REGULAMENTO RANKING PINHEIRINHO 2024
1. FILIAÇÃO
Os jogadores não precisam de filiação para disputarem o Ranking Pinheirinho 2024.
Para efetuarem as inscrições, basta entrar no site/app LETZPLAY.ME, realizarem seu cadastro e pagar suas inscrições.
2. FORMATO DO TORNEIO
2.1 O torneio terá entre 2 a 4 etapas, dependendo da categoria (A/PRO, B, C, D, simples (todas), 40+ e 50+).
2.2 inscrições abertas a todos cadastrados no LETZPLAY.
2.3 Cada etapa, terá 2 dias de jogos, categoria MISTA disputada na quinta feira, e Categorias MASC e FEM na sexta feira.
Dias e datas podem sofrer alterações.
3. LOCAL
3.1 Academia Pinheirinho Beach & Tennis, Vinhedo, SP
3.2 Serão reservadas de 4 a 8 quadras para uso exclusivo do Ranking, a partir das 18:00 horas até as 23:00 horas, podendo sofrer atrasos ou alterações.
3.3 Número de quadras será definido de acordo com o número de inscritos e sistema de disputa, após o final do prazo das inscrições.
4. DATAS
4.1 As datas dos eventos serão divulgadas nas mídias sociais e comunicação interna da arena.
As datas poderão sofrer alteração, dentro de um prazo coerente, antes do início das inscrições.
5. INSCRIÇÃO
5.1 As inscrições serão feitas através do LETZPLAY.
5.2 As inscrições poderão ser feitas até a data de encerramento definida no letzplay.
5.3 Inscrições limitadas: Máximo de 12 duplas por categoria. Mínimo 5 duplas por categoria.
5.4 As inscrições serão abertas para todos os atletas.
5.5 As inscrições serão feitas por duplas prontas.
5.6 Caso os atletas não confirmem o seu pagamento no prazo, a direção do torneio poderá cancelar a inscrição e disponibilizar a vaga para os atletas em lista de espera.
5.7 O prazo para cancelamento da inscrição será:
• CASO NÃO HAJA QUÓRUM NA CATEGORIA: o ressarcimento será integral.
• APÓS O TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES: não haverá nenhum ressarcimento.
5.8 Em casos doenças infectocontagiosas por um dos atletas da dupla, comprovado por atestado médico enviado a direção do torneio, será permitida a troca de parceiro.
5.9 A inscrição terá o valor único de R$ 40,00 por atleta/por categoria.
01 (uma) Categoria: R$ 40,00 (MASC ou FEM).
02 (duas) Categorias: R$ 80,00 (MASC ou FEM + MISTA).
5.12 Não poderão ser usadas bolas de outra marca sem autorização da direção do torneio.
6. PREMIAÇÃO
6.1 Serão premiadas com troféu as duplas campeãs de cada categoria.
Premiação para segundo e terceiro lugar poderão ser divulgados ao longo do período de divulgação ou execução do torneio.
7. CATEGORIAS
7.1 O Atleta deve jogar na categoria referente ao seu nível técnico ou acima. Caso seja constatado que um dos atletas está abaixo da sua categoria atual, a dupla será desclassificada, sem ressarcimento do valor da inscrição. A categoria do atleta será definida pelas suas inscrições feitas nos torneios letzplay, plataformas externas ou torneios de outras ligas, caso constatado.
7.2 O atleta poderá disputar uma categoria acima nas duplas mistas, sendo que a categoria base é a de classe (Ex: Masc B e Mista A).
7.3 A Direção do torneio irá avaliar e analisar o nível técnico de cada atleta e poderá, por mera liberalidade, subir os atletas de categoria. Por exemplo, os atletas que não são compatíveis com o nível técnico da categoria C subirão para a categoria B e, assim sucessivamente. Caso seja identificada uma incompatibilidade de nível técnico de um atleta, durante o torneio e, for comprovado histórico de jogos no nível acima do em questão, o mesmo poderá ser desclassificado pelo diretor geral do torneio de acordo com a análise feita pela arbitragem do torneio.
7.4 A altura da rede para os atletas amadores, incluindo a categoria masculina, a altura da rede será de 1,70 m. Caso haja categoria profissional masculina, a altura da rede será de 1,80 m.
8. SISTEMA DE DISPUTA
8.1 FASE DE GRUPOS:
Um (1) Set normal até 6 games, empate em 6x6, disputa-se um tiebreak até 7 pontos.
8.2 FASE ELIMINATÓRIA:
Um (1) Set normal até 6 games, empate em 6x6, disputa-se um tiebreak até 7 pontos.
8.3 CHAMADAS:
As chaves de jogos estarão disponíveis no dia do torneio, a partir do meio-dia. Lembrando que os atletas devem estar cientes, que os jogos começam a partir das 18:30 horas.
8.4 ALTERAÇÃO DE SISTEMA
O formato das disputas pode sofrer alteração dependendo do número de inscritos, seguindo a organização abaixo:
• 5 duplas: todos contra todos
• 6, 7 e 8 duplas: 2 grupos
• 9, 10 e 11 duplas: 3 grupos
• 12 duplas (limite máximo): 4 grupos
A classificação para segunda fase do torneio seguirá a seguinte organização:
• Até 5 (cinco) duplas o campeão será o que vencer mais partidas.
• De 6 a 8 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar uma Semifinal.
• De 9 a 12 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar uma chave eliminatória, quartas de final, semifinal e final.
9. PONTUAÇÃO
9.1 A pontuação será feita individualmente.
9.2 A pontuação do ranking será definida da seguinte forma:
Até 16 duplas inscritas:
C: 120
F: 85
SF: 55
QF: 30
R16: 15
Sendo que na fase de grupos não há acréscimo de pontuação.
Apenas no caso de ser formato todos contra todos que seguiremos a seguinte pontuação:
1º: 120
2º: 85
3º: 55
4º: 30
5º: 15
10. WALK OVER – WO
10.1 Após atraso de 15 minutos, o jogo será considerado WO.
10.2 Dupla que não comparecer, não terá direito a ressarcimento do valor da inscrição.
Casos específicos poderão avaliados, individualmente, pela arbitragem e/ou organização do torneio.
11. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
11.1 Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS: Número de vitórias; Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1º, 2º e 3º colocado) - caso uma dupla tenha saldo de games diferente das demais, esta dupla estará definida em 1º ou 3º, e o empate entre as outras duas será definido no confronto direto; e Sorteio (será aplicado no caso de as três duplas terem saldo de games iguais).
11.2 EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS: Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6 x 0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6 x 1.
11.3 Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como SET, porém, não será considerado na contagem de games. Nos grupos, a dupla que perder por WO, será automaticamente desclassificada e sua pontuação zerada.
12. CÓDIGO DE CONDUTA
12.1 O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares ou diretor do torneio (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral, auxiliares ou diretor do torneio deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
• Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
• Obscenidade Visual: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
• Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
• Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
• Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
• Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
• Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
• Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
13. PENALIDADES POR INFRAÇÃO
• 1ª penalidade: advertência
• 2ª penalidade: perda de ponto
• 3ª penalidade: perda de game
• 4ª penalidade: desclassificação
13.1 Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos. Caberá a organização definir se: limitará o acesso do atleta às etapas; ou banirá o atleta da temporada atual do torneio.
14. ROUPAS E ACESSÓRIOS
14.1 Masculino: obrigatório uso de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga.
14.2 Feminino: é permitido o uso de top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a inferior, ainda que em etapas disputadas na praia.
14.3 É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
15. ARBITRAGEM
15.1 A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e deverá estar disponibilizada na no site/app LETZPLAY.ME até 5 horas antes do início da etapa ou torneio.
A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, podendo este ser assessorado por árbitros auxiliares ou diretor geral, ficando vetada sua participação no torneio como jogador.
15.2 O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros.
Neste caso, o árbitro não precisa ter sido aprovado em cursos, porém, deverá ter conhecimento das regras. Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e tem, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
15.3 O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta de árbitro acarretará a paralisação imediata do torneio. No caso de violações do código de conduta, o árbitro deverá informar a Direção do torneio, através de formulário próprio ou documento definido pela direção, a penalidade aplicada.
15.4 Cabe somente ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados de seus jogos. Caso haja necessidade extrema, esta alteração DEVERÁ SER AUTORIZADA PELO ÁRBITRO GERAL DO TORNEIO. Caso seja remarcado pelos atletas, sem autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão valor de resultados.
15.5 A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa ou mesmo cancelar os jogos, por quaisquer motivos que seja, sempre a fim de garantir o bom andamento dele.
16. USO DE IMAGEM
16.1 O atleta autoriza o Pinheirinho Beach & tennis a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
17. TERMO DE RESPONSABILIDADE
17.1 Todo jogador(a), ao fazer sua inscrição em qualquer etapa ou torneio do Ranking Pinheirinho 2023, declara, sem dolo ou coação, de livre e espontânea vontade, para que possa surtir todos esperados efeitos de Direito, conhecer e estar de pleno acordo deste o regulamento e das regras do Beach Tennis. O atleta declara ainda que leu e releu estando completamente ciente deste regulamento, isentando todos os organizadores, promotores, patrocinadores e demais pessoas físicas e jurídicas envolvidas e ligados ao Pinheirinho beach & tennis, de quaisquer responsabilidades, inclusive sobre acidentes de quaisquer naturezas que possam ocorrer antes, durante e após a realização do evento, abrangendo, inclusive, todos atos aderidos ao campo normativo criminal. Declarando também e outrossim, estarem em pleno gozo de saúde e em condições técnicas, físicas e psicológicas para participar das etapas do Ranking Pinheirinho Beach & tennis.
Vinhedo, 19 de março de 2024.