REGULAMENTO
DE BEACH TENNIS 2024
LIGA GOIANA VALE NORTE DE BEACH TENNIS
ALMARE – URUAÇU
CORPUS FITNESS – CAMPINORTE
A NOSSA PRAIA – RUBIATABA
40 GRAUS – GOIANÉSIA
SIX SPORTS BEACH - RIALMA
SUMÁRIO
1. DAS REGRAS E REGULAMENTO
2. DO REGISTRO E DA FILIAÇÃO DE ATLETAS
3. DOS VALORES DAS INSCRIÇÕES NAS COMPETIÇÕES
4. DAS COMPETIÇÕES
5. DAS MODALIDADES
6. DAS CATEGORIAS
7. DO NÍVEL DA CATEGORIA D
8. DA COMPOSIÇÃO DAS CHAVES E DA FORMA DE DISPUTA
9. DOS CRITÉRIO DE DESEMPATE E DAS CHAVES
10. DOS RANKINGS E DO CRITÉRIO DE PONTUAÇÃO
11. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PRÁTICA DESPORTIVA
1. DAS REGRAS E REGULAMENTO
1.1. Todo atleta, ao realizar a sua inscrição em qualquer torneio oficial ou chancelado pela Liga Goiana Vale Norte de Beach Tennis, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e às normas oficiais.
1.2. Todo atleta, ao fazer sua inscrição em qualquer torneio oficial ou chancelado pela Liga Vale Norte Goiano de Beach Tennis, atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
1.3. Todo atleta, ao fazer sua inscrição em qualquer torneio oficial ou chancelado pela Liga Vale Norte Goiano de Beach Tennis, cede o seu direito de imagem ao torneio, ao organizador e à Associação Goiana de Beach Tennis (AGBT).
1.4. Todo atleta, ao realizar sua inscrição fica ciente que sua conduta durante toda a Liga será analisada, prezando assim o respeito, a ética pessoal/profissional, empatia, honestidade, educação com a organização e com os atletas participantes. Ficando a organização de cada etapa responsável por tal análise.
1.5. O atleta, fica ciente que em hipótese alguma o mesmo poderá se inscrever ou possuir dois ou mais perfis dentro do aplicativo Letzplay, e todos aqueles que infligirem essa regra serão automaticamente desclassificados da etapa, obtendo responsabilidade civil e criminal. A organização de cada etapa fica responsável por essa análise e a devida comunicação ao atleta, seja excluindo sua inscrição, seja por mensagem ou outro meio de comunicação, prezando pela ética, igualdade, respeito e honestidade dentre os participantes.
2. DO REGISTRO E DA FILIAÇÃO DE ATLETAS
2.1. Para participar das competições oficiais do calendário da Liga Vale Norte Goiano de Beach Tennis, os atletas deverão fazer seu cadastro no site
www.letzplay.me.
2.1.1. É dever dos atletas manter os dados de seu cadastro sempre atualizados.
2.2. Qualquer atleta inscrito no torneio pela Liga Vale Norte Goiano de Beach Tennis marcará pontos para o Ranking 2024.
3. DOS VALORES DAS INSCRIÇÕES NAS COMPETIÇÕES
3.1. Para o ano de 2024, os valores das inscrições dos torneios realizados diretamente pelo LGVN
serão os seguintes:
3.1.1 Para até 10 dias antes do torneio:
Valor de R$ 130 reais (cento e trinta reais) para a primeira categoria e 50,00 (cinquenta reais) para a segunda categoria, e 50,00 (cinquenta reais) para a terceira categoria desde que seja categoria de idade, limitada a 3 categorias por atleta e o mesmo não poderá se aventurar em categorias acima de seu nível. Exemplo: Um atleta D não poderá jogar a categoria C, uma vez escolhida a categoria acima, deverá permanecer na mesma.
3.1.2 Faltando 10 dias pro torneio:
Valor de R$ 150 reais (cento e cinquenta reais) para a primeira categoria e 50,00 (cinquenta reais) para a segunda categoria, e 50,00 (cinquenta reais) para a terceira categoria desde que seja categoria de idade;
3.2. Se um atleta fizer inscrição na categoria por idade (Os subs e 40+) e também em outra categoria amadora,
não fará jus à inscrição diferenciada, devendo pagar os valores integrais vigentes.
3.3 Um jogador poderá jogar em 3 categorias (Duplas, Duplas mistas, 40+)
3.4 Os atletas inscritos nas categorias de Sub, poderá jogar até 4 categorias caso tenha mais categorias disponíveis. Exemplo: Um atleta sub 13 poderá jogar Sub 14, Sub 15 e as categorias de nível técnico C ou D de acordo com seu desempenho, mista e/ou de gênero.
3.4.1 Atletas inscritos nos Subs que queiram se inscrever em mais categorias de gênero ou sub, deverá pagar uma nova inscrição no valor integral vigente.
3.5 Um jogador não poderá jogar mais de uma CATEGORIA de nível técnico. (Ex Jogador de Nível D não pode jogar o Nível C também, o mesmo deverá escolher uma única categoria de nível para competir.
4. DAS COMPETIÇÕES
4.1 Os torneios chancelados pela LGVN, serão organizados e/ou aprovados pelo LIGA VALE NORTE DE BEACH TENNIS
4.2 A LIGA VALE NORTE DE BEACH TENNIS, visando o desenvolvimento do esporte, credenciará competições em parceria com clubes, academias, pessoas e empresas com observância deste Regulamento, das normas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Tênis - CBT, das regras internacionais vigentes e das condições a seguir.
4.3 A programação de jogos será de competência do árbitro geral designado.
4.4 A arbitragem será realizada por árbitros designados ou aprovados pela LGVN.
4.5 Os responsáveis por sediar os torneios deverão disponibilizar número de quadras e dias que garantam um calendário de jogos fluído, funcional e viável ao atleta participante.
4.5.1 Jogos durante a semana deverão ser realizados preferencialmente no período noturno e, no fim de semana, no período diurno.
4.5.2 Devem ser disponibilizadas quadras com iluminação que possibilitem a realização de jogos para garantir o bom andamento do torneio no período noturno.
5. DAS MODALIDADES
5.1 São modalidades do Beach Tennis:
Simples Masculina/Feminina;
Duplas Masculinas/Femininas;
Duplas Mistas.
6. DAS CATEGORIAS
6.1 As categorias que podem ser abertas nas competições de Beach Tennis são as seguintes:
Amadoras: B, C, D e /ou INICIANTES;
Master: 40+
Subs 13, 14, 15 e/ou 16.
6.2 Poderão participar de competições amadoras atletas com idade igual ou superior a 12 (doze) anos completos no ano vigente. Caso haja autorização e responsabilização expressa dos pais, menores de 12 (doze) anos também poderão ser aceitos.
6.3 É obrigatória a realização de todas as categorias de nível D e C nas Etapas da LIGA VALE NORTE DE BEACH TENNIS 2024.
6. 4 Caso haja discrepância de nível de atleta, a organização avaliará o nível técnico do atleta, podendo reclassificá-lo antes do sorteio das chaves.
6.5 Caso haja discrepância de nível de atleta jogando a categoria abaixo do nível técnico do mesmo, a organização poderá desclassificá-lo durante o torneio e será lançado como W.O no aplicativo LetzPlay.
7. DO NÍVEL DA CATEGORIA D
7.1 Será considerado atleta iniciante aquele que nunca jogou nenhum torneio de Beach Tennis ou que faça aula há menos de 12 meses e que não venha de algum esporte que facilite seu desempenho dentro de quadra tenha sido indicado a jogar essa categoria por seu professor com aval da LGVN.
7.1.1 Caso o atleta tenha vindo do tênis ou algum esporte de raquete e jogue em um nível intermediário ou avançado, ele não poderá começar nesta categoria.
7.2 Caso o atleta ganhe uma etapa, ou seja, vice de 02 etapas ele subirá automaticamente para a categoria C. (Considerado a Categoria de Gênero Masculino ou Feminino nunca a categoria MISTA).
7.3 Ao final do ano, é esperado que todos os atletas que se mantiveram na categoria iniciante e tenham completado um ciclo na mesma categoria possam subir para categoria superior, exceto casos raros.
7.4 Entendendo que a categoria D é uma categoria de transição, não haverá RANKING de disputa da mesma.
7.5 Mesmo o Atleta não ganhando nenhuma etapa ou não sendo vice 2 vezes e o mesmo esteja no nivel acima da categoria D, a comissão da LGVN juntamente com a equipe de arbitragem tem total poder em subir o atleta para a categoria C ou B.
7.6 O Atleta que estiver escrito e não tiver na sua devida categoria mesmo durante a competição a comissão da LGVN juntamente com a equipe de arbitragem poderá eliminar o atleta mesmo dentro de quadra e será marcado o WxO com vitoria da dupla adversaria, o atleta desclassificado não terá direito a reembolso da sua inscrição, pois o mesmo e responsável por se inscrever na sua devida categoria e não em categoria abaixo!
8. DA COMPOSIÇÃO DAS CHAVES E DA FORMA DE DISPUTA
8.1 A composição de grupos e chaves seguirá o modelo previsto no regulamento vigente da LGVN.
8.2 Como regra geral, adota-se o mesmo critério de disputas do regulamento CBT vigente, podendo a organização, ou árbitro geral do torneio, alterar a forma de disputa a qualquer momento (respeitando-se a rodada completa) para o bom andamento da competição, em função do tempo ou das condições apresentadas.
8.3 Todos os jogos das Categorias Amadoras serão disputados em um set de 6 (seis) games, sendo que, havendo empate em 5-5, joga-se até 7 (sete); havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (de 7 pontos).
9. DOS CRITÉRIO DE DESEMPATE E DAS CHAVES
9.1 Tanto o critério de desempate quanto a formação das chaves seguirão o regulamento vigente da LGVN.
10. DA DESCLASSIFICAÇÃO
10.1 Será desclassificado o atleta que não cumprir com as regras do presente regulamento e/ou aquele que tiver um nível técnico acima do que se inscreveu, podendo ser antes ou após sua atuação em quadra, não tendo assim o direito da devolução do valor da inscrição.
11. DOS RANKINGS E DO CRITÉRIO DE PONTUAÇÃO
11.1 O Ranking de Beach Tennis da LIGA VALE NORTE será formado pela soma de todos os resultados do atleta no ano e obedecerá a divisão de grupos e pontos conforme tabela abaixo, com a sua implementação técnica no sistema oficial do CGBT.
12. ETAPA DOS CAMPEÕES
12.1 A etapa dos campeões será com os tops 10 do ranking, e o modelo de disputa a definir.
13. PREMIAÇÃO DAS 5 ETAPAS CONCLUÍDAS
13.1 Irá participar do sorteio, aqueles que participarem das 5 etapas;
13.2 E a premiação será 1 (um) final de semana no Hotel Fazenda Águas do Vale em Goianésia-GO.
14. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PRÁTICA DESPORTIVA
14.1 São princípios básicos da prática desportiva:
I- Amor ao esporte.
II- Compromisso com a atividade esportiva
III- Companheirismo e senso de equipe.
IV-Alteridade e respeito ao próximo.
V- Igualdade entre as pessoas.
VI- Universalidade na prática do esporte.
VII- Dignidade da pessoa humana.
VIII- Ética, respeito, educação e empatia ao próximo.
* CASOS OMISSOS A ESTE REGULAMENTO SERÃO DECIDIDOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA DA LIGA GOIANA VALE NORTE E/OU ÁRBITRO GERAL DO TORNEIO.