REGULAMENTO TORNEIO DA GINGER
1. VESTUÁRIO
1.1É obrigatório obedecer aos seguintes critérios de vestuário nos torneios da Ginger:
Categorias Amadoras:
Masculina – Bermuda / Camiseta.
Feminina – Short / Saia / Top / Camiseta.
1.2. Para ambas as categorias, só será permitido o uso de meias / sapatilhas de tecido ou neoprene, afim de evitar o calor ou o frio da areia;
1.2.1Não será permitido o uso de tênis, sandálias e etc., exceto para jogadores com necessidades especiais, ficando a critério do Árbitro Geral a decisão de acatar ou não a solicitação;
1.2.3Os atletas que não cumprirem com algum dos itens citados acima serão automaticamente desclassificados, podendo ser enquadrados no Código de Conduta da modalidade.
2. FORMAS DE DISPUTA
O torneio da Ginger obedecerá às seguintes formas de disputa:
2.1 CATEGORIAS AMADORAS
2.1.1 Formato: até 12 duplas por categoria.
1ª Fase (Fase de Grupos)
• De 3 a 5 duplas - Grupo Único (todos contra todos);
• 6 duplas - 2 grupos de 3 duplas;
• 7 duplas - 2 grupos (1 grupo de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas);
• 8 duplas - 2 grupos de 4 duplas;
• 9 duplas - 3 grupos de 3 duplas;
• 10 duplas – 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas);
• 11 duplas – 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas);
• 12 duplas – 4 grupos de 3 duplas.
2.1.2Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
• Em caso de 2 duplas empatadas: confronto direto;
• Em caso de 3 duplas empatadas: melhor saldo de games, confronto direto (caso 2 das 3 duplas permaneçam empatadas) ou sorteio (caso as 3 duplas ainda permaneçam empatadas).
2.1.3Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogo.
Exemplo: uma dupla está ganhando por 2x1 e o outro desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1. Neste caso o vencedor acrescentará os games que faltariam para término do set paralisado;
2.1.4Nas chaves de grupos, a dupla que perder por W.O. ou desistência sem ter iniciado o primeiro jogo, será automaticamente desclassificada dos demais jogos do grupo.
2.1.5Caso esta dupla já tenha realizado algum jogo, estes jogos serão desconsiderados a todos os seus adversários.
2.1.6As disputas serão ordenadas da seguinte maneira:
• De 3 a 5 duplas - Grupo único;
• De 6 a 8 duplas - As 2 primeiras de cada grupo para a semifinal;
• De 9 a 12 duplas - Classificam as 2 primeiras de cada grupo para a chave eliminatória.
2.1.9 Na fase de grupos e eliminatórias, os jogos serão disputados em 1 set normal, com “Tie Break” (melhor de 12 pontos);
2.2.1 De acordo com a disponibilidade de quadras e horários, caberá exclusivamente ao Árbitro Geral alterar o formato do método de disputa para um set profissional (8 games).
2.2.2 Os atletas deverão ser comunicados antes do início da partida e devendo se aplicar a todos os jogos da rodada em questão.
3. INSCRIÇÕES, SORTEIO DAS CHAVES E PROGRAMAÇÃO – ROTEIRO
3.1As inscrições, sempre que possível, serão abertas 30 (trinta) dias antes da data de início do torneio, e, encerrar-se-ão 07 (sete) dias antes da data prevista para o início do torneio.
3.1.2 O Árbitro Geral definirá, após análise da quantidade de quadras disponíveis, a quantidade limite de atletas inscritos por categoria, em conjunto com o organizador;
3.1.3 O término das inscrições para determinada categoria poderá ocorrer quando o limite estabelecido no item “4.1.2” ocorrer, independente do prazo estabelecido no item “4.1”;
3.1.4 A inscrição da dupla só será validada quando ambos os atletas efetuarem o pagamento;
3.1.6 Em até 4 dias antes do início do torneio, após a conferência e correção de possíveis erros de inscrição, o Árbitro Geral fará o sorteio das chaves, e, logo a seguir, enviará para que o organizador publique na página nas mídias sociais, bem como a programação oficial.
3.2 NOTAS IMPORTANTES
• Será permitida a troca de parceiros apenas por motivo de lesão com apresentação de atestado médico. Casos fortuitos e/ou força maior efetivamente justificados, até 24 horas antes do sorteio das chaves. A responsabilidade de veracidade do documento (atestado médico) será exclusivamente do atleta que o apresentar, sob pena das sanções civis, criminais além da aplicação das sanções esportivas;
• Caso haja um W.O. (não-comparecimento) de alguma dupla, o Árbitro Geral poderá colocar uma dupla como ALTERNATE, desde que a mesma esteja na lista de espera da categoria;
• Em hipótese alguma o Árbitro Geral irá refazer o sorteio das chaves ou grupos das categorias alteradas por motivo de trocas de parceiros;
• Após o sorteio e divulgação das chaves, NÃO será permitida qualquer substituição;
• Em caso de desistência da dupla após o sorteio das chaves, o valor pago pela inscrição não será devolvido. O valor pago só será reembolsado pelo organizador caso a dupla que estiver em lista de espera (ALTERNATE) entrar na chave e realizar o pagamento, e, participar do torneio. A dupla imediatamente abaixo na lista de espera (ALTERNATE) que entrar na chave deve realizar o pagamento da inscrição no momento da presença, diretamente ao árbitro geral ou ao organizador do evento;
• Só serão realizadas a disputa de categorias que tenham o mínimo de 3 duplas inscritas;
• Os organizadores ou o Árbitro Geral deverão divulgar horário e local do sorteio das chaves para eventual acompanhamento dos atletas, porém, por questões de logística, os atletas deverão comunicar-se antecipadamente à organização caso tenham a intenção de acompanhar o sorteio das chaves.
4. CATEGORIAS / PARTICIPAÇÃO
4.1Os atletas poderão participar dos torneios da Ginger em no máximo 2 categorias:
• Uma de Classe (Duplas A, B e C, D Masculinas ou Femininas);
• Uma Mista (Duplas Mistas PRO, A, B, C, D);
4.1.2 Sendo assim, um atleta não pode em um mesmo evento participar de duas categorias de Classe ou Mistas mesmo que com parceiros diferentes, como por exemplo: Dupla Masculina A e Dupla Masculina B.
4.4.1Os atletas poderão se inscrever sempre nos mesmos níveis, tomando como base a categoria de Classe em disputa no evento. Ex.: Uma atleta está inscrita na categoria Dupla Feminina B não poderá disputar a categoria Dupla Mista C.
5. CÓDIGO DE CONDUTA
5.1 APLICAÇÃO - O código de conduta será aplicado pelo Árbitro Geral, Árbitros Auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou Juiz de Cadeira a qualquer momento. Para aplicação do código de conduta, o Árbitro Geral ou os seus auxiliares, deverão COMUNICAR em voz clara e audível informar a violação ao atleta infrator e aos demais atletas da partida, conforme segue:
• Obscenidade audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
• Obscenidade visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis;
• Abuso de bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o ponto ou jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
• Abuso de raquete ou equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos dentro e fora da quadra;
• Abuso verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
• Abuso físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
• Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais, acompanhantes ou torcida;
• Conduta antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima, sejam elas dentro ou fora das quadras, praticadas por pessoas, sejam elas técnicos, acompanhantes ou atletas que estejam jogando inscritos ou não na competição, estarão sujeitos ao código de conduta, inclusive, no ambiente (clube, academia) em que estiver sendo realizada a competição.
5.2 Penalidades por infração ao código de conduta:
• 1ª Violação: Advertência;
• 2ª Violação: Perda de Ponto;
• 3ª Violação: Perda de Game.
• 4ª violação em diante: fica a critério do Árbitro Geral, se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação da dupla faltosa.
• Dependendo da gravidade do ato cometido pela dupla, a mesma poderá ser desclassificada sem passar pelo processo normal acima descrito.
• Em caso de violação por conduta antidesportiva disferida por técnico, acompanhantes, torcida ou atleta inscrito ou não na competição, além das sanções administrativas aqui descritas, poderá ainda sofrer suspensão de participação em torneios e competições oficiais da Ginger Cup.
6. ARBITRAGEM
• A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas e chaves são de inteira responsabilidade do Árbitro Geral e da organização do torneio, e, deverá estar disponibilizada nas mídias sociais oficiais do torneio da Ginger;
• A arbitragem do torneio ficará a cargo de um Árbitro Geral, que é obrigado a obedecer ao regulamento do torneio da Ginger.
• Durante a realização do torneio, o Árbitro Geral é a autoridade máxima competente para dirigir a parte técnica do torneio, e, têm entre suas atribuições o direito de intervir (estando ou não na quadra) em qualquer jogo e a qualquer momento que julgar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta;
• O Árbitro Geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta de Árbitro acarretará a paralisação imediata do torneio;
• Em caso de W.O., tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigatório o Árbitro Geral informar à dupla presente sua vitória por ausência do adversário;
• Em hipótese alguma o Árbitro Geral tem o direito de solicitar ou obrigar o atleta presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do W.O. pelo Árbitro Geral, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores;
• Em hipótese alguma, a arbitragem do torneio poderá participar como atleta no mesmo evento.
7. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
7.1Todo atleta ao fazer sua inscrição em qualquer torneio da Ginger, declara ter total conhecimento das regras do esporte, e, automaticamente aceita e se submete e a este regulamento e normas oficiais do torneio da Ginger.
7.2 Excepcionalmente poderá haver mudança de regra após a publicação do calendário. Caso ocorra, a mudança será comunicada pelos canais oficiais do torneio da Ginger em seu site e mídias sociais. Tais mudanças, caso ocorram, não poderão ser utilizadas para alegações de desconhecimento das regras e deste regulamento.
8. DA VALIDADE DOS JOGOS TERMINADOS
8.1Todo jogo efetivamente terminado, independentemente de ter sido realizado de acordo com os itens descritos neste regulamento será considerado válido. É de responsabilidade dos atletas o conhecimento das regras, e, nenhum jogador poderá alegar seu desconhecimento para solicitar cancelamento de qualquer partida efetivamente realizada.
9. DOS CASOS OMISSOS
9.1Os casos omissos e não previstos neste regulamento, serão resolvidos pelo Árbitro Geral, no que diz respeito às competições e torneios.