REGULAMENTO DO TORNEIO INTERNO DE DUPLAS MISTAS DA HEBRAICA NOVEMBRO/2024
REGRAS GERAIS
O torneio será de duplas fixas, nas categorias Fun e Competitva. A primeira fase será de grupos, seguida das oitavas de final, quartas de final, semi-finais e final. Caso alguma categoria tenha apenas 4 duplas ou menos inscritas, todas as duplas se enfrentarão.
A organização do torneio divulgará os grupos até o dia 15/11/2024.
Os jogos deverão ocorrer nos dias e períodos abaixo definidos:
Categoria Competitiva - 20/11/2024 a partir das 8hs
Categoria Funa – 20/11/2024 a partir das 14hs
INSCRIÇÕES
Cada participante deve fazer sua inscrição através do aplicativo LetzPlay, escolhendo apenas sua dupla e a respectiva categoria, sendo que a organização do torneio poderá alterar a categoria posteriormente se entender que a categoria não corresponde ao nível de jogo do(a) participante. Link para a inscrição: ______
As inscrições serão encerradas no dia 13 de novembro de 2024 às 23:59hs. Não serão aceitas inscrições fora do prazo, exceto se uma pessoa ou dupla inscrita não puder participar e precisar ser substituída por outra.
O número máximo de inscritos permitidos para esse torneio é de 12 duplas em cada categoria.
Caso o número de duplas inscritas por categoria seja menor, a organização adaptará o número de jogos na fase de grupos. Se a procura por inscrição for maior do que a permitida, somente as primeiras inscrições por categoria serão efetivadas.
CATEGORIAS
Competitiva – duplas fixas compostas por 1 pessoa do gênero masculino e 1 pessoa do gênero feminino, ambos com idade mínima de 15 anos. Qualquer dupla que pelo menos um dos jogadores jogue campeonatos LetzPlay em categorias A ou B ou jogue o ranking interno da hebraica nas categorias Diamante ou Ouro deve se inscrever nessa categoria, mesmo que a sua parceira ou parceiro jogue em categoria abaixo.
Fun – duplas fixas compostas por 1 pessoa do gênero masculino e 1 pessoa do gênero feminino, ambos com idade mínima de 15 anos. Qualquer dupla que pelo menos um dos jogadores jogue campeonatos LetzPlay em categorias A ou B ou jogue o ranking interno da hebraica nas categorias Diamante ou Ouro não pode se inscrever nessa categoria, mesmo que a sua parceira ou parceiro jogue em categoria abaixo.
Os jogadores do gênero masculino devem sacar sempre por baixo.
FORMATOS DE DISPUTA E CRITÉRIOS DE DESEMPATE
FASES DE GRUPOS
Jogos: 1 set único de até 6 games, sem vantagem. Quando há empate em 40x40, o ponto seguinte é decisivo. Caso ocorra empate de games em 5x5, vai a 7. Se empatar 6x6 disputa-se um tie break de 7 pontos, com diferença mínima de 2 pontos.
Nesta fase, serão formados grupos de até 4 duplas por categoria. Todas as duplas jogarão contra todas do mesmo grupo. Todos os grupos serão sorteados.
Com os resultados de todos os grupos, os primeiros colocados de cada grupo passarão para a próxima fase. A quantidade de duplas por grupo que avançará para a próxima fase dependerá do número de inscrições por categoria.
O critério para a classificação das duplas por grupo será (1) número de vitórias, (2) saldo de games (games ganhos menos games perdidos), (3) confronto direto (4) sorteio.
OITAVAS, QUARTAS E SEMI-FINAIS
Jogos: 1 set único de até 6 games, sem vantagem. Quando há empate em 40x40, o ponto seguinte é decisivo. Caso ocorra empate de games em 5x5, vai a 7. Se empatar 6x6 disputa-se um tie break de 7 pontos, com diferença mínima de 2 pontos.
Classificam-se para a próxima fase as duplas vencedoras.
FINAL
Jogo: 1 set único de até 6 games, sem vantagem. Quando há empate em 40x40, o ponto seguinte é decisivo. Caso ocorra empate de games em 5x5, vai a 7. Se empatar 6x6 disputa-se um tie break de 7 pontos, com diferença mínima de 2 pontos.
Será declarado vencedor do torneio a dupla vencedora desta partida.
WO
Em caso de ausência de algum jogador na fase de grupos, ou atraso superior a 5 (cinco) minutos, a pessoa ausente e sua dupla perderão o jogo por W.O., sendo atribuída a pontuação de 6 x 3 para os envolvidos, podendo ainda a dupla participar dos outros jogos da chave. Caso a dupla não participe de nenhum jogo da chave, os(as) participantes deverão pagar a quantia no valor de R$ 36,00 (trinta e seis reais) cada, valor este que será cobrado no boleto de mensalidade no Clube. Além disso, os participantes que perderem todos os jogos por W.O. não poderão participar do próximo torneio interno do clube.
Não serão permitidas substituições de jogadores se a dupla a ser substituída já tiver feito algum jogo. Caso algum jogador ou a dupla precise ser substituído antes que os jogos tenham começado, a organização avaliará se o jogador substituto possui o nível de jogo de acordo com a categoria inscrita e poderá aprovar ou não a substituição.
CONTAGEM DOS PONTOS
A contagem segue a escala de 15, 30, 40 e game. Ou seja, o primeiro ponto vale 15, o segundo ponto vai para 30, no terceiro a soma chega a 40 e no quarto ponto ganha-se o game. Não há vantagem no 40 x 40, portanto quem fizer o ponto ganha o game.
Os jogos serão de 6 ou 8 games e, havendo empate de 5x5 ou 7x7, respectivamente, joga-se um tie break de 7 pontos.
Para fechar o tie break, deve haver uma diferença mínima de 2 pontos (após atingir 7 pontos).
Trocas de lado: as trocas de lado da quadra nos games acontece em toda a soma de game ímpar. Já no tie break, a virada de quadra é feita no primeiro ponto e depois vira-se novamente sempre que forem jogados mais quatro pontos.
ARBITRAGEM
Coordenação Geral do torneio: Juliana Meirelles Biojone Sella.
A programação de jogos, horários e informações sobre as chamadas serão divulgadas em tempo real pelo grupo de whatsapp do torneio bem como no LetzPlay.
Horário: todos os participantes deverão se apresentar para o check in 15 minutos antes do início dos jogos do seu grupo.
Atrasos: Serão tolerados apenas 5 minutos de atraso por jogo. Após este período, a dupla atrasada perderá por WO. Caso uma dupla chegue atrasada em até 5 minutos, a mesma deverá entrar na quadra diretamente para o jogo, sem direito a aquecimento. A dupla pontual deverá iniciar seu aquecimento, independentemente da dupla adversária.
Aquecimento: o tempo de aquecimento por jogo será de no máximo 5 minutos, o que inclui também o aquecimento do saque. Passado este período, o jogo deverá ser iniciado.
Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
O árbitro geral estará sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio.
Em caso de WO, é obrigação do árbitro geral informar ao atleta presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o atleta presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com as intempéries (intensidade de chuva, qualidade da areia, raios, etc.) que possam acontecer durante a realização do evento.
CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado a qualquer momento pelo árbitro geral ou auxiliar (independente de estarem dentro ou fora da quadra).
Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
• Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma
• Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis
• Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
• Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
• Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
• Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
• Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
PENALIDADES POR INFRAÇÃO
1ª penalidade: advertência verbal
2ª penalidade: perda de ponto
3ª penalidade: perda de game
4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado, sem passar pelo processo normal, acima descrito.
PREMIAÇÕES
Para todas as categorias, todos os atletas campeões e vice-campeões receberão troféus.
CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador(a), ao fazer sua inscrição no torneio, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento.
Além das regras já descritas acima, seguiremos as regras oficiais da ITF (international tennis federation).
Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela Coordenação do Torneio e pela Diretoria de Beach Tennis da A Hebraica.