2.1 Será declarada perdedora a dupla que não se apresentar na quadra após esse período de tolerância.
12.2.2 O não comparecimento de um dos componentes da dupla resultará na aplicação do W.O..
12.2.3 Ausentes as duas duplas de beach tenistas, ambas serão declaradas perdedoras por W.O..
12.2.4 Após a aplicação do W.O pelo Árbitro Geral não é permitida a realização do jogo, mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
12.3 O aquecimento para o jogo não poderá ultrapassar o tempo de 5 minutos.
12.4 A troca de lado não poderá ultrapassar o tempo de 1,5 minutos, exceto ao término de cada set quando o tempo será de 2 minutos.
12.5 O período máximo de descanso, para a próxima partida, do beach tenista será de acordo com a fase em disputa, seguindo os períodos descritos abaixo:
12.5.1 - fase de grupos - 5 (cinco) minutos;
12.5.2 - fase eliminatória - 10 (dez) minutos.
12.6 Qualquer um dos atletas, que foi chamado pela ¨mesa de arbitragem¨, poderá retirar nela as bolas e a súmula do seu jogo.
12.7 A dupla vencedora do jogo é responsável pela devolução da súmula e das bolinhas, utilizadas no jogo, na ¨mesa de arbitragem¨. A súmula deve estar devidamente preenchida e com todas as assinaturas.
12.8. É responsabilidade do participante estar bem preparado para a prova. Isto é, gozar de boa saúde geral, bem como, ter um nível aceitável de preparação. A inscrição na prova não assegura nem cobre esta responsabilidade.
12.9 Todos os atletas participantes deverão estar em dia, com rigorosa avaliação médica, para assegurar-se estar apto para o esforço, pois a Organização não se responsabilizará pela saúde dos mesmos.
12.10 A Organização recomenda a todos os participantes realizarem um controle médico prévio ao torneio.
12.11 A Organização reserva-se o direito de interromper a participação de um atleta, se considerar que está em desacordo com as regras estabelecidas, ou pondo em risco a sua própria integridade física.
12.12 O participante tem a obrigação de conhecer e respeitar as regras do torneio.
12.13 O participante tem a obrigação de conhecer, defender e respeitar o meio ambiente onde se realiza o evento. O mau trato ou a falta de respeito para o meio ambiente pode ser motivo de desclassificação, podendo chegar a expulsão do torneio.
12.14 O participante que abandonar ou desistir do torneio é obrigado a informar o fato ao Árbitro Geral.
12.15 A Organização prevê uma quantidade de vagas por categoria. A mesma poderá ser reduzida ou ampliada, se a organização considerar que isto não irá prejudicar o normal desenvolvimento do torneio, bem como, os participantes inscritos previamente.
12.16 A Organização não se responsabilizará pelos pertences dos atletas, extraviados dentro, fora ou em qualquer dependência da Arena do torneio.
12.17 Diante de qualquer imprevisto ocorrido durante o evento, que não tenha sido contemplado no presente Regulamento, será função da Organização, juntamente com o Árbitro Geral, tomar as decisões correspondentes ao caso.
12.18 As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões.
12.19 A Organização ou o Árbitro Geral se reserva o direito de modificar o presente Regulamento, caso julgarem necessário.
12.20 Toda modificação do Regulamento será avisada no site, se for o caso.
12.21 Responsabilidades: ao inscrever-se no torneio o participante aceita e declara:
a) Estar fisicamente apto para os esforços.
b) Ter efetuado os controles médicos necessários.
c) Ser consciente dos riscos que a atividade implica.
d) Eximir: os Organizadores, o Árbitro Geral, os proprietários do espaço do evento e os patrocinadores, de toda responsabilidade por acidentes pessoais; danos e/ou perdas de objetos que possam ocorrer antes, durante ou após a sua participação no torneio.
e) Assumir total responsabilidade pelos dados fornecidos.
f) Aceitar totalmente os presentes Regulamentos.
g) Assumir as despesas de transporte, hospedagem, alimentação, seguros e quaisquer outras despesas necessárias, ou provenientes da sua participação: antes, durante e depois do torneio.
h) Isentar os Organizadores de quaisquer responsabilidades, sobre as consequências do descumprimento, de qualquer item deste Regulamento.
13 – Do código de conduta:
13. O código de conduta poderá ser aplicado pelo Árbitro Geral, Árbitros Auxiliares (independente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou Árbitro de Cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o Árbitro Geral ou os seus Auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
13.1 Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
13.2 Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis.
13.3 Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, ou logo após a disputa de um ponto, enquanto o jogador estiver na quadra.
13.4 Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
13.5 Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, a arbitragem ou o público em geral.
13.6 Abuso Físico: agredir fisicamente o seu oponente, a arbitragem ou o público.
13.7 Instruções: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
13.8 Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens anteriores.
13.9 É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro, dentro e ao lado das quadras de jogo.
13.10 Penalidades por Infração
• 1ª penalidade: advertência;
• 2ª penalidade: perda de ponto;
• 3ª penalidade: perda de game;
• 4ª penalidade: desclassificação;
13.11 Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado direto, sem passar pelo processo normal, acima descrito.
14 – Da Arbitragem:
14. A programação dos jogos, horários e informações sobre as chamadas é de inteira responsabilidade do Árbitro Geral e da Organização do torneio.
14.1 A arbitragem do torneio ficará a cargo de um Árbitro Geral, podendo este ser assessorado por Árbitros Auxiliares ou não.
14.2 O Árbitro Geral poderá designar auxiliares para exercer a função de Árbitros de Cadeira. Neste caso, o Árbitro não precisa ter sido aprovado em cursos, porém, deverá ter conhecimento das regras.
14.3 Durante a realização do campeonato, o Árbitro Geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes, para dirigir a parte técnica do torneio e tem, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra), em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, dos procedimentos e do código de conduta.
14.4 O Árbitro Geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta do Árbitro acarretará a paralisação imediata do torneio.
14.5 O nome do Árbitro Geral será divulgado através do site / App LetzPlay.me .
14.6 Em caso de W.O., tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigação do Árbitro Geral informar ao beach tenista presente, a sua vitória por ausência do adversário.
14.7 Em hipótese alguma, o Árbitro Geral tem o direito de solicitar ou obrigar o beach tenista presente a esperar mais do que previsto no Regulamento.
14.8 Após a aplicação do W.O. , não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
14.9 Somente cabe ao Árbitro Geral alterar a programação dos jogos durante o torneio.
14.10 Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados dos seus jogos.
14.11 Em caso de extrema necessidade esta alteração deverá ser autorizada pelo Árbitro Geral do torneio.
14.12 Caso o jogo seja remarcado pelos atletas, sem a autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão o valor dos seus resultados.
14.13 A Arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com as intempéries (intensidade de chuva, qualidade da areia, raios, etc.), para garantir o bom andamento do torneio, que possam acontecer durante a sua realização.
14.14 As partidas só serão interrompidas por motivos de força maior, que coloquem em risco a integridade física dos atletas. Somente o Árbitro Geral tem a autonomia para interromper, paralisar ou suspender os jogos ou o torneio.
14.15 A perda por desistência do jogo em andamento será aplicada pela Organização ou Arbitragem nos seguintes casos:
a) Por recusa em continuar o jogo por não concordar com a decisão do Árbitro;
b) Por abandono de quadra, por qualquer motivo, sem a autorização do Árbitro ou da Organização;
c) Por motivo médico, como lesão, por exemplo.
15 – Dos deveres do atleta:
15. Todo atleta inscrito no Torneio Outubro Rosa Arena Club de Beach Tennis deverá seguir as seguintes normas:
a) Fica terminantemente proibido qualquer atleta, participante no evento, de comercializar qualquer tipo de material esportivo ou não, durante a realização do torneio, nos locais dentro da arena. O(s) atleta(s) interessado(s) em comercializar qualquer tipo de material, deste ou de qualquer outro esporte, deverá entrar em contato com a Organização, com até 14 dias de antecedência, solicitando uma parceria com o evento, ou o desejo de patrocinar o mesmo. O descumprimento deste item do regulamento acarretará a eliminação imediata do atleta do torneio, bem como, uma avaliação da Organização para futuras inscrições do atleta em nossos eventos.
b) Todo atleta é responsável pelo bom ambiente durante a realização o torneio.
16 – Do uniforme:
16. É obrigatório a todos os participantes do torneio, o uso de trajes adequados, para a prática esportiva, tais como: camisetas e shorts.
16.1 Não será permitido o uso de trajes de banho. O descumprimento desta regra acarretará na desclassificação automática da partida e posteriormente do torneio.
16.2 Traje masculino obrigatório: uso de camiseta e de bermuda. Não é permitido o uso de sunga.
16.3 Traje feminino: é permitido o uso de top, shorts, bermudas ou saias. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a parte inferior.
16.4 Fica a Organização e o Árbitro Geral como responsáveis para resolver, se o uniforme está de acordo com o Regulamento ou não.
17 – Das raquetes e das bolas:
17.1 A raquete deverá seguir as normas e medidas oficiais.
17.2 As bolas em uso são as com média pressão: ¨Stage 2¨.
17.3 As raquetes e as bolas estão mais bem especificadas no ¨Anexo I¨ do presente Regulamento.
18 – Da suspensão, do adiamento e do cancelamento do torneio:
18. A Organização, primando pela segurança dos atletas, poderá determinar a suspensão do torneio, iniciado ou não, por questões de segurança pública, calamidade pública, vandalismo e/ou motivos de força maior. Sendo suspensa a prova, por qualquer um destes motivos, esta será considerada realizada e não haverá designação de nova prova.
18.1 Os (as) atletas ficam cientes que deverão assumir no ato da inscrição todos os riscos e danos da eventual suspensão do torneio (iniciada ou não) por questões de segurança pública, calamidade pública não gerando qualquer responsabilidade para a Comissão Organizadora.
18.2 Na hipótese de cancelamento da prova pelos motivos do Artigo 18. Não haverá devolução do valor de inscrição.
18.3 O torneio poderá ser adiado ou cancelado a critério da Comissão Organizadora, sendo comunicado aos inscritos esta decisão pelo site oficial do torneio.
18.4 Na hipótese de adiamento do torneio e a consequente divulgação de nova data, não haverá devolução do valor da inscrição.
18.5 Na hipótese de cancelamento do torneio (sem divulgação de nova data) os inscritos poderão solicitar o reembolso da sua inscrição.
19 – Do conhecimento das Regras e dos Regulamentos:
19. Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este Regulamento e às Regras Oficiais (¨Anexo I¨).
20 – Dos casos omissos:
20. Os casos omissos a este regulamento, qualquer dupla interpretação que seja gerada, bem como, os não previstos serão resolvidos pela Organização do evento.
São Paulo, 17 de Outubro de 2022.
Valmir Migliano e Sandra Sorpreso
Arena Club Racket