REGULAMENTO RANKING ARENA PAZ BEACH TENNIS
Todo atleta, ao realizar a sua inscrição no RANKING ARENA PAZ, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete e a este regulamento e às normas oficiais.
Todo atleta, ao fazer sua inscrição no RANKING INTERNO ARENA PAZ, atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
Todo atleta, ao fazer sua inscrição no RANKING ARENA PAZ, cede o seu direito de imagem ao torneio e a organização.
1. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas pleo aplicativo Letzplay com o pagamento direto na recepção da Arena, e as mesmas poderão ser visualizadas e confirmadas a qualquer momento. Lembrando que os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados. O prazo para cancelamento das inscrições serão:
- o último dia de inscrição
- caso não haja quórum na categoria
DAS CATEGORIAS
Haverá disputas nas categorias A, B, C e D
Obs.: Fica a critério da organização a realização de todas as categorias, ou alterações.
DA PREMIAÇÃO
Todos os campeões e vice-campeões receberão medalhas ou troféus, podendo haver brindes de empresas parceiras da Arena.
DO SISTEMA DE DISPUTA
O sistema de disputa nas categorias: A, B, C, D será definido pelo número de inscritos, não será realizado nenhuma categoria com menos de 3 duplas inscritas.
As categorias duplas masculina e femininas deverão ser disputadas em grupo, classificando 2 duplas para a fase eliminatória.
A forma de disputa da fase de grupo e da fases eliminatória serão:
• Um set até 6 games, havendo empate em 6-6 tie-break de 7 pontos com diferença de 2 pontos
Em todas as categorias amadoras os games serão disputados no sistema NO-AD (sem vantagem)
DA COMPOSIÇÃO DAS CHAVES
Os grupos serão montados de acordo com a quantidade de duplas inscritas
a) 3 a 5 duplas: todos contra todos (Round Robin)
b) 6 duplas: 2 grupos de 3 duplas
c) 7 duplas: 2 grupos (1 grupo de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
d) 8 duplas: 2 grupos de 4 duplas
e) 9 duplas: 3 grupos de 3 duplas
f) 10 duplas: 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
g) 11 duplas: 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
h) 12 duplas: 4 grupos de 3 duplas
i) 13 duplas: 4 grupos (3 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
j) 14 duplas: 4 grupos (2 grupos de 4 duplas e 2 grupos de 3 duplas)
k) 15 duplas: 5 grupos (5 grupos de 3 duplas)
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
Empate com 2 (duas) atletas / duplas:
• Confronto direto.
Empate com 3 (três) atletas / duplas:
• Número de vitórias;
• Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1º, 2º e 3º colocado) - caso uma dupla tenha saldo de games diferente das demais, esta dupla estará definida em 1º ou 3º, e o empate entre as outras duas será definido no confronto direto; e
• Sorteio (será aplicado no caso das três duplas terem saldo de games iguais).
Observação: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo.
Ex: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como SET, porém, não será considerado na contagem de games. Nos grupos, a dupla que perder por WO ou desistência, será automaticamente desclassificada e sua pontuação zerada.
As disputas serão ordenadas da seguinte maneira:
a) Até 5 duplas, será campeão quem tiver vencido mais partidas;
b) De 6 a 8 duplas classificam os 2 primeiros de cada grupo para a semifinal;
c) De 9 a 48 duplas, classificam as duas primeiras duplas de cada grupo para jogar a chave eliminatória;
DA ARBITRAGEM
A arbitragem do torneio ficará a cargo de um Árbitro Geral, sendo assessorado por árbitros auxiliares, todos devidamente aprovados pela organização do evento. Fica vedada a participação de qualquer árbitro como jogador no torneio.
Durante a realização do torneio o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm entre suas atribuições os direitos de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que acharem necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta do árbitro acarretará a paralisação imediata do torneio.
DO NIVEL TECNICO
O(s) atleta(s) não poderão descer de nível durante o ranking.
DOS JOGOS
O tempo de aquecimento não poderá ultrapassar os 5 minutos;
A troca de lados não poderá ultrapassar o tempo de 1 minuto e 30 segundos, exceto ao final de cada set quando o tempo será de 2 minutos
Não é permitido receber instruções na quadra, ou fora dela, em nenhum momento durante a partida.
O não cumprimento dos itens acima pode acarretar a punição do atleta, pelo árbitro geral do torneio.
DA PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS E COMPARECIMENTO
A programação dos jogos deverá ser elaborada pelo Árbitro Geral logo após o recebimento das chaves e disponibilizada no site
www.letzplay.me
A programação dos jogos também deverá ser disponibilizada no local dos jogos, sendo responsabilidade do organizador a atualização diária.
De acordo com o divulgado na programação dos jogos, todos os jogos serão chamados da "Mesa de Arbitragem", através de sistema de som e haverá tolerância de 15 minutos para a apresentação do tenista na quadra, a partir da chamada do jogo; será declarado perdedor o beach tenista que não se apresentar na quadra, após esse período de tolerância. O beach tenista deverá confirmar sua presença no local destinado para este fim, porém, a chamada do jogo não está vinculada a este procedimento (dar presença).
• OBS 1: “A ordem dos jogos informada pelo letzplay não é a ordem oficial dos jogos, pois todos os jogos estão previstos para o mesmo horário. As 2 duplas que estiveram presentes deverão iniciar os jogos e após o término do 1 jogo será contabilizado o tempo de WO, ou seja, 15 minutos de quadra vaga”
• OBS 2: “O perdedor da primeira partida jogará automaticamente a segunda partida do grupo e o vencedor da primeira partida irá jogar a terceira partida.”
DO TEMPO DE DESCANSO ENTRE OS JOGOS
No CIRCUITO DROP SHOT 2024, o período mínimo de descanso para a próxima partida de um atleta disputando mais de um jogo no mesmo dia será de:
a) 5 minutos em disputa de fase de grupos;
b) 90 minutos, se a partida anterior tiver duração superior a 1h30min.
DO ATENDIMENTO EM QUADRA (FISIOTERAPEUTA)
Durante o CIRCUITO DROP SHOT 2024, o atendimento em quadra, durante a partida, será feito somente por fisioterapeutas do torneio, seguindo os procedimentos internacionais aceitos. O atendimento em quadra durante a partida tem como objetivo tentar melhorar a condição apresentada pelo beach tenista, para que este possa terminar o jogo. Nos casos de contusões mais graves ou doença, é responsabilidade do beach tenista todo e qualquer custo para algum tratamento que seja necessário.
O tempo médico para tratamento é limitado a três (3) minutos de tratamento.
Cãimbras: Um jogador pode receber tratamento para câimbras somente durante o tempo de viradas de lados e/ou intervalos dos sets. Os jogadores não podem receber um tempo médico para tratamento por cãimbras.
A organização prestará o atendimento ao beach tenista quanto ao encaminhamento à clínica especializada. Não são permitidos quaisquer tratamentos que requeiram injeções, infusões intravenosas ou utilização de oxigênio dentro ou fora da quadra, com exceção dos tenistas portadores de diabetes, onde é permitida a utilização do tempo médico para verificação da dosagem sanguínea e aplicação do medicamento, se necessário.
DAS DESISTÊNCIAS
Para efeito de desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados os games faltantes para término do jogo.
Ex: um jogo entre a dupla A e dupla B, a dupla A está ganhando por 2/1 e a dupla B desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1 para a dupla A.
DAS PENALIDADES POR NÃO COMPARECIMENTO (W.O.)
Na fase de grupos, caso haja um perdedor por W.O., a dupla perdedora estará automaticamente desclassificada daquela etapa e todos os jogos realizados pela dupla serão zerados.
Ex: se existiam 4 duplas no grupo este grupo passará a contar com apenas 3 duplas.
SUBSTITUIÇÕES
Serão permitidas substituições de parceiros até do horário de inicio da categoria.
CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta anti-desportiva: toda e qualquer atitude anti-desportiva que não esteja prevista nos itens acima;
PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
DO DIRETOR DO TORNEIO
O Diretor do Torneio é o responsável pela organização do campeonato. Sua função é a de responder por todos os itens obrigatórios e necessários ao bom andamento do torneio.
DOS CASOS OMISSOS
Os casos omissos não previstos neste regulamento serão resolvidos pelo Árbitro Geral juntamente com o organização do evento. .