REGULAMENTO TORNEIO INTERNO DE TÊNIS 2023
CAPÍTULO I - Objetivos
Art. 1° - O Campeonato Interno de Tênis tem como finalidade principal dar incentivo à prática do tênis, reunindo os associados praticantes da modalidade no clube.
CAPÍTULO II - Das Disposições Preliminares
Art. 2º - O evento será regido pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Tênis, salvo os dispostos neste regulamento.
Art. 3º - Caberá ao Clube Curitibano organizar e dirigir o torneio, oferecendo a estrutura necessária para o perfeito desenvolvimento do evento.
CAPÍTULO III – Dos participantes
Art. 4º - A participação no Torneio será restrita aos associados do Clube Curitibano, que serão classificados de acordo com os critérios adotados pela comissão organizadora dos eventos.
CAPÍTULO IV – Das Provas e Sistema de Disputa
Art. 5º - Serão disputados jogos de simples em chaves eliminatórias, ou seja, o atleta que perder a partida estará eliminado da disputa.
Art. 6º - Os cabeças de chave serão definidos seguindo o ranking da Barragem de Simples.
Art. 7° - Para a elaboração das chaves serão respeitados os seguintes critérios:
-Até 5 atletas inscritos; Chave no sistema Round-Robin (todos contra todos).
-A partir de 6 atletas inscritos: Chave em formato eliminatória simples.
Art. 8° - No sistema Round-Robin, sempre que houver empate no número de vitórias entre dois ou mais tenistas, serão aplicados os critérios abaixo descritos para apurar o classificado. Tão logo isto aconteça o processo se encerra.
-Empate entre dois atletas ou duplas: CONFRONTO DIRETO.
-Empate entre três (ou mais) atletas: MAIOR NÚMERO DE SETS VENCIDOS, MAIOR SALDO DE SETS, MAIOR SALDO DE GAMES, SORTEIO.
Art. 9° - No sistema Round-Robin, caso um atleta perca por W/O, este estará automaticamente eliminado da disputa e todos os seus resultados serão anulados, exceto se solicitar ao conselho um requerimento justificando o motivo pelo qual entregou o jogo por W/O, tendo o seu pedido deferido, a eliminação será substituída pelo placar de 6/0 6/0.
Art. 10 - Os jogos serão disputados em melhor de 1 sets até 8 games sem vantagem (com tiebreak no 7 a 7).
CAPÍTULO V - Das Inscrições
Art. 11 - É responsabilidade do atleta manter os seus dados cadastrais atualizados (principalmente email e telefone).
Art. 12 - Não será permitida a participação em mais de uma categoria na mesma etapa.
Art. 13 - O associado que se inscrever para participar da competição internas poderá desistir de sua participação até um dia antes da divulgação das chaves, após a divulgação a cobrança da inscrição será feita de forma integral, independente da participação ou não no evento.
Art. 14 - Atletas que não estão na barragem terão sua categoria definida por meio de uma avaliação técnica.
Art.15 - Para que a categoria seja realizada será exigido um número mínimo de quatro atletas inscritos. Caso não seja atingida a quantidade mínima, os inscritos poderão ser remanejados para a categoria imediatamente acima.
Art. 16 - Os 6 melhores jogadores da Barragem de Simples na categoria masculina não poderão participar do Torneio Interno, por já estarem classificados ao torneio Finals.
Art. 17 – O valor da inscrição será de R$ 75,00.
CAPÍTULO VI – Das Categorias:
Art. 18- Masculinas: 2ª a 6ª Classes, sem divisão por idade
Art. 19- Femininas: 2ª a 5ª Classes, sem divisão por idade
CAPÍTULO VII – Organização dos Jogos
Art. 20 - Serão estabelecidos data e horário para a realização da partida;
Art. 21 - Os jogadores(as) ficarão responsáveis por adiantar seus jogos. Para isso devem entrar em acordo com os adversários e informar a secretaria sobre a mudança de horário.
Art. 22 - Em caso de chuva, o confronto será remanejado da melhor forma possível, visando manter o bom andamento do evento.
Parágrafo Único - Caso chova durante vários dias ou por alguma impossibilidade a organização poderá reorganizar a programação e o formato de disputa do torneio.
Art. 23 - Caso NÃO exista acordo entre os tenistas com relação à data e horário para a antecipação do jogo, valerá o horário, local e data previamente agendados pela secretaria de tênis.
Art. 24 - Ainda que um dos jogadores não possa comparecer para o jogo, o outro jogador é obrigado a se apresentar no local, data e horário determinado pela secretaria para confirmar o W/O.
CAPÍTULO VIII - Da Premiação
Art. 25 - Serão premiados com troféus os campeões e vice-campeões de cada categoria.
Art. 26 - O campeão e o vice-campeão de cada categoria, receberão convite para disputar o Torneio Finals de Tênis em dezembro. Caso recusem ou não possam, o convite será direcionado aos jogadores da Barragem de Simples, respeitando a posição final de cada jogador.
CAPÍTULO IX – Das punições
Art. 27 - Não serão tolerados atos de indisciplina e quando necessário serão aplicadas as sanções previstas no Código de Conduta de Tênis da FPT e CBT, além do Estatuto Social do Clube Curitibano.
Parágrafo Único - Se o tenista infrator estiver perdendo a partida, para efeito de classificação, esta será considerada encerrada com o placar do momento, exceto nas disputas em round-robin, aonde será considerada a perda de todos os games seguintes.
Art. 28 - Toda ação reclamatória deverá ser encaminhada por escrito à secretaria de tênis para a apreciação do conselho no máximo 24 horas após o término da partida.
Art. 29 - Toda atitude hostil contra atletas, árbitros, funcionários do clube ou associados envolvidos no evento, ou até mesmo agressão verbal ou física, o atleta estará passível de eliminação da competição, de acordo com a decisão do conselho, que se considerar conveniente poderá encaminhar o caso à comissão disciplinar do clube, o infrator ainda está submetido às sanções previstas em estatuto.
CAPÍTULO XI – Da Comissão Organizadora
Art. 30 – Farão parte do Conselho dos Torneios Internos de Tênis os professores de tênis, os diretores da modalidade e a equipe administrativa de esportes de raquetes.
CAPÍTULO XIII - Das Disposições Finais
Art. 31 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Técnico dos Torneios Internos.
Art. 32 - Todos os participantes declaram ter conhecimento das regras que constam no presente regulamento.