REGULAMENTO
Torneio Escola Guga Tênis ATIVAÇÃO
1. SOBRE O EVENTO
O objetivo do Torneio de Duplas Escola Guga Tênis é fortalecer e estimular a competição saudável entre os alunos, além de promover a vivência em eventos relacionados ao tênis. O evento promove a integração das crianças pelo esporte, tendo como foco maior motivá-las a gostar ainda mais de competir de forma saudável, respeitando todos os valores promovidos no ambiente da Escola Guga.
2. SOBRE O REGULAMENTO
Nosso regulamento é baseado nas regras estipuladas pela Confederação Brasileira de Tênis – CBT. Porém, por ser um evento que tem como objetivo principal oportunizar a todas as crianças a vivência da competição saudável, algumas regras são voltadas para a parte educacional, como por exemplo: categorias com faixas etárias estendidas, categorias por nível técnico, regras estipuladas para comportamento dos pais/torcida, entre outras.
3. FORMATO DE DISPUTA
Pelo fato de ser um formato diferente, com ATIVAÇÃO na parte da manhã , atendendo crianças e adolescentes desde a bola vermelha até a amarela - 9h às 11h30, com brincadeiras, aulão e muita diversão para as crianças, jogos (rei da quadra, etc.) e clínica para os níveis da bola laranja, verde e amarela - o formato de disputa do torneio, onde os jogos acontecerão ENTRE 13H E 19H - será divulgado no dia do evento, dependendo do número de inscritos e disponibilidade de quadras.
Em caso de tempo chuvoso durante o evento, fica à critério da equipe organizadora modificar o formato de disputa dos jogos no caso de indisponibilidade de quadras ou até mesmo de tempo e/ou quantidade de participantes, para viabilizar a finalização do evento.
O jogador terá direito a 3 minutos de aquecimento em seu primeiro jogo.
Todas as quadras serão equipadas com um sistema de marcação de pontos (quadro ou grampos), incentivando a autonomia dos jogadores para realizarem a contagem sozinhos. Teremos a presença da equipe organizadora em todas as quadras, caso houver alguma dúvida ou conflito em que os jogadores não consigam resolver entre si.
Pedimos aos pais/torcida interfiram o MENOS POSSÍVEL na contagem do jogo. Caso o jogador tenha dificuldade de entender e acompanhar a contagem, a equipe organizadora do evento deverá ser alertada para que possamos auxiliar da melhor maneira possível.
O papel do monitor/Profe é orientar em caso de dúvidas na contagem (15, 30, 40, game, sacar de qual lado em cada ponto, viradas de quadra, etc.).
O monitor não deverá fazer a contagem pelos jogadores, pois um dos objetivos do evento também é que eles sejam jogadores independentes. No caso da categoria vermelha, sabemos que as crianças têm mais dificuldade, mas mesmo assim, sugerimos deixá-las o quanto mais independentes possível. Neste caso o monitor estará muito atento a contagem, pois as crianças normalmente têm dúvidas.
No caso de bolas duvidosas (dentro e fora), o monitor deve orientar a criança a mostrar a marca da bola. No caso de dúvida na marca (ou que o jogador não encontre a marca da bola), o monitor deve informar que nestes casos, a bola é considerada DENTRO, porém também pode-se sugerir aos jogadores a repetição do ponto. Um membro da equipe organizadora estará sempre por perto para auxiliar no que for necessário.
4. SOBRE O COMPORTAMENTO DOS PARTICIPANTES E DOS PAIS/TORCIDA
A seguir, listamos as medidas/ações a serem aplicadas no caso de:
- Interferência externa desrespeitosa/antiética por parte dos pais, responsáveis, professores e torcida;
- Mau comportamento da criança/atleta.
As medidas/ações a serem aplicadas nestes casos são:
1º ocorrência: ADVERTÊNCIA
2º ocorrência: A CRIANÇA PERDE UM PONTO
3º ocorrência: A CRIANÇA PERDE UM GAME
4º ocorrência: A CRIANÇA PERDE O JOGO
Pedimos aos pais que acompanhem seus filhos da maneira mais tranquila possível, deixando-os resolverem seus próprios conflitos em quadra. Desta maneira, estaremos incentivando o desenvolvimento dos pequenos, eles estarão se divertindo e aprendendo lições valiosas para a vida inteira!
Também pedimos que a torcida (família, amigos, crianças e professores) durante os jogos seja a mais RESPEITOSA possível. Sabemos que torcer para nossos filhos/ netos/ sobrinhos/ alunos pode ser muito empolgante, mas temos que lembrar que do outro lado da rede temos outra criança, que provavelmente não se sentirá à vontade quando receber um aplauso em seu erro. Torcer, com certeza! Porém, com BOM SENSO. Lembrando que aplaudir no erro do adversário (principalmente sendo uma criança) não é a maneira mais respeitosa de se proceder.
Gostaríamos de pedir aos pais/responsáveis que evitem o CONSUMO DE BEBIDAS ALCÓLICAS durante o evento. Pensamos que essa atitude não combina com o ambiente educacional e familiar que acontece no dia do festival.
DESEJAMOS UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA DE TÊNIS E MUITA DIVERSÃO!
EQUIPE ESCOLA GUGA TÊNIS 🎾