REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I – DAS FINALIDADES E OBJETIVOS
Art. 1º – Este Regulamento é o conjunto das disposições que regem as disputas do 3º Open Pro Ace de Vôlei, de acordo com as Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Vôlei e pelo que dispuser os artigos citados nele.
Art. 2º - As equipes que participarem da competição, serão julgadas conhecedoras das leis e regras atuais do voleibol e do presente regulamento, assim como, concordam expressamente, submetendo-se sem reservas a todas as disposições e as consequências que destas possam emanar.
Art. 3º - As equipes participantes desta competição reconhecem, concordam e se comprometem a acatar a aplicação de medidas disciplinares previstas neste Regulamento, como única e definitiva instância para as questões referentes ao campeonato.
Art. 4º - A referida competição é promovida e realizada pela Pro Ace Beach Sports. Tem por objetivos e atribuições:
§ 1º - Objetivos: a) Promover a integração social e o lazer dos cidadãos de modo voluntário, no contexto do esporte amador fazendo prevalecer à ordem e a disciplina, de acordo com a ética e a moral desportiva. b) Realizar uma competição saudável e harmoniosa entre seus organizadores, participantes e comunidade, maximizando e difundindo a prática do voleibol, esporte, lazer e turismo na cidade; c) Elevar o nível técnico da modalidade; d) Desenvolver o espírito de equipe, por meio dos jogos, devendo acima de tudo, imperar o respeito e a disciplina, sobrepondo-se aos triunfos conquistados;
§ 2º - Atribuições: a) Tomar todas as providências de ordem técnica e administrativa com respeito à realização do campeonato; b) Organizar o Regulamento e a Tabela de Jogos; c) Aprovar os jogos realizados após tomar conhecimento da súmula e do relatório do árbitro; d) Manter em bom estado locais e quadras para o bom desenvolvimento da competição e do evento; e) Julgar e sancionar possíveis punições no decorrer e emanar da competição.
CAPÍTULO II - DAS INSCRIÇÕES DE EQUIPES E ATLETAS
Art. 5º - As equipes que participarão do 3º Open Pro Ace de Vôlei deverão preencher formulário de inscrições em: letzplay.me/proace/tourneys/18864/. As inscrições serão 80,00 por pessoa, podendo ter até 4 atletas. O limite será de 12 equipes inscritas no torneio.
Art. 6º - A equipe deverá ser mista, com 4 integrantes sendo 2 homens e 2 mulheres.
Art. 7º - A idade para participar da competição é de no mínimo 14 anos. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal, juntamente com o documento que deverá ser apresentado na arbitragem antes do jogo.
Art. 8º - O prazo de inscrição encerra-se no dia 26 de Abril de 2024 ou ao atingir o número limite de equipes, a fim de viabilizar o sorteio dos jogos.
Art. 9º - Serão aceitas inclusões e/ou substituições de atletas somente até o fim da data de inscrição.
Art. 10º - Cada equipe poderá inscrever no máximo 4 (quatro) atletas. A equipe deve nomear um capitão que será identificado pela Organização, e este será responsável pelas ações da equipe dentro e fora da quadra. Nenhum atleta poderá se inscrever em 02 (duas) equipes diferentes.
Art. 11º - Nenhum jogo poderá ser iniciado estando uma ou ambas as equipes incompletas, ou seja, com menos de 04 (quatro) atletas.
Art. 12º - Os jogos e/ou torneio poderão ser suspensos ou cancelado quando ocorrer: a) Falta de garantia (segurança) comprovada para o público, atletas, arbitragem e/ou coordenação do evento; b) Conflito ou distúrbios graves no ambiente de jogo; c) Condições inadequadas das instalações, que torne impraticável ou perigosa à realização dos jogos; d) Também podendo ser prorrogado caso não atinja o número mínimo de equipes; e) Por determinação expressa da organização geral do evento.
CAPÍTULO III – DA PREMIAÇÃO
Art. 13º - Será conferida a seguinte premiação POR EQUIPE (2 masculinos, 2 femininos):
1º lugar: Troféu para os 4 jogadores e 1 mês de aula (4 aulas) para cada inscrito.
2º lugar: Medalhas para os 4 jogadores e 1 hora de locação para equipe.
3º lugar: Medalhas para os 4 jogadores e 1 drink (caipirinha) para cada jogador.
CAPÍTULO IV – REGULAMENTO TÉCNICO
Art. 14º - Os jogos serão disputados em um sistema melhor de 3 (três) sets de 21 pontos havendo empate no ponto 21 ganhará a equipe que fizer 2 (dois) pontos de diferença primeiro, por exemplo, 23x21. Caso haja empate em sets (1x1) será disputado um tie break de 15 pontos, havendo empate ganhará a equipe que abrir 2 (dois) pontos de diferença primeiro, por exemplo, 17x15.
Art. 15º - Não poderá haver substituição de nenhum jogador após encerrada as inscrições, seja por qualquer motivo.
Art. 16º - O capitão pode solicitar um tempo técnico de 30 segundos por set ao árbitro. Com exceção do tie break que só poderá ocorrer se caso não tiver sido solicitado nos sets anteriores.
Art. 17º - A forma de disputa iniciará com fase grupos, e classificará os 2 melhores de cada grupo. Em caso de empate terá desempate com confronto direto, soma de sets e depois de pontos. Após a classificação, terá a semifinal e final, disputado em 3 sets. Caso haja empate, terá o tie break.
Art. 18º – As súmulas serão entregues antes das partidas, para que ao fim de cada partida um representante de cada equipe valide o placar, sendo acompanhado pela arbitragem que também estará em quadra. As súmulas deverão ser assinadas pelo capitão de cada equipe, os quais serão responsáveis pelas informações.
Art. 19º - A bola oficial da competição será da marca Mikasa.
CAPITULO V – DA ARBITRAGEM
Art. 20º - A arbitragem será contratada pela entidade realizadora da competição (Pro Ace Beach Sports), não cabendo a nenhuma equipe o veto de algum árbitro.
Art. 21º – Todos os jogos deste campeonato terão a participação de ao menos 1 árbitro (principal). A equipe de arbitragem deverá estar presente ao local da competição com antecedência de no mínimo 15 (quinze) minutos da hora designada do início da partida e deverão estar devidamente uniformizados quando atuarem.
Art. 22º – O árbitro Geral é a autoridade competente para determinar, por motivo relevante ou de força maior, a interrupção ou a suspensão da partida.
CAPITULO VI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 23º – A coordenação Geral do Campeonato, não se responsabilizará por acidentes ocorridos com atletas e comissão técnica, dentro ou fora da quadra de jogo ou local da realização do evento.
Art. 24º - Durante a realização deste campeonato não serão aceitas modificações na modalidade de disputa e nem pedidos de alterações de jogos e/ou datas dos jogos.
Art. 25º - A equipe participante é responsável pela utilização de seus atletas, portanto, caso utilize atletas sem condições de jogo e/ou use de estratégia fraudulenta, os pontos porventura ganhos no jogo ou jogos serão revertidos ao adversário e a equipe eliminada da competição.
Art. 26º - Antes do início da primeira partida de cada equipe, um representante deverá se apresentar na mesa de arbitragem.
Art. 27º - Os horários marcados na Tabela de Jogos deverão ser cumpridos sendo que o primeiro jogo terá, 15 (quinze) minutos de tolerância e, para os demais jogos, apenas 5 (cinco) minutos a contar do horário fixado. Após essa tolerância, será considerado o “W.O.”.
Art. 28º - Não haverá tempo de aquecimento dentro da quadra de jogo. Assim como a organizadora não disponibilizará de materiais para a realização do aquecimento;
Art. 29º - Se no início ou no decorrer da competição alguma equipe perder de “WO”, a mesma estará automaticamente desclassificada.
Art. 30º – A solicitação de protesto ou recurso por qualquer equipe será aceita somente se for por escrito, com a assinatura do responsável pela equipe, contendo o seu número de Identidade e contato telefônico, dentro do prazo limite de 10 (dez) minutos após o término do jogo ou do fato que originou o mesmo; § único - Protestos encaminhados fora do prazo acima citado ou que não estejam de acordo com a exigência serão sumariamente rejeitados.
Art. 31º – É expressamente proibido o uso de garrafas de vidro, bem como de bebidas alcoólicas dentro do ambiente de jogo. Se, porventura, for constatada durante a partida, a equipe poderá ser eliminada.
Art. 32º - É expressamente proibido entrar nas mediações da Pro Ace Beach Sports com qualquer bebida ou alimento trazidos de fora.
Art. 33º - A Pro Ace Beach Sports disponibilizará água aos atletas em quadra.
Art. 34º - A coordenação geral do torneio é responsável por tomar qualquer medida necessária em caso de violação de qualquer artigo deste regulamento.
Art. 35º - Dúvidas ou reclamações poderão ser encaminhadas ao e-mail
[email protected], para que sejam respondidas a contento.