Queridos Mediúnicos, obrigado por fazerem parte da nossa Liga, contem conosco para mostrarmos como é possível organizar bons torneios de Beach Tennis para todos os atletas e acompanhantes! Visando cumprir o clima de União, Respeito e Transparência em todas as nossas etapas, elaboramos abaixo o nosso Código de Conduta que será aplicado dentro e fora das quadras. Portanto, é importante que todos vocês leiam este documento com atenção antes do torneio e tirem quaisquer dúvidas que tiverem conosco, sempre teremos um canal aberto de comunicação.
Para o bom andamento do torneio, procurem se inscrever na categoria correta para todos aproveitarem ao máximo as partidas. Se você identificar algum(a) atleta inscrito em uma categoria errada, nos informe antes do início do torneio para fazermos uma análise do histórico de jogos do atleta na plataforma LetzPlay, e caso comprovemos o erro na categoria iremos retirar ele(a) e o seu parceiro(a) da chave sem devolver o dinheiro da inscrição, como forma de penalização, pois só assim iremos começar a conscientizar este problema cada vez maior no Beach Tennis.
Para não haver confusão, busque jogar com um parceiro(a) do mesmo nível que o seu. Evite se inscrever numa categoria abaixo por estar com um parceiro(a) de nível inferior. Se um atleta da dupla for identicado(a) como categoria acima, a dupla será retirada do torneio. Caso queira jogar com um parceiro(a) de nível inferior ao seu, inscrevam-se na categoria superior. Por exemplo, se eu jogo Categoria B e a minha parceira joga Categoria C, nós devemos nos inscrever na Categoria B. Caso a inscrição seja feita na Categoria C, podemos ser penalizados e excluídos do torneio sem devolução do valor da inscrição.
ATRAÇÕES:
- Entretenimento (Concurso de Truco, Opalão e Buraquinho de Ouro, todos com medalhas aos vencedores) -Categorias de Beach Tennis começando e terminando no mesmo dia
-Premiação: Troféus + Camisetas + Brindes
- 6 Quadras
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas através do sistema LetzPlay com indicação da dupla e poderão ser visualizadas por todos a qualquer momento.
1.1 REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
Não serão aceitas inscrições em 2 categorias de níveis diferentes.
Em caso de duplicidade na inscrição, o atleta será excluído da categoria irregular (será excluída a inscrição com a menor categoria, exemplo: atleta inscrito na categoria “D” e “C”, será excluída a categoria “D” e mantida a “C”).
1.2 DIVISÃO DAS CATEGORIAS
FEMININA D (Iniciante)
FEMININA C (Intermediária)
FEMININA B (avançada)
MASCULINA D (Iniciante)
MASCULINA C (Intermediária)
MASCULINA B (avançada)
MISTA D (Iniciante)
MISTA C (Intermediária)
*Atletas fora de categoria*:
- Serão considerados atletas fora de categoria aqueles que no ano de 2024 tenham jogado mais de 2 torneios em uma categoria acima daquela que está inscrito. Categorias denominadas como “diamante, ouro, prata, bronze ou open” não entram na avaliação e não serão consideradas como critério de exclusão do atleta.
- A denúncia de atletas irregulares deverá ser feita antes do início do torneio, por isso é importante que todos olhem com antecedência a lista de inscritos e não esperem o dia do jogo para nos avisarem. Caso uma irregularidade seja reivindicada durante o torneio ela não será acatada, pois o atleta já terá investido tempo e recursos para se locomover até o torneio e jogar.
2. REGRAS GERAIS
A liga seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da ITF, exceto quando especificado de forma diferente neste regulamento.
2.1 FORMATO DE DISPUTA
A liga ocorrerá no formato de Grupos Classificatórios + Chaves Eliminatórias
3. REGULAMENTO DA LIGA
3.1 SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO
- Joga-se 1 set até 6 Games. Havendo empate em 5x5, o jogo segue até 7. Caso haja empate em 6x6, joga-se um tie - break de 7 pontos com diferença mínima de 2 pontos.
- Cada grupo terá 3 duplas onde todas jogam contra todas dentro do grupo. -Cada grupo terá 2 duplas classificadas para a fase seguinte ELIMINATÓRIA
- A Fase Eliminatória será composta por jogo único no mesmo formato de disputa até 6 Games. A dupla vencedora se classifica para a fase seguinte e a dupla perdedora é eliminada do torneio.
- Haverá disputa de 3o lugar entre as duplas perdedoras nas Semifinais, também em jogo único até 6 Games.
3.2 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate em número de vitórias nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios:
EM CASO DE 2 (DUAS) ou de 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS:
1º Saldo de Games;
2º Confronto Direto (somente no caso de empate entre 2 duplas);
3º Sorteio.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0.
Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla no meio de um jogo em andamento, serão computados ao Set os Games faltantes para o término do jogo. Exemplo: se uma dupla estiver ganhando por 2/1 e os adversários desistirem, a contagem dos Games para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como um Game normal, portanto, a pontuação no tie break não importa, pois quem vencer terá a vitória computada como 7/6.
Caso uma dupla se classifique, mas não possa jogar a fase seguinte por motivo de horário ou lesão, poderá ceder o lugar a dupla eliminada, visando promover o espírito do Fair Play e de mais jogos ao invés de W.O.
4. CÓDIGO DE CONDUTA DOS ATLETAS
O Código de Conduta dos Atletas poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou por qualquer auxiliar da organização a qualquer momento. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma; - Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra; - Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Abuso de Tempo: atrasar o andamento da partida, infringindo o tempo oficial de 5 minutos para aquecimento, 20 segundos para início dos pontos e 90 segundos para virada de lado da quadra; Salvo casos de atendimento médico ou uma ida ao banheiro por partida de 3 minutos.
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes; - Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
4.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1a penalidade: advertência
- 2a penalidade: perda de ponto
- 3a penalidade: perda de game
- 4a penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
4.2 ROUPAS E ACESSÓRIOS
- Não será permitido o uso de sunga e biquíni, tanto a parte superior como a inferior.
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro dentro das quadras de jogo. 5. CÓDIGO DE CONDUTA DOS TORCEDORES E ACOMPANHANTES
Visando manter o clima de união, respeito e harmonia que queremos para todas as famílias do Beach Tennis, iremos aplicar código de conduta para educar e conscientizar os acompanhantes dos atletas sobre como torcer adequadamente.
O Código de Conduta da Torcida poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou por qualquer auxiliar da organização a
qualquer voz clara
- - - - -
momento. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão comunicar em e audível, informar ao torcedor(a) infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
Gritar no meio de um ponto:
Passar qualquer tipo de orientação/instrução para os atletas
Falar se a bola foi dentro ou fora ou interferir na contagem dos pontos
Falar palavrões em qualquer língua, gestos ou palavras de provocação aos atletas adversários Fazer barulho propositalmente antes do momento que o adversário for sacar.
Caso qualquer uma dessas situações ocorra sem que a organização tenha conhecimento, o atleta prejudicado deve chamar o árbitro geral ou auxiliar. E será aplicado o seguinte sistema de punições:
- 1a Penalidade: Advertência para conscientizar
- 2a Penalidade: Torcedor convidado a se retirar. Caso não queira se retirar, o atleta irá perder o ponto.
- 3a Penalidade: Perda de game
- 4a Penalidade: Perda jogo
Caso algum torcedor(a) esteja infiltrado na torcida adversária para provocar essas punições, pedimos o bom senso que os torcedores ou atletas adversários identifiquem este torcedor(a) e avisem a organização para punição.
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo torcedor(a), o mesmo poderá ser expulso do evento sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos torcedores que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
O Código de Conduta tanto dos Atletas, como também da Torcida, estará impresso e anexado de forma visível em cada quadra do Torneio para que todos tenham acesso, entendimento e transparência das regras durante os jogos.
6. CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
Os jogos terão andamento normal com sol, vento ou chuva e só serão paralisados com a ocorrência de raios ou alagamento da quadra. Nesses casos, a organização irá paralisar os jogos até que as condições se reestabeleçam.
Caso algum atleta não queira jogar por conta do sol, vento ou chuva, será computado como derrota por W.O. Caso queira interromper um jogo no meio por conta do sol ou chuva, será computado como derrota por Desistência.
7. BOLAS
Cada quadra terá 2 bolas para jogo, identificadas com o número da quadra. Caso alguma bola seja perdida, comunique a organização para reposição.
8. ARBITRAGEM
A programação dos jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e estará disponibilizada na página do sistema LetzPlay até 48 horas antes do início do torneio.
O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos durante o torneio caso seja necessário devido a alguma ocorrência que atrase os jogos ou quantidade de duplas inscritas.
Não havendo o mínimo de 03 duplas inscritas na categoria escolhida, esta categoria será previamente cancelada e o valor das inscrições será devolvido.
9. W.O
Prazo para W.O: Após a primeira chamada para a quadra do jogo do atleta, ele(a) terá um prazo de até 15 minutos para entrar em quadra. Caso o atleta chegue após os 5 minutos da primeira chamada, ele(a) não terá direito a aquecimento para não atrasar o torneio.
-Em caso de W.O na primeira partida, a dupla ainda poderá fazer o segundo jogo, mas o saldo de games para desempate contará como 0x6 na partida de W.O, conforme descrito no Item 3 deste Regulamento.
-Para evitar desconforto e riscos de atraso, solicitamos que todos os atletas cheguem com 30 minutos de antecedência do horário marcado para o início dos jogos do seu grupo, e ao chegar, se direcionem diretamente para a mesa de arbitragem para marcarem presença com a organização do torneio.
-O sorteio dos grupos será feito de forma automatizada pela Letzplay 48 horas antes do evento e as chaves publicadas na sequência. Após esta publicação, nenhuma troca de horário será aceita e à dupla que não puder comparecer será dado WO.
- O dinheiro da inscrição não será devolvido em caso de W.O. Pois como temos limite de duplas inscritas por categoria, este dinheiro foi retirado de outra dupla que queria ter se inscrito e ficou de fora por causa da sua inscrição.
10. USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o evento a utilizar, de forma gratuita, a sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
11. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte descritas na ITF e automaticamente aceita e se submete a este regulamento assim como a todas as normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que este regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
12. SMART FOOT FAULT - Ele ocorre quando o atleta pisa na linha ou dentro da quadra antes de encostar a raquete na bola na hora do Saque. Neste caso, os atletas adversários deverão chamar o árbitro geral que irá acompanhar a irregularidade e aplicar a perda de ponto caso seja constatado Foot Fault. Caso o árbitro geral não possa acompanhar o jogo, ele irá chamar o auxiliar da organização para fiscalizar essa regra.
13. JOGO CONTÍNUO - O tempo de aquecimento é de 5 minutos, a primeira virada de quadra e o tie break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de 90 segundos para descanso. Os pontos possuem um intervalo máximo de 20 segundos para o início do ponto seguinte. Caso alguma dupla esteja infringindo o tempo, os adversários devem chamar o árbitro geral ou auxiliar da organização para fiscalizar e punir de acordo com o sistema do Código de Conduta descrito no item 4 deste Regulamento.
14. CRONOGRAMA DO TORNEIO
Início das inscrições
Terça, 30 de Outubro de 2024
Fim das inscrições
28 de Novembro de 2024
Publicação dos Chaveamentos e Horários dos Jogos ,29 de Novembro de 2024
Início dos jogos
Sábado, 30 de Novembro de 2024
Fim dos jogos
Domingo, 01 de Dezembro de 2024
Premiação: Em breve