. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas através do sistema LetzPlay e poderão ser visualizadas a qualquer momento.
Lembrando que os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados. O prazo para cancelamento da inscrição será 72 horas após a realização da inscrição.
- Até o último dia de inscrição: o ressarcimento será feito com o abatimento de 80% por boleto, referente às taxas administrativas e confecção de materiais para a realização do Torneio.
- Após o término das inscrições: não haverá nenhum ressarcimento.
- A classe de inscrição do atleta é de sua responsabilidade, porém se ele tiver ranking na CBT ou FPT em categoria acima da que ele se inscreveu será desclassificado sem direito a devolução de valores. Denúncias de atletas fora de classe serão aceitas somente até antes do dia do sorteio.
- A troca de parceiro poderá somente ser realizada até 12 h antes do início da sua categoria. Casos especiais como doenças, com atestado médico serão avaliadas pelo organizador do Torneio e o árbitro geral, desde que a categoria não tenha sido iniciada.
1.1 – Das categorias
Duplas Femininas: D, C e B
Duplas Masculinas: D, C, B, A, PRÓ
Duplas Mistas: D, C e B
Master 40 fem. e masc. e mista
1.2 REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
O atleta poderá se inscrever em até 03 categorias sendo uma de gênero, uma mista, e uma master que a idade lhe permita, jogando duas categorias a terceira será gratuita. O atleta NÃO PODERÁ JOGAR DUAS CATEGORIAS MISTAS.
2. REGRAS GERAIS
O Torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da CBT, exceto quando especificado de forma diferente neste regulamento.
2.2 PROGRAMAÇÃO
Torneio terá início dia 25 de outubro de 2024, tendo inicio as categorias Pró e B masculina .
Sábado e domingo as categorias de nível técnico Masc : D ,C e 40 +, Fem : D , C , B e 40 +.
Domingo as categorias mistas.
3. FORMA DE DISPUTA
O torneio irá ocorrer no formato de Grupos + Chaves Eliminatórias, exceto na categoria Pró masculina que será eliminatória simples.
3.1 CRITÉRIO MÍNIMO PARA CHAVES
Não será realizado nenhuma categoria com menos de 3 duplas jogadores inscritos, caso isso ocorra uniremos duas categorias.
4. SISTEMA DE DISPUTA CATEGORIAS
- As categorias D, C, B e A serão disputadas em 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie -break de 7 pontos.
- Cada grupo terá 3 ou no máximo 4 duplas e cada dupla fará jogos onde todos jogam contra todos dentro do grupo.
- A ordem dos jogos é definida por sorteio, porém todas as duplas do grupo devem chegar no horário marcado.
*Caso alguma dupla se atrase será feita a primeira chamada de WO e o árbitro geral poderá alterar a ordem dos jogos sorteados. Caso a dupla não apareça após 5 minutos do horário marcado para o início (desde que o árbitro geral tenha feito a chamada para o início do seu Jogo), será desclassificada do torneio.
- Cada grupo terá 2 duplas classificadas para a fase seguinte ELIMINATÓRIA
4.1. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS:
1º Saldo de games levando em consideração todos os jogos do grupo
2º Sorteio
Em caso de no saldo de games duas duplas empatarem, vai para o confronto direto
EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS:
Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como game, portanto, a pontuação no tie break não importa pois quem vencer terá a vitória computada como 7/6.
Caso alguma dupla na fase de grupos de o W0, todos os seus jogos serão anulados.
5. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares, ou organizador geral, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antiesportivo: toda e qualquer atitude antiesportivo que não esteja prevista nos itens acima;
-Em relação a torcida será proibido qualquer tipo de instrução, interferência e instrumentos que sejam considerados perturbadores. Caberá ao árbitro apontar a irregularidade.
5.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
6. ARBITRAGEM
O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos caso seja necessário devido a alguma ocorrência que atrase os jogos ou quantidade de duplas inscritas, ou intempéries do clima. Inclusive podendo alterar a quantidade de games de cada partida e a ordem de jogos dentro dos Grupos.
7. W.O
O WO será aplicado caso uma dupla ou uma atleta da dupla não tenha marcado presença até 05 minutos após o horário previsto para o início do seu GRUPO (excetuando-se a primeira rodada do dia, onde a tolerância será de 15 minutos), ou os atletas não compareçam à quadra de jogo após a terceira chamada. Após a fase de Grupo, NÃO HAVERÁ TOLERÂNCIA DE TEMPO.
O atleta que leva WO está impedido de seguir no torneio mesmo tendo jogos ainda a fazer no grupo.
Nenhuma troca poderá ser feita e nenhuma justificativa poderá ser apresentada a título de evitar o WO.
Portanto para evitar desconfortos solicitamos que todas cheguem com 30 minutos de antecedência do horário marcado para início dos seus jogos e que ao chegar se direcione a mesa de arbitragem para marcar presença.
Nenhuma troca de duplas poderá ser realizada após a publicação das chaves e a dupla que não puder comparecer será dado o WO.
ALTERNATE: o torneio poderá substituir ou não uma dupla no lugar do WO para completar a chave, desde que realize o SIGNIN antes do início da partida (pagamento), que pertença ao nível técnico da categoria e essa dupla ocupará na chave ou no grupo o mesmo lugar da dupla que deu o WO.
8- Cruzamento.
Quando a fase de grupos se encerrar, a chave eliminatória será montada de acordo com os grupos de origem dos jogadores.
Os vencedores dos primeiros grupos entram nas posições de cabeça-de-chave.
Exemplo de uma categoria com 4 grupos, classificando os 2 primeiros de cada grupo:
1º colocado do Grupo 01 contra 2º colocado do Grupo 03
2º colocado do Grupo 02 contra 1º colocado do Grupo 04
1º colocado do Grupo 03 contra 2º colocado do Grupo 01
2º colocado do Grupo 04 contra 1º colocado do Grupo 02
Em caso de haver duplas no Bye, serão pela ordem do primeiro colocado dos grupos . Ex. – 1 bye o primeiro colocado do grupo 1, 2 byes os primeiros colocados dos grupos 1 e 2, e assim sucessivamente.
9- USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
10- CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
11. JOGO CONTÍNUO
O tempo de aquecimento máximo é de 5 minutos, a primeira virada de quadra, e o tie break não possuem tempo de parada, e as demais viradas seguem com o tempo de 60 segundos para descanso.
Não é permitido após o aquecimento, sob nenhum pretexto efetuar saques sem contar pontos para a partida.
12. PREMIAÇÃO
A premiação das categorias será feita no momento do podium, com os atletas vencedores dos 1˚, 2˚ e 3˚ lugares. Caso a dupla não esteja no ato da premiação, o prêmio não estará mais disponível.
13. CASOS OMISSOS
Os casos omissos a esse Regulamento serão resolvidos pelos Organizadores em conjunto com o árbitro Geral.
14. REGRAS DE INSCRICOES POR CATEGORIA .
A classe de inscrição do atleta é de sua responsabilidade, . As eliminações podem ser acontecer por denuncia de outro atletas ou por verificação da arbitragem , e o prazo PARA DENÚNCIA É ATÉ ANTES DA DIVULGAÇÃO DAS CHAVES. Após a divulgação dos grupos e chaves não serão mais aceitas denúncias .