1. REGRAS GERAIS
O Torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da CBT, exceto quando especificado de forma diferente neste regulamento.
2. SISTEMA DE DISPUTA CATEGORIAS
• Joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie - break de 7 pontos com diferença mínima de 2 pontos
• Cada grupo terá 3 duplas e cada dupla fará jogos onde todos jogam contra todos dentro do grupo.
• A ordem dos jogos é definida por sorteio, porém todas as duplas do grupo devem chegar no horário marcado.
*Caso alguma dupla se atrase será feita a primeira chamada de WO e o árbitro geral poderá alterar a ordem dos jogos sorteados. Caso a dupla não apareça após 15 minutos do horário marcado para o início, será desclassificada do torneio.
Cada grupo terá 2 duplas classificadas para a fase seguinte ELIMINATÓRIA.
3. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS:
1º Saldo de sets
2º Saldo de games
3º Sorteio
EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS:
Será considerado o vencedor do confronto direto por meio tie - break de 7 pontos (Golden Point). A primeira dupla a ganhar sete (7) pontos vence o match tie - break e a partida, sem prorrogação
Lembrando que: vitória por WO será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como game, portanto a pontuação no tie break não importa pois quem vencer terá a vitória computada como 7/6.
4. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou organizador geral, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
-Em relação a torcida será proibido qualquer tipo de instrução, interferência e instrumentos que sejam considerados perturbadores. Caberá ao árbitro apontar a irregularidade.
4.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
4.2 ROUPAS E ACESSÓRIOS
Pedimos que TODOS os atletas utilizem as camisetas do kit de inscrição.
** É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
5. PROGRAMAÇÃO
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade da direção e da organização do torneio, e estará disponibilizada na página do sistema Letz Play até 48 horas antes do início do torneio.
Uma programação prévia será divulgada com antecedência. Porém o cronograma oficial será divulgado somente na semana do evento e os grupos e chaves 48 horas antes. Após divulgação não será permitida nenhuma troca ou cancelamento, caso isto aconteça será dado WO.
A direção do evento tem total autonomia para modificar o sistema de jogos caso seja necessário devido a alguma ocorrência que atrase os jogos ou quantidade de duplas inscritas.
6. W.O
Pedimos que todas as atletas marquem presença 15 minutos ANTES do horário marcado para o início do seu jogo ou grupo.
A primeira chamada de WO é feita no horário marcado para o início e a segunda chamada e definitiva com 10 minutos após o horário marcado.
O atleta que leva WO está impedido de seguir no torneio mesmo tendo um jogo a mais no grupo.
Nenhuma troca poderá ser feita e nenhuma justificativa poderá ser apresentada a título de evitar o WO.
Portanto para evitar desconfortos solicitamos que todas cheguem com antecedência do horário marcado para o início dos seus jogos e que ao chegar se direcione a mesa de arbitragem para marcar presença.
*o sorteio dos grupos é feito de forma automatizada pela LETZPLAY, e será feito após o encerramento das inscrições.
7- Cabeças de chave
Para efeito de sorteio, não teremos cabeças de chave.
8- Cruzamento.
Os cruzamentos da fase eliminatória seguirão o formato da FPT, chancela oficial da modalidade e varia de acordo com o número de grupos de cada categoria e automatizado pelo LETZ PLAY
9- USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
10- CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
11. FOOT FAULT
Ele ocorre quando o atleta ao sacar pisa dentro da quadra, arrasta a linha ou leva qualquer tipo de vantagem. Nesse caso OS ATLETAS deverão chamar o árbitro geral que irá acompanhar a irregularidade e aplicar a regra caso ache necessário.
12. JOGO CONTÍNUO
O tempo de aquecimento é de 5 minutos, a primeira virada de quadra e o tie break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de 90 segundos para descanso.
13. RESPONSABILIDADE DO ATLETA
Todo o atleta ao realizar a sua inscrição declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
Todo atleta ao fazer sua inscrição atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
Durante o torneio, o atendimento em quadra, durante a partida, será feito somente por fisioterapeutas do torneio, seguindo os procedimentos aprovados pela Federação Internacional de Tênis. O atendimento em quadra durante a partida tem como objetivo tentar melhorar a condição apresentada pelo atleta, para que este possa terminar o jogo. Nos casos de contusões mais graves ou doença, é responsabilidade do atleta todo e qualquer custo para algum tratamento que seja necessário. A organização prestará o atendimento ao quanto ao encaminhamento à clínica especializada. Recomendamos que os inscritos tenham seus próprios Convênios Médicos.
Não são permitidos quaisquer tratamentos que requeiram injeções, infusões intravenosas ou utilização de oxigênio dentro ou fora da quadra, com exceção dos portadores de diabetes, onde é permitida a utilização do tempo médico para verificação da dosagem sanguínea e aplicação do medicamento,