1. COMPETIÇÃO
A etapa do Torneio Relâmpago Home Club de Beach Tennis será disputads no formato de duplas masculinas e femininas nas categorias B e C.
2. INSCRIÇÕES
As inscrições serão feitas pela plataforma LetzPlay.
A inscrição só será confirmada após o envio do comprovante de pagamento da inscrição para a organização, conforme orientação a ser enviada no momento da inscrição.
A taxa de inscrição individual é:
R$ 100,00
2.1. DIVISÃO DE CATEGORIAS
Duplas Masculinas B e C;
Duplas Femininas B e C;
2.2. CRITÉRIO PARA DEFINIÇÂO DE CATEGORIA
Os atletas podem se inscrever na categoria que achar mais adequada desde que não tenha disputados torneios da FCT e/ou CBT em categorias superiores. Ex.: Joga estadual na categoria B não pode jogar o circuito na categoria C.
3. REGRAS
Todas as etapas obrigatoriamente obedecerão às regras vigentes da ITF e CBT.
4. PREMIAÇÕES
Troféu para os campeões e vice campeões de todas as categorias.
Os campeões receberão os valores na seguinte proporção:
R$ 4.000, sendo:
• R$ 1.200 para a categoria Masculino B
• R$ 1.200 para a categoria Feminino B
• R$ 800 para a categoria Masculino C
• R$ 800 para a categoria Feminino C
*Premiação em dinheiro para categoria com mínimo de 12 duplas.
5. REGULAMENTO DOS TORNEIOS
5.1. NÚMERO DE INSCRITOS
O mínimo para a disputa de qualquer categoria é de 3 (três) duplas. Caso uma categoria não tenha número suficiente de inscritos para jogar, os inscritos desta categoria poderão subir para a categoria imediatamente acima que tiver o número mínimo de inscritos, caso desejarem. Em nenhuma hipótese será permitido descer de categoria.
5.2. SISTEMA DE DISPUTA
5.2.1. CATEGORIAS DUPLAS B, C e D (Masculina, Feminina e Mista)
• FASE DE GRUPOS: um set até 6 games, havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos)
• FASE DE MATA MATA: joga-se um set até 8 games (PRO set), havendo empate em 7-7, o jogo vai até 9; havendo empate em 8-8, joga-se um tie-break (até 7 pontos)
• FINAL: Melhor de 3 sets, sendo os 2 primeiros até 6 games, havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos). Em caso de empate, joga-se o 3º set no formato MATCH Tie-break (até 10 pontos).
5.3. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
5.3.1. Em caso de 3 (três) duplas empatadas:
1. Número de vitórias;
2. Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1º, 2º e 3º colocado);
3. Melhor saldo de games (caso uma dupla tenha saldo de games diferente das demais, esta dupla estará definida em 1º ou 3º, e o empate entre as outras duas será definido no confronto direto);
4. Sorteio (será aplicado no caso das 3 (três) duplas terem saldo de games iguais).
5.3.2. Em caso de 2 (duas) duplas empatadas
Em caso de 2 (duas) duplas empatadas será considerado o vencedor do confronto direto.
• Vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0;
• Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo.
• Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
• Nos grupos, a dupla que perder por WO ou desistência será automaticamente desclassificada e sua pontuação, zerada.
• Critério cabeças de chave eliminatória depois da fase de grupos:
• Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se todos os grupos tiverem números iguais de duplas):
1. - maior número de vitórias,
2. - melhor saldo de sets,
3. - melhor saldo de games,
4. - sorteio.
• Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se os grupos tiverem números diferentes de duplas):
1. - sets average,
2. - games average (games ganhos dividido pelos games perdidos)
3. - sorteio.
5.4. CABEÇAS DE CHAVE
Os cabeças de chave serão definidos por sorteio.
6. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
A) Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
B) Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
C) Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
D) Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
E) Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
F) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
G) Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
H) Conduta Anti Desportiva: toda e qualquer atitude anti-desportiva que não esteja prevista nos itens acima.
I) Roupas e Acessórios: Masculino: obrigatório usa de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga; Feminino: é permitido o uso de “top” e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior e/ou inferior.
J) É terminantemente proibido o consumo de bebida alcoólica, bem como a utilização de garrafas e copos de vidro na quadra de jogo.
6.1. PENALIDADES POR INFRAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA
1. Ofensa: Advertência
2. Ofensa: Perda de Ponto
3. Ofensa: Perda de Game
Obs. A partir da 4ª ofensa ficará a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação do tenista faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.