REGULAMENTO CAMPEONATO PARAENSE DE BEACH TENNIS 2025
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
O presente regulamento aplica-se ao Campeonato Paraense de Beach Tennis 2025.
Todo o atleta ao realizar a sua inscrição em qualquer torneio oficial ou supervisionado tecnicamente pela Federação Paraense de Tênis e Beach Tennis - FPT, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete e a este regulamento e normas oficiais da CBT que são parte integrante deste regulamento.
Todo o atleta, ao fazer sua inscrição em qualquer torneio oficial ou supervisionado tecnicamente pela Federação Paraense de Tênis e Beach Tennis - FPT, atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter totais condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
Todo o atleta ao fazer sua inscrição em qualquer torneio oficial ou supervisionado tecnicamente pela Federação Paraense de Tênis e Beach Tennis - FPT, sede o seu direito de uso de imagem ao torneio e a Federação.
Toda e qualquer transmissão do evento, mesmo que amadora, necessitará de autorização prévia da FPT.
2. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas via aplicativo LetzPlay e deverão ser ter seu pagamento realizado via pix.
Na data do sorteio, os dois atletas da dupla deverão estar com os pagamentos confirmados para poder participar do sorteio dos grupos/chaves, caso contrário terão sua inscrição excluída, sem direito a ressarcimento caso apenas um dos atletas tenha efetuado o pagamento.
O prazo para cancelamento da inscrição será até o último dia do período de inscrição e o ressarcimento será feito com o abatimento de R$ 20,00, referente às taxas administrativas. Após o término do período de inscrições não haverá nenhum tipo de ressarcimento.
Caso não haja quórum na categoria: o ressarcimento será integral.
O valor da inscrição é de R$ 120,00 (cento e vinte reais) por atleta e por categoria.
O atleta que por motivo de força maior não poder participar da etapa, poderá ser substituído por um atleta da mesma categoria ou de categoria inferior até 2 horas antes do início dos jogos da categoria.
3. DO NÍVEL TÉCNICO E ADEQUAÇÃO
A FPT, utilizará como critério de elegibilidade para averiguação de nível técnico do atleta a avaliação de comissão técnica formada pela FPT para o ano de 2025.
O critério para permanência de um atleta em uma categoria será de acordo com o seu nível técnico e respectiva avaliação da coordenação técnica da FPT.
Caso o atleta participe do torneio em uma categoria e seja verificado que de fato ele pertence a categoria acima da qual participou, ele será desclassificado e não será feito ressarcimento de sua inscrição.
Os atletas, que no ano de 2024 obtiveram Ranking no Campeonato Paraense de Beach Tenis até o 4º (quarto) lugar em sua categoria, automaticamente deverão subir para a categoria acima no ano de 2025.
Ex.: Atleta que ficou em 4º lugar na Categoria Masculina C no ano de 2024, em 2025 deverá subir para a Categoria B. E assim sucessivamente da categoria B para A.
Atletas que possuem pontuação ITF e estão em qualquer colocação no Ranking ITF até o 300º só poderão participar da Categoria A, e aqueles que estiverem entre os 300 primeiros do Ranking ITF só poderão jogar a Categoria Profissional.
4. DAS CATEGORIAS
a) Duplas Femininas: A, B, C, +40 (nascidos até 1985), +50 (nascidos até 1975);
b) Duplas Masculinas: A, B, C, +40 (nascidos até 1985), +50 (nascidos até 1975);
c) Duplas Mistas: A, B e C;
d) Categoria Amadora Sub 12 (nascidos a partir de 2013);
e) Categoria Amadora Sub 14 (nascidos a partir de 2011)
f) Categoria Amadora Sub 16 (nascidos a partir de 2009);
g) Categoria Amadora Sub 18 (nascidos a partir de 2007);
Parágrafo Primeiro: As categorias por idade tomam como base o ano de nascimento do atleta, onde o parâmetro é que todos fazem aniversário em 01 de janeiro, sendo por exemplo:
a) Um atleta que nasceu em 15/12/1985 já pode jogar a categoria +40 visto que em 2025 ele completa 40 anos, não importando se na data do torneio ele já completou a idade.
b) Um atleta que nasceu em 15/12/2006 não pode jogar a Categoria Amadora Sub 18, visto que no ano de 2025 ele já completará 19 anos.
Parágrafo Segundo: A quantidade mínima para realização da categoria será de 6 duplas inscritas, ou a critério da organização do evento dependendo da análise do caso concreto.
5. MÁXIMO DE INSCRIÇÃO POR CATEGORIA
a) Os atletas poderão se inscrever em no máximo três (3) categorias por etapa;
b) Poderão participar em apenas duas (2) categorias em um mesmo dia de competição;
c) Os atletas que disputarem as categorias de nível técnico amadoras A, B e C poderão jogar também uma categoria por idade, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18, +40 e +50;
d) Os atletas deverão optar por disputar apenas uma (1) categoria de mista A, B e C ou por idade (quando ocorrer).
e) Os atletas deverão optar por disputar apenas uma categoria por idade e uma categoria de gênero.
6. DO FORMATO DE DISPUTA DAS CATEGORIAS
a) Das Categorias Amadoras
A categoria Amadora será disputada no formato Grupos + Chaves.
Os grupos, na primeira fase, serão montados de acordo com a quantidade de duplas inscritas no torneio e seguindo os critérios para melhor organização e andamento da Etapa. Os grupos serão compostos preferencialmente por 3 duplas, dependendo da quantidade de duplas inscritas na categoria, porém, caso haja necessidade poderão ser formados grupos com 4 duplas.
O formato de disputa ocorrerá da seguinte forma:
a.1) Fase de GRUPOS - joga-se um SET de 6 games, havendo empate 6-6 joga-se um tie-break até 7 pontos.
a.2) Fase ELIMINATÓRIA (Chaves) – joga-se melhor de 3 sets, sendo disputado em sets até 4 games, caso houver empate em 3 a 3, disputa-se um tiebreak até 7 pontos. Em caso de empate em sets, 1-1, o terceiro set é disputado em um match tie-break, até 10 pontos.
a.3) Jogos de final serão disputados em melhor de 3 sets, sendo 2 sets de 6 games e um super tie break caso haja necessidade de desempate;
A quantidade de duplas classificadas por grupo para o chaveamento mata-mata será definida de acordo com o número de inscritos e quantidade de grupos:
Classifica 1 de cada grupo (grupos de 3) ou 2 de cada grupo, a depender do número de inscritos e quantidade de grupos;
Classificam 2 duplas do grupo de 4, caso haja necessidade de usar este formato em alguma categoria;
A fase de chave mata-mata iniciará nas quartas de final ou a depender do número de duplas inscritas na categoria poderá ser ajustado para melhor andamento do torneio;
Na fase de chave mata-mata o critério para cruzamento dos confrontos será o de melhor campanha, assim o melhor colocado fará cruzamento com o último colocado e assim sucessivamente para que se faça o chaveamento mata-mata.
Em caso de categoria onde passem duas duplas do mesmo grupo, estas só não podem se cruzar na primeira rodada do chaveamento, porém, caso ocorra confronto a seguir será valido.
Ex: Chaveamento que iniciar em quartas de final, as duplas do mesmo grupo não podem se cruzar nas quartas, porém, caso caiam do mesmo lado da chave e tenham que fazer semifinais, será válido.
b) Da Categoria Profissional
A categoria profissional (quando ocorrer) será disputada em chave eliminatória, 5onde os jogos serão realizados em melhor de 3 sets, sendo que em caso de empate 1-1 em sets um match tie-breik de 10 pontos será jogado. Nos sets até 6, quando houver empate em 6-6 joga-se um tie-break até 7 pontos.
7. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
No caso de empate na pontuação entre as duplas do mesmo grupo, a definição das posições será determinada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
Empate entre 3 duplas:
a) Saldo dos games;
b) Aproveitamento;
c) Permanecendo o empate, ocorrerá sorteio entre as duplas;
Empate entre 2 duplas:
a) Confronto direto.
8. DA DESISTÊNCIA
Em caso de desistência médica de alguma dupla, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogo
Ex.: uma dupla está ganhando por 2/1 e o outro desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1. Neste caso o vencedor acrescentará os games que faltariam para término do set paralisado.
Caso a desistência aconteça na fase de grupos e a dupla ainda tenha jogos a realizar e não consiga mais jogar, todos os jogos passarão a ser WxO para que haja igualdade entre as duplas.
9. CASOS DE WXO
Na fase de grupos, caso haja um perdedor por WO, a dupla perdedora estará automaticamente desclassificada da categoria e a pontuação adquirida pelos jogos disputados com a dupla, será computada no placar de 6x3 para todos os seus adversários.
Caso esta dupla já tenha realizado algum jogo, estes jogos serão desconsiderados a todos os seus adversários terão vitória de WO sobre esta referida dupla com saldo de 6x3.
A tolerância para aplicação do W.O será de 15 minutos após a chamada do jogo para quadra.
O placar do W.O será de 6x3 para a dupla vencedora.
10. CABEÇAS DE CHAVE
Os cabeças de “chave” de cada grupo serão definidos pela soma dos rankings da dupla.
11. SORTEIO E DIVULGAÇÃO
O sorteio das chaves será realizado e divulgado com pelo menos 48h de antecedência dos jogos.
12. CHAMADA DE JOGOS
Todos os jogadores, ao chegarem na arena, devem procurar a organização do evento para confirmar sua presença.
O atleta deverá se apresentar no local do jogo preferencialmente, com 1 hora de antecedência, pois os jogos poderão ser antecipados.
Haverá tolerância de 15 minutos para apresentação dos jogadores em quadra após a chamada do jogo, após esse período será declarado perdedor por W.O a dupla que não estiver em quadra ou que estiver com apenas um de seus atletas presentes.
A ordem dos jogos não seguirá necessariamente o que consta no aplicativo, e poderá ser alterada pela organização para melhor andamento do evento, portanto no horário de início do grupo, as 3 duplas devem estar presentes, independente da ordem de jogos do aplicativo.
13. DOS HORÁRIOS, TEMPO DE TROCA E DESCANSO
Os horários dos jogos serão disponibilizados previamente pela FPT e poderão ser realizados a partir das 7:30h em torneios da FPT;
Após a chamada do jogo, automaticamente esta aberto o tempo de aquecimento para os atletas que não poderá ultrapassar 5 minutos;
A troca de lado não poderá ultrapassar o tempo de 1 minuto e 30 segundos exceto ao término de cada set quando o tempo será de 2 minutos;
Não é permitido receber instruções na quadra, ou fora dela, em nenhum momento durante a partida;
O não cumprimento dos itens acima pode acarretar na punição do atleta pelo árbitro geral do torneio.
O período mínimo de descanso para a próxima partida dos atletas disputando mais de um jogo no mesmo dia, será de:
a) 5 minutos, em disputa de fase de grupos;
b) 20 minutos, em disputa melhor de 3 sets;
c) 35 minutos, se a partida anterior tiver duração superior a 1h30m
14. DA PONTUAÇÃO PARA O RANKING DO ANO DE 2025
A pontuação para o Ranking do Campeonato Paraense de Beach Tennis 2025 será distribuída da seguinte forma
a) Fase de grupos:
5 pontos para a dupla 4ª colocada do grupo, quando o grupo for composto por 4 duplas;
10 pontos para a dupla 3ª colocada do grupo
15 pontos para a dupla 2ª colocada do grupo
b) Quartas de final:
30 pontos para a dupla eliminada nas quartas de final
c) Semi final:
50 pontos para a dupla eliminada na semifinal
d) Vice-Campeão:
70 pontos para a dupla vice campeã
e) Campeão
100 pontos para a dupla campeã
Parágrafo Primeiro: A Etapa Final terá todas as pontuações dobradas.
Parágrafo Segundo: Pontuações de Bônus:
- melhora de desempenho na Etapa seguinte: 15 pontos
- participação em pelo menos 4 etapas: 40 pontos
- a categoria dupla mista valerá metade dos pontos que contará para o ranking do atleta.
Parágrafo Terceiro: Caso ocorra WO na fase de grupos o atleta não pontuará, e caso o WO ocorra na fase de mata-mata pontuará conforme a pontuação da fase que antecede ao WO.
15. DESCARTE
Os atletas descartarão 1 etapa da sua pontuação, podendo escolher entre a não participação em alguma etapa ou descartando sua pior pontuação caso tenha participado de todas as etapas.
16. CLASSIFICAÇÃO E CONVOCAÇÃO PARA COPA DAS FEDERAÇÕES
O Equipe do Pará que irá disputar a Copa das Federações 2025, via de regra, será composta por 4 (quatro atletas) de cada categoria, sendo da seguinte forma:
a) Ao final de todas as Etapas do Campeonato Paraense de 2025, os 2 (dois) primeiros colocados de cada categoria estarão automaticamente classificados e convocados para a Copa das Federações de 2025 na sua categoria;
b) Os outros 2 (dois) convocados que irão compor a equipe de cada categoria serão convidados pela Federação através de livre convite e escolha.
17. CANCELAMENTO
a) Atleta inscrito em categoria que não seja condizente com seu nível técnico, conforme avaliação da comissão da FPT, terá sua inscrição cancelada;
b) Atletas que não efetuarem o pagamento da inscrição das categorias inscritas até a data do sorteio terão sua inscrição cancelada.
18. PREMIAÇÃO
Para a categoria Profissional será oferecida uma premiação, em dinheiro, igualmente dividida entre as duplas masculinas e femininas.
Para a Categoria Amador, todos os atletas campeões e vice-campeões receberão troféus e brindes e poderá ocorrer premiação em dinheiro, que ficará a critério da organização.
19. DAS RESPONSABILIDADES DA FPT
Divulgação nas mídias sociais;
Inscrições através do site/app do LetzPlay;
Validação da pontuação de cada etapa, feita pela organização de cada Etapa, a qual será utilizada no Ranking Geral do ano;
Promoção, suporte e divulgação de cada etapa.
20. CRITÉRIO PARA PERMANÊNCIA EM UMA CATEGORIA
Ao final de cada ano, conforme já supracitado no item NIVEL TÉCNICO, os 4 primeiros atletas do ranking da categoria C subirão para a categoria B e, os atletas da categoria B para a categoria A, e assim sucessivamente com as demais categorias que porventura venham a ocorrer e sigam este critério.
Caso seja identificada uma incompatibilidade de nível técnico de um atleta, o mesmo poderá ser reclassificado de acordo com a análise feita pela comissão técnica da FPT.
21. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo.
Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
a) Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
b) Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
c) Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
d) Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
e) Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
f) Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público; - Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
g) Conduta anti-desportiva: toda e qualquer atitude anti-desportiva que não esteja prevista nos itens acima;
22. PENALIDADES POR INFRAÇÃO
a. 1ª penalidade: advertência
b. 2ª penalidade: perda de ponto
c. 3ª penalidade: perda de game
d. 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
Caberá a organização definir se: limitará o acesso do atleta às etapas; ou banirá o atleta da temporada atual do Circuito
23. CASOS OMISSOS
Os casos omissos e não previstos neste regulamento, serão resolvidos pelo Árbitro Geral com prévia consulta ao Regulamento Oficial do Beach Tennis CBT e/ou Regulamento da ITF.
24. ROUPAS E ACESSÓRIOS
a) Masculino: obrigatório uso de camiseta/regata e bermuda.
b) Feminino: é permitido o uso de top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a inferior.
c) É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro dentro das quadras de jogo.
25. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e deverá estar disponibilizada no aplicativo em até 24 horas antes do início dos jogos da categoria.
A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, podendo este ser assessorado por árbitros auxiliares ou não. Todos deverão ser devidamente aprovados pela Federação - FPT. O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros de cadeira. Neste caso, o árbitro não precisa ter sido aprovado em cursos, porém, deverá ter conhecimento das regras. Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta. O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta de árbitro acarretará a paralisação imediata do torneio. No caso de violações do código de conduta, o árbitro deverá informar á FPT e a penalidade aplicada. Em casos de solicitação por parte do Departamento, os árbitros deverão elaborar relatórios detalhando as penalidades. O nome do árbitro geral será divulgado através do aplicativo do torneio. Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigação do árbitro geral informar ao beach tenista presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o beach tenista presente a esperar mais do que previsto em regulamento.
Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
Somente cabe ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados de seus jogos, porém, caso haja necessidade extrema, esta alteração DEVERÁ SER AUTORIZADA PELO ÁRBITRO GERAL DO TORNEIO. Caso seja remarcado pelos atletas, sem autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão valor de resultados.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com as intempéries (intensidade de chuva, qualidade da areia, raios, etc.) que possam acontecer durante a realização do evento, a fim de garantir o bom andamento do mesmo.
Os jogos só serão paralisados devido condições climáticas extremas que apresentem riscos a integridade física dos atletas. Caso as condições climáticas não sejam extremas, os jogos devem seguir normalmente.
26. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Caso seja necessário, de acordo com a vivência e experiência das Etapas, visando passar a melhor prática e objetivo para os atletas, bem como para um melhor desenvolvimento do Campeonato, este regulamento poderá ser ajustado/alterado para uma próxima Etapa.