Regulamento Beach Tennis 2024
Os torneios de beach tennis realizados pela Federação de Beach Tennis de Mato Grosso do Sul reger-se-ão pelo presente regulamento, de acordo com as regras e procedimentos adotados pela entidade.
1) Para participar dos torneios, os atletas deverão fazer inscrição pelo site ou aplicativo LetzPlay.
2) A Comissão Organizadora divulgará em sua página no site e redes sociais, data, local e horário dos jogos, que pode ser acompanhado por qualquer atleta interessado; A página é o canal de comunicação entre atletas e Federação e qualquer dúvida deve ser encaminhada via email
[email protected]
3) Para formação de cabeças de chaves será utilizado o ranking atual;
4) O ranking é divido em duplas femininas, masculinas e mistas níveis Pró A, B, C e D, e / ou profissional, podendo haver categorias por idade como 40, 50, 12, 14, 16 e 18 seguindo o critério de pontuação:
Circuito Sul-mato-grossense
Campeão 50
Finalista 35
Semifinalista 25
quartas 20
oitavas 15
dezesseis 10
* Ranking dividido em duplas femininas, masculinas e mistas;
5) Premiação: As premiações serão troféus ou medalhas para 1º e 2º lugares;
I - Eventualmente e dependendo de patrocinadores, podem haver outros prêmios aos vencedores ou sorteio de brindes aos participantes e até mesmo medalha para 3º lugar;
6) Forma de Disputa:
A forma de disputa para todas as categorias vai depender do número de inscrições;
I - Até 4 duplas será grupo único com jogos de todos contra a todos:
II - A partir de 5 duplas serão formados grupos podendo haver oitavas, quartas ou direto para as semi-finais; (pode haver alteração de uma etapa para outra depende do número de inscritos), podendo classificar uma ou duas duplas, dependendo da etapa e do número de inscritos;
III - Para as categorias dupla feminina e masculina A, B, C, D e idades, além da dupla mista A, a disputa será de 6 games durante a fase classificatória até as quartas de final; No caso de empate em 5 a 5 vai a 7 e 6 a 6 será disputado o tie-break de 7 pontos; Já na semi e final, a disputa será de 8 games, com tie break no 8/8;
IV - Para a categoria dupla feminina e masculina Profissional e Pró A, a partir de 8 duplas, a disputa será no sistema chave eliminatória, com melhor de dois sets de 6 games; No caso de empate 5 a 5 vai a 7 e 6 a 6 será disputado o tie-break de 7 pontos; O terceiro set, se houver, será de tie break de 10 pontos; Até sete duplas será feito grupos mais chaves;
V - As categorias mistas e por idade serão disputadas em melhor de 6 games em todas as fases, com exceção da Pró A;
VI - Será considerado empate se dois ou mais participantes do grupo estiverem com o mesmo saldo de vitórias/derrotas. Havendo o empate entre 2 participantes, o critério para desempate será baseado no confronto direto. Havendo o empate entre 3 ou mais participantes, o critério para desempate será:
1 - saldo de sets
2 - saldo de games
3 - aproveitamento (%) de sets
4 - aproveitamento (%) de games
5 - sorteio
Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate triplo ocorrer o empate entre apenas duas duplas, será decidido no confronto direto.
7) Do tempo de descanso entre os jogos:
Art. 7.1 – Fase de grupos: 5 min
Art. 7.2 – Melhor 3 sets: 60 min
Art. 7.3 – Partida duração acima de 1h30 - 90 min
8) Do nível técnico
I - Não será autorizado qualquer atleta participar do evento em uma categoria abaixo ou seja, atleta da categoria C jogar a categoria D. O nível técnico terá como base o histórico do atleta de inscrição nas competições da FBTMS e CBBT pelo LetzPlay. Em casos em que o atleta não tenha histórico no LetzPlay, mas esteja em desequilíbrio com os demais da categoria, a comissão de arbitragem irá julgar o caso junto com a Diretoria do evento.
O atleta deve optar por categorias da mesma classe, por exemplo, se jogar a masculina B, obrigatoriamente deve jogar a mista B;
II - Cabe ao atleta escolher a categoria a ser disputada mas cabe a Diretoria Técnica mudar a categoria ao observar que o atleta esta jogando categoria tecnicamente inferior.
III - O atleta deverá comparecer ao local dos jogos com 15 minutos de antecedência; Em caso de não comparecimento será dado o prazo de 15 minutos antes de decretar o WO, sendo o atleta automaticamente derrotado naquele jogo em caso de fase de grupos, podendo jogar os outros jogos. Em caso de WO em fase eliminatória, o atleta fica automaticamente, desclassificado.
9) Do Circuito Sul-mato-grossense
O Circuito Sul-mato-grossense de Beach Tennis será disputados nas seguintes categorias, podendo variar de acordo com a etapa:
* Feminina, Masculina, Mista "Profissional" “Pró / A” “B” “C” “D”, 40 +, 50 +, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18;
Observação: O número mínimo para a realização de uma categoria será de 3 (três) duplas;
10) É proibido dar instruções na quadra ou fora dela durante os jogos, o não cumprimento pode ensejar advertência, punição com perda de ponto, de game e desclassificação, ficando o árbitro responsável pela punição;
11) Do Código de Conduta
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral e árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela). Para aplicação do código de conduta, o arbitro geral ou seus auxiliares, deverão adentrar a quadra e em voz clara e audível informar ao beach tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
Art. 11.1 – Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelo jogador em qualquer idioma;
Art. 11.2 – Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis.
Art. 11.3 - Abuso de bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
Art. 11.4 – Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
Art. 11.5 – Abuso Verbal: expressão que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
Art. 11.6 – Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
Art. 11.7 – Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
Art. 11.8 – Conduta Antidesportiva: Toda e qualquer conduta antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
12) Das penalidades por infração do Código de Conduta
1º Ofensa: Advertência
2º Ofensa: Perda de ponto
3º Ofensa: Perda de Game.
Obs: A partir da 4° ofensa, ficará a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação do tenista faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
Os casos omissos e não previstos neste regulamento, serão resolvidos pelo Arbitro Geral, no que diz respeito às competições e torneios. O Departamento Técnico da FNTMS e/ou CBBT deverá ser consultado quando a arbitragem não tiver condições de chegar à conclusão para solução das dúvidas encontradas.
13) O atleta pode alterar ou cancelar a inscrição antes do sorteio de grupos. No caso de cancelamento, é gerado um crédito que ficará disponível para os próximos torneios. Após o sorteio dos grupos e chaves, poderá haver alteração, mediante apresentação de atestado médico. Sendo esta alteração permitida, com antecedência até 24 horas antes do início dos jogos.
14) As dúvidas ou informações técnicas deverão ser encaminhadas via email;
15) Ao participar do torneio, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento, ficando de acordo com todos os itens supracitados e acatando todas as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal, no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento.
FEDERAÇÃO DE BEACH TENNIS DE MATO GROSSO DO SUL