REGULAMENTO
Este evento será regido pelas regras da Confederação Brasileira de Tênis e ITF.
1 – CATEGORIAS
1.1 DUPLAS masculinas e femininas nos níveis técnicos: A, B, C e D.
Todas as categorias devem ter um mínimo de 3 duplas inscritas para que ocorra a competição.
1.2 DUPLAS mista nos níveis técnicos: A, B, C e D.
Todas as categorias devem ter um mínimo de 3 duplas inscritas para que ocorra a competição.
O atleta deve se inscrever na categoria (nível) que joga corriqueiramente, ou um nível acima, não sendo possível jogar em duas categorias diferente.
2 – SISTEMA DE DISPUTA
As duplas serão dividias em grupos de, preferencialmente, 3 duplas. Se não for possível, serão completados grupos com total de 4 duplas. Todas as duplas jogam entre si na primeira fase e classificam para próxima fase (eliminatória), que terá 2 duplas de cada grupo.
Se tiverem menos de 5 duplas na categoria, será disputado o campeonato em um grupo único, sendo computados os melhores resultados para classificar as duplas campeã e vice-campeã.
2.1 FASE DE GRUPOS
Será jogado um 1 set de 6 games, 5 a 5 vai até 7, 6 a 6 leva para o tie-break de até 7, pontos com diferença mínima de 2 pontos.
2.2 Semifinais:
Será jogado um 1 set de 6 games, 5 a 5 vai até 7, 6 a 6 leva para o tie-break de até 7, pontos com diferença mínima de 2 pontos.
2.3 Finais:
Será jogado um 1 set de 6 games, 5 a 5 vai até 7, 6 a 6 leva para o tie-break de até 7, pontos com diferença mínima de 2 pontos.
3 – CRITÉRIOS DE DESEMPATE
No caso de empate na pontuação dos grupos realizados, a definição das posições será determinada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
3.1 EMPATE ENTRE 2 DUPLAS
3.1.1 Confronto direto.
3.2 EMPATE ENTRE 3 DUPLAS
3.2.1 Número de vitórias;
3.2.2 Saldo dos games;
3.2.3 Sorteio.
4 – WO (não comparecimento)
O tempo para WO será de 10 minutos após o anúncio da partida.
Todas as duplas devem estar presentes no horário marcado para início do grupo.
Os jogos não acontecem antes do horário determinado no sistema letzplay.
5 – CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou árbitros-auxiliares (independentemente de estarem dentro ou fora da quadra) a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro-geral e seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao beach tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
a) Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
b) Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
c) Abuso de Bolas: bolas golpeadas inadvertidamente, propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o atleta estiver na quadra;
d) Abuso de raquete ou equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
e) Abuso verbal: expressão verbal que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
f) Abuso físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
g) Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
h) Conduta antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
5.1 PENALIDADES
5.1.1 1ª penalidade: Advertência;
5.1.2 2ª penalidade Perda de Ponto;
5.1.3 3ª penalidade: Perda de Game.
Observação: a partir da 4ª penalidade, ficará a critério do Árbitro Geral se continuará penalizando com perda de games ou com desclassificação do beach tenista faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
5.2 - DAS PENALIDADES POR NÃO COMPARECIMENTO (W.O.)
Na fase de grupos, caso haja um perdedor por W.O., a dupla perdedora estará automaticamente desclassificada da categoria. Para efeito de classificação ou desempate, os resultados de uma partida de W.O serão automaticamente revertidos para o placar do jogo realizado pela dupla, por exemplo, se uma dupla venceu ou perdeu um jogo por 6x3, a partida que venceram por W.O será computada como vencida por 6x0.
6 – ATENDIMENTO MÉDICO OU FISIOTERÁPICO
O atleta poderá receber atendimento médico / fisioterápico em quadra após a avaliação por um tempo máximo de 3 minutos de acordo com as regras com a ITF.
7 – CANCELAMENTO E REEMBOLSO DE PAGAMENTO DE INSCRIÇÕES
O atleta / jogador terá direito a cancelar sua inscrição e da sua dupla a qualquer tempo, independente do motivo, pela plataforma LetzPlay.
Terá direito a reembolso somente atletas / jogadores com inscrições canceladas até a data de encerramento das inscrições 10/03/2023. Caso o cancelamento seja feito após a data de encerramento oficial das inscrições, o atleta / jogador não fará jus ao reembolso dos valores pagos até aquele momento, independente do motivo e/ou forma de pagamento.
O horário de atendimento do suporte é de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Qualquer pedido de cancelamento feito via suporte fora deste horário ficará condicionado a ser concluído no horário de atendimento pré-estabelecido e poderá configurar cancelamento fora do prazo, perdendo o atleta / jogador direito ao reembolso.
8 – DOS CASOS OMISSOS
Os casos omissos não previstos neste regulamento serão resolvidos pelo Árbitro Geral, juntamente com diretor do torneio caso esteja presente no evento.