1.2 DO CANCELAMENTO DAS INSCRIÇÕES
O prazo para cancelamento da inscrição será até o dia 04/07 (quinta feira) às 18h. Todo jogador que cancelar sua inscrição dentro do prazo terá a devolução de 50% do valor pago. Após esse prazo não haverá devolução. Em caso de desistência de 01 jogador, antes do sorteio da chave, será permitido ao parceiro a inclusão de outro jogador para a categoria em questão ou indicação de outro parceiro para a formação da dupla.
2- CATEGORIAS
SIMPLES MASCULINA OPEN
DUPLA 40+ MASCULINA OPEN
DUPLA 40+ FEMININA OPEN
DUPLA MASCULINA AVANÇADA
DUPLA MASCULINA INTERMEDIÁRIA
DUPLA MASCULINA INICIANTE
DUPLA MISTA AVANÇADA
DUPLA MISTA INTERMEDIÁRIA
DUPLA MISTA INICIANTE
DUPLA FEMININA AVANÇADA
DUPLA FEMININA INTERMEDIÁRIA/INICIANTE
2.1.1 DO NÍVEL TÉCNICO
O atleta irá se inscrever na categoria que joga competitivamente em competições anteriores. A comissão organizadora do evento se dá o direito de não deferir inscrições, se essa considerar que é um nível técnico inferior ao praticado pelo atleta. O primeiro critério será os resultados em outros torneios realizados pela diretoria.
2.1.2 DA ELEGIBILIDADE DO JOGADOR
O(a) jogador(a) deverá se inscrever respeitando seu nível técnico e idade. Casos de inscrição em uma categoria abaixo do nível técnico do(a) inscrito(a), sofrerá imediata desclassificação da competição, sem direito a reembolso do valor de inscrição.
A competência da avaliação do nível técnico, neste caso, será do Diretor do Evento.
3. REGRAS GERAIS
O Torneio de Pickleball da RJ seguirá obrigatoriamente as regras vigentes do Pickleball. As regras utilizadas serão as mesmas da Global Pickleball Federation.
Todo atleta ao realizar a sua inscrição em qualquer evento realizado pela diretoria em questão, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
3.1 VESTIMENTAS
Não será permitido entrar em quadra sem as vestimentas adequadas: short, Saia, Camiseta e Top. O calçado deve conter solado flexível.
*PROIBIDA a entrada com calçados que contenha travas e cravos.
*PROIBIDO jogar de camiseta AMARELA, cor da bola.
4. PROGRAMAÇÃO
O torneio terá início dia 06/08/2024 com as seguintes categorias:
- Duplas Femininas
- Duplas Masculinas
- Dupla 40+ Masculina
- Dupla 40+ Feminina
O torneio continuará no dia 07/07/20024 com as demais categorias:
- Simples
- Duplas Mistas
-Kids
5. SISTEMA DE DISPUTA
Fase de Grupos = set único de 11 pontos
Chave Eliminatória = set único de 15 pontos
Finais = set único de 15 pontos
Categorias: Duplas 40 Masculina, 40+ Feminina, Feminina iniciante/intermediaria, Mista e Masculina iniciante
Finais = melhor de 3 sets de 11 pontos.
Categorias: Simples Masculina Avançada Duplas Feminina, Masculina e Mista intermediárias e avançadas.
5.1 DO FORMATO DE DISPUTA
Nas Categorias Simples e Duplas com 05 inscritos ou menos será realizado o formato Round Robin (Grupo Único).
Joga todos contra todos e os 2 melhores colocados (seguindo o critério de vitorias e depois Saldo de pontos) disputam a final, serão jogadas partidas de 11 pontos e a final melhor de 3 games de 11 pontos cada, respeitando a vantagem mínima de 2 pontos.
Nas Categorias Simples e Duplas com 06 inscritos ou acima será realizado o formato: Fase de Grupos. Nesse sistemas classifica os dois melhores de cada grupo , formando uma chave eliminatória simples: oitavas, quartas, semi final e final . Apenas as finais das categorias intermediárias e avançadas serão disputadas em melhor de 3 games de 11 pontos cada. Os demais terão finais de set único de 15 pontos como descrito no sistema de disputa.
Teremos disputa de Terceiro lugar em todas as categorias com 1 set de 11 pontos.
6. CRITÉRIO MÍNIMO PARA CHAVES
Não será realizada nenhuma categoria com menos de 4 duplas inscritas, caso isso ocorra uniremos duas categorias. A forma de disputa será de acordo com cada fase, podendo ser alterada de acordo com a quantidade de inscritos.
6.1 DO SORTEIO DAS CHAVES
As chaves dos torneios serão sorteadas até 02 dias antes do início da competição e a divulgação das chaves e a programação dos jogos deverá ser feita até 01 dia antes do início do torneio.
Para que a categoria seja contemplada é preciso ter, no mínimo, 4 duplas inscritas.
7. DOS JOGOS
Fica determinado o tempo máximo de aquecimento de 5 min, não podendo ultrapassar;
A troca de lado nos campos ocorrerá quando uma das duplas atingir primeiro 8 pontos no caso de game único de 15 pontos. No caso de partidas de melhor de 3 games a troca acontecerá no final de cada game, com exceção do game de desempate (terceiro game) onde a troca de campo deverá acontecer quando uma das duplas atingir primeiro 6 pontos.
Cada dupla tem direito a pedir 1 tempo técnico de até 2 minutos durante a partida, além de até 2 minutos de intervalo para as trocas de lado.
7.1 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Será considerado empate se duas ou mais duplas do grupo estiverem com o mesmo saldo de vitórias / derrotas. Havendo empate entre 2 duplas, o critério para desempate será baseado no confronto direto.
Havendo o empate entre 3 ou mais duplas, o critério para desempate será:
- saldo de games
- sorteio
Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate triplo ocorrer o empate entre apenas duas duplas, será decidido no confronto direto.
8. W.O.
Tolerância de 15 minutos.
Caso a dupla adversária não estiver presente no momento do jogo após a tolerância limite e assim o W.O. foi confirmado, a dupla derrotada não receberá nenhuma pontuação pelo confronto. No entanto, a dupla considerada vencedora por W.O. receberá 11 ou 15 pontos, como se fosse uma vitória normal.
Na fase de grupos, caso haja um perdedor por W.O., a dupla perdedora estará automaticamente desclassificada da categoria e todos os jogos realizados pela dupla serão zerados.
9. DESISTÊNCIA
Caso um participante se lesione durante uma partida. Essa partida será considerada como desistência e a vitória será considerada para a dupla que permaneceu em quadra. A quantidade de pontos considerada para a dupla vencedora, será de 11 ou 15 pontos. Aos participantes da dupla em que ocorreu a desistência ficarão com a quantidade de pontos que possuíam durante o momento da desistência.
10. PROGRAMAÇÃO
A programação dos jogos deverá ser elaborada pelo Árbitro Geral logo após o sorteio das chaves ser realizado pelo Letzplay.
A programação dos jogos também deverá ser disponibilizada no Letzplay, sendo responsabilidade do organizador a atualização diária das programações.
Todos os jogos terão uma tolerância de 15 (quinze) minutos a partir do horário do ínicio. Após esse tempo os atletas que não se apresentarem para as partidas será declarado ausente, e assim aplica-se perda por W.O.
Será declarado perdedor o jogador que não se apresentar na quadra, após esse período de tolerância. Não havendo o comparecimento dos dois jogadores, será declarado W.O. duplo.
O jogador deverá confirmar sua presença no local destinado para este fim, porém, a chamada do jogo não está vinculada a este procedimento (dar presença).
Todos os jogos terão inicio no horário pré determinado, exceto em caso de atraso dos jogos em virtude de chuva ou falta de iluminação.
Todos os jogos poderão sofrer alterações sem aviso prévio, ao buscar preservar sempre a segurança e saúde dos atletas de acordo com as condições climáticas no dia do torneio.
11. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao jogador infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis.
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas agressivamente dentro da quadra ou propositalmente para fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos na quadra.
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
11.1.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1a penalidade: advertência.
- 2a penalidade: perda de ponto.
- 3a penalidade: desclassificação.
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo jogador, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
11.1.2 DAS PENALIDADES ADMINISTRATIVAS POR INFRAÇÃO AO CÓDIGO DE CONDUTA
O jogador poderá ser penalizado administrativamente (suspensão) por qualquer infração ao Código de Conduta durante o torneio não só nas quadras, como também em hotel, dependências do clube, transporte, restaurante, etc. O relatório final do Diretor Geral será analisado para todos os casos.
11.1.3- DOS CASOS OMISSOS
Os casos omissos não previstos neste regulamento serão resolvidos pelo Direção Geral do evento, cabendo ao mesmo a decisão oficial.
12. ARBITRAGEM
A programação, chamada de jogos, horários, informações e designações de quadras é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio.
Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigação do árbitro geral informar ao jogador presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o jogador presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com as intempéries (intensidade de chuva, raios, etc) que possam acontecer durante a realização do evento.
Os casos omissos e não previstos neste regulamento, serão resolvidos pelo Árbitro Geral.
13. USO DE IMAGEM
O participante autoriza a RJ BEACH TENNIS & PICKLEBALL a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
14. TERMO DE RESPONSABILIDADE
Todo participante, ao fazer sua inscrição em qualquer categoria, declara, sem dolo ou coação, de livre e espontânea vontade, para que possa surtir todos os esperados efeitos de Direito, conhecer e estar de pleno acordo com este regulamento e com as regras do Pickleball. O participante declara ainda que leu e releu, estando completamente ciente deste regulamento, isentando todos os organizadores, promotores, patrocinadores e demais pessoas físicas e jurídicas envolvidas, de quaisquer responsabilidades, inclusive sobre acidentes de quaisquer naturezas que possam ocorrer antes, durante e após a realização do evento, abrangendo, inclusive, todos os atos aderidos ao campo normativo criminal. Declarando também e outrossim, estarem em pleno gozo de saúde e em condições técnicas, físicas e psicológicas para participar das etapas do Open RJ de Pickelball.