REGULAMENTO GERAL
2023/1
DA ORGANIZAÇÃO:
Art. 1º - A LIGA GBV 2023/1 - É uma competição promovida pelo Ct Gaia Beach Volleyball , sendo regido por este regulamento e pelas regras oficiais do Vôlei de Praia pela CBV.
Art. 2º - A composição da tabela será executada a partir do número de atletas inscritos.
Art. 3° - O sistema de disputa será no formato
REI/RAINHA DA PRAIA, GRUPO ÚNICO ou MATA MATA.
Obs.: Por se tratar de uma liga amadora o sistema poderá ter algumas adaptações para que haja melhor jogabilidade dentre os participantes.
DAS INSCRIÇÕES:
Art. 4º - As inscrições para as rodadas irão iniciar na terça - feira (12:00) e encerrar na quinta-feira (22:00), pela plataforma letzplay . Mais informações sobre a competição serão diretamente com a Equipe Organizadora. Whatsapp (43) 98867-9494
Valor por rodada: R$30,00
Valor Uniforme: R$50,00
Parág. 1º - Cada categoria terá o número mínimo de 4 e máximo 16 atletas por rodada;
Parág. 2º - Os 4 primeiros inscritos terão sua vaga garantida na rodada;
Parág. 3º - A partir do 9º atleta, as inscrições vão para lista de espera até que complete 12/16 inscritos.
Parág. 4º - A liga tem característica amadora, atletas homens ou crianças alunos do CT que não dominem a modalidade mas tenham interesse em participar serão avaliados pela comissão organizadora se estão aptos ou não a participar da liga na categoria feminina.
Obs: Em rodadas comemorativas ou especiais o valor da inscrição pode ser ajustado pela organização com aviso prévio.
Obs2.: Atletas estreantes na liga não podem se inscrever na última rodada, tendo como exceção quando o número de inscritos for inferior a 16 atletas.
O atleta só terá direito a reembolso se cancelar sua inscrição até um dia antes da rodada.
SUBSTITUIÇÃO:
Art. 5º - A categoria ouro tem a especificidade de acontecer sempre com 12 participantes.
Parág.1 - Caso a categoria ouro não atinja o número necessário de participantes (12 atletas), os atletas do topo do ranking prata ganham a vaga para jogar na categoria ouro seguindo a ordem crescente do ranking.
Obs.: Os atletas pontuam de acordo com a categoria que jogue, porém essa pontuação será válida apenas para concorrer ao pódio da sua categoria do mês.
Parág.2 - As substituições na última rodada do mês deverão seguir a ordem do ranking em ordem crescente.
Parág.3 - Substituições de atletas deverão ser feitas até a 12:00 do dia anterior a rodada, após isso o atleta será penalizado com 2 rodadas de suspensão.
DO CANCELAMENTO:
Art. 5º - Em dias com previsão de chuva, a organização definirá se haverá rodada ou não rodada, com no máximo 30min. de antecedência.
Parág. 1º - A rodada só será cancelada em casos de chuva forte, chuva com raio,ventania ou temperatura abaixo de 10°.
DA COMPETIÇÃO
Art. 6º - Não serão aceitos nomes de baixo calão, de ofensas morais e ofensas preconceituosas ou qualquer tipo de atitude antidesportiva.
Obs.: O atleta que tiver atitude antidesportiva sera punido com uma rodada de suspensao.(em caso de reincidencia cabe a organizacao do evento aplicar a punicao de fora mais severa)
Art. 7º - FEMININO: Somente poderão participar alunos matriculados no CT Gaia Beach Volleyball com sua mensalidade em dia e atletas conveniados à atlética A.A.A.S.M (Direito UEL).
MASCULINO ABERTO: Destinada para atletas amadores da cidade de londrina e Região que não participem de campeonatos da federação/confederação. (Os atletas serão avaliados pela comissão organizadora do evento).
Art. 8º - Todos os atletas deverão estar devidamente uniformizados (regata do evento), descalços, sendo permitido o uso de camisa segunda pele manga longa ou curta, tornozeleiras e joelheiras.
Obs.: Atletas de outros Ct’s podem identificar seu centro de treinamento atraves:
short(apenas na cor preta),bonés ou viseiras.
Parág. 1º - Vestimentas de frio como corta-vento, moletom ou outros serão aceitos somente para o aquecimento.
Obs.: O não uso do uniforme impede que o atleta participe do seu jogo ou rodada.
Art. 9º - Será utilizado o protocolo de 10 (dez) minutos de tolerância do horário efetivamente marcado na tabela da competição para o início da primeira partida da rodada, os demais jogos seguirão a sequência descrita na tabela, sob responsabilidade da arbitragem, será declarado W.O para a dupla ausente.
Parág.1° - Em caso de W.O o atleta faltante será penalizado com - 50pts ao final da rodada e o grupo prejudicado sem rodada recebera a potuacao minima da sua serie independente de justificativa do faltante.
Art. 10° - Cada dupla tem direito a 1 tempo técnico (30s) por set e 1 tempo médico (5 minutos) por rodada.
obs. Caso algum time tenha solicitado o tempo técnico e médico e após isso precise de um novo tempo, o time terá a opção de continuar sem mais um tempo ou a partida será encerrada com vitória para o time adversário. O placar para a equipe derrotada será 0.
HORÁRIO DAS RODADAS
Parág.1 - Cada turno terá o mínimo de 4 atletas inscritos para que a rodada aconteça, caso não atinja o número mínimo a rodada não acontecerá.
OURO - SEXTA-FEIRA 15:00 / 19:00;
PRATA - SEXTA-FEIRA 15:00 / 19:00;
MASCULINO ABERTO - QUINTA-FEIRA 21:00
5. SISTEMA DE DISPUTA
Art. 10º - SÉRIE OURO E PRATA – 16 Atletas (máx.) - 4 Atletas (min.)
Obs.: O número máximo de atletas pode ser alterado de acordo com a demanda do evento.
REI/RAINHA DA PRAIA - Os jogadores serão divididos em grupos de 4 atletas, e jogarão entre si dentro de cada grupo mudando de parceiro a cada jogo.
GRUPO ÚNICO - Os jogadores compõem um único grupo onde todos jogam contra todos com a mesma parceira(o) durante toda rodada.
MATA-MATA - Os jogadores irão disputar oitavas, quartas, semifinal e final de forma que em cada fase somente o vencedor da partida continua na competição. Os times são definidos através do ranking em ordem crescente.
Ex. R1 e R2 / R3 e R4 / R5 e R6 …
Parág. 1° - Para as primeiras rodadas poderão ser adotados dois formatos de jogo, sendo eles: Rei/Rainha da Praia e Grupo Único.
Parág. 2° - A última rodada do mês será sempre noturna com a disputa no formato MATA-MATA com a quantidade mínima de 8 atletas em cada categoria e máximo 16 atletas.
6. PONTUAÇÃO
Art. 11º - A pontuação será cumulativa até o fim do 1° Semestre (JULHO 2023).
Parag. 1° - A pontuação será zerada ao final de cada temporada (semestre).
PONTUAÇÃO POR RODADA
REI/RAINHA DA PRAIA
A CADA PARTIDA O ATLETA TROCARÁ DE PARCEIRO(A).
OURO
1°LUGAR - 400 pts
2º LUGAR - 350 pts
3° LUGAR - 300 pts
4° LUGAR - 250 pts
PRATA
1°LUGAR - 200 pts
2º LUGAR - 150 pts
3° LUGAR - 100 pts
4° LUGAR - 50 pts
GRUPO ÚNICO
OURO
1°LUGAR - 400 pts
2º LUGAR - 350 pts
3° LUGAR - 300 pts
4° LUGAR - 250 pts
5° LUGAR - 200 pts
6° LUGAR - 150 pts
7º LUGAR - 100 pts
8° LUGAR - 50 pts
PRATA
1°LUGAR - 200 pts
2º LUGAR - 180 pts
3° LUGAR - 160 pts
4° LUGAR - 140 pts
5° LUGAR - 120 pts
6° LUGAR - 100 pts
7º LUGAR - 80 pts
8° LUGAR - 40 pts
AS DUPLAS SÃO DEFINIDAS ATRAVÉS DE SORTEIO E JOGAM A RODADA INTEIRA COM O MESMO PARCEIRO(A).
OURO
MATA - MATA
Eliminatória simples onde somente os vencedores seguem na competição.
Duplas definidas através do ranking.
OURO
1° LUGAR - 400 pts
2° LUGAR - 350 pts
3° LUGAR - 300 pts
4° LUGAR - 250 pts
QUARTAS - 200 pts
OITAVAS - 150 pts
PRATA
1° LUGAR - 200 pts
2° LUGAR - 180 pts
3° LUGAR - 160 pts
4° LUGAR - 140 pts
QUARTAS - 120 pts
OITAVAS - 100 pts
DAS PUNIÇÕES:
Art. 12º - Qualquer atleta que provocar um incidente que venha a impedir a continuação de uma partida, seu time será punido com a perda dos pontos em favor do adversário, com o placar de 01 x 00 sets (21x0).
Art. 13º - Qualquer pessoa ligada direta ou indiretamente a um atleta, que, tentar agredir integrantes de times adversários, árbitros, auxiliares, mesários, torcida ou integrantes da LIGA GBV, serão passíveis das seguintes penas, conforme a gravidade:
Parág. 1 - Eliminação da competição em curso e suspensão de todas as competições promovidas pelo CT pelo período de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias.
Art. 14º - O ct Gaia Beach Volleyball, patrocinadores e empresas envolvidas direta ou indiretamente no evento, não se responsabilizarão por quaisquer acidentes ou danos pessoais ou materiais próprios ou de terceiros, antes, durante ou depois dos jogos, bem como não aceitarão pagar ou discutir qualquer tipo de indenização que não lhes seja juridicamente imputada por sentença transitada em julgado.
Art. 15º - Os árbitros têm total autonomia sobre a aplicação de cartões amarelo e vermelho para os atletas.
Amarelo: Advertência
1 Cartão vermelho: Ponto para o adversário;
2 cartões vermelhos: Expulsão da rodada.
Obs1.: Em caso de discussões e brigas os árbitros estão autorizados a aplicar 2 cartões vermelhos diretamente.
Obs2.: Caso 1 ou mais atletas sejam expulsos os mesmos serão punidos com 1 rodada sem participar. (dependendo do motivo da expulsão cabe a comissão organizadora banir esse atleta da liga.)
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
Art. 16º - A LIGA GBV será disputada em 02 (dois) sets vencedores de 15 (quinze) pontos e caso haja empate o set desempate(tie break) de 10 (dez) pontos. Serão utilizadas uma ou duas quadras, onde irão ocorrer os jogos, sendo uma quadra para cada categoria.
Obs: Fica a critério da organização o sistema de disputa e ordem dos jogos nas quadras.
CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO
ETAPA MAIO
Performance - Ao final da etapa de maio atletas do ranking 1° ao 10° irão compor o ranking OURO e as demais irão compor o ranking PRATA no mês de junho.
Tradicional - Ao final da etapa de maio atletas do ranking 1°e 2° irão compor o ranking OURO e os demais atletas irão se manter no ranking PRATA no mês de junho.
ETAPA JUNHO
OURO - Ao final da etapa de junho os atletas do ranking 1° ao 10° se mantém na série OURO e o ranking 11º e 12º irão compor o ranking PRATA na etapa seguinte.
PRATA - Ao final da etapa de junho os atletas do ranking 1°e 2° irão compor o ranking OURO e os demais atletas irão se manter no ranking PRATA.
Maior número de vitórias.
Pontos Average.
Confronto direto.
Art. 17º - Se alguma dupla for desclassificada da rodada, todos os seus jogos já disputados e os para disputar terão o placar de 02 x 00 sets (15x0/15x0) com vitória para a equipe adversária.
Art. 18º - Os casos omissos e duvidosos alheios a este Regulamento, serão resolvidos exclusivamente pela Equipe Organizadora.
Art. 19º - Este Regulamento, elaborado pela Equipe Organizadora, entrará em vigor no dia 03/05/2023, sendo possível sofrer alterações que não prejudiquem o andamento da liga.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 12/06/2023
PREMIAÇÃO
Art. 20º - Haverá premiação em troféus para os 3 primeiros colocados do ranking Ouro e Prata após a última rodada do mês.
Parág. 1 - As 4 primeiras colocadas do ranking Ouro feminino e os 2 alunos melhores colocados na Cat. masculina alunos do CT gaia beachvolleyball ao final da etapa de julho além de ganharem troféu, estarão classificados para a 1ª Etapa Sul Brasil (Itajaí - SC) representando o Ct Gaia Beach Volleyball e o estado do Paraná.
Parág. 2 - Os atletas classificados terão deslocamento e hospedagem custeados pelo Ct.
Obs.: Caso os atletas classificados não possam participar da competição seguiremos a ordem do ranking para convocar outro atleta para participar da competição Sul Brasil.
1° Etapa Sul Brasil de Volei de praia - Itajaí/SC
Art. 21º - A competição Sul Brasil reunirá 6 atletas amadores do sul do país (PR/SC/RS) no naipe feminino e masculino onde irão jogar pelo título de Rei/Rainha do sul.
Parág. 1° - A competição terá 2 dias de duração, fase de grupos e semifinais (sábado) e final (domingo).
Parág. 2 - Maiores informações sobre a 1° Etapa Sul Brasil serão divulgadas no lançamento da competição pela comissão organizadora.