Regulamento 4º Torneio Musas do Beach Tennis
Todos os inscritos receberão um kit contendo camiseta + brindes dos parceiros.
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas através da plataforma LetzPlay e poderão ser visualizadas a qualquer momento.
Lembrando que o atleta deve estar com o pagamento confirmado até 3 dias após feita a sua inscrição. Após esse período, os administradores poderão incluir uma nova dupla no lugar.
CANCELAMENTO
- Após o pagamento, o atleta poderá cancelar sua inscrição a qualquer momento até o o dia 15/08/2023;
- Após o dia 15/08/2023, a devolução do pagamento estará condicionada a existência de atleta na fila de espera para substituição;
- Após o sorteio das chaves, (48 Horas antes do início do torneio) não será mais permitido o cancelamento e o atleta levará WO, podendo, no entanto, receber o KIT.
VALOR DE INSCRIÇÃO
- R$ 240,00
REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
O atleta poderá se inscrever em apenas uma categoria.
DIVISÃO DE CATEGORIAS
Feminina C e D
Masculina C/D
**Atletas fora de categoria**
- Serão considerados atletas fora de categoria aqueles que no ano de 2022 e 2023 tenham jogado três ou mais torneios em uma categoria acima daquela em que está inscrito;
- A verificação deverá ser feita pelo próprio atleta e ao se inscrever em nosso torneio está ciente que qualquer irregularidade poderá ser punida com sua desclassificação em qualquer fase do torneio sem direito a reembolso;
- Cabe exclusivamente ao árbitro geral e ao diretor do torneio a avaliação de eventual denúncia e, caso considerem que um atleta tem um histórico que não condiz com a categoria, o atleta será convidado a subir de categoria caso haja vaga ou desclassificado do torneio;
- Caso uma irregularidade seja reivindicada após o término do torneio, ela não será acatada.
2. REGRAS GERAIS
O Torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da CBT, exceto quando especificado de forma diferente neste regulamento.
FORMA DE DISPUTA
O torneio irá ocorrer no formato Rainha/Rei da Praia (todos jogam com e contra todos e os dois atletas melhor classificados avançam para as fases eliminatórias).
*A formação das duplas para as fases eliminatórias se dará através de sorteio balanceado feito pelo LETZPLAY.
*O sorteio dos grupos será feito de forma automatizada pela LETZPLAY, 48h antes do início do evento e as chaves publicadas na sequência.
✅ 3. REGULAMENTO DO TORNEIO
Todos os jogos se darão através de 1 set de até 6 games para uma das duplas. Havendo empate em 5x5, o set vai até 7 games. Havendo empate em 6x6 haverá disputa de tie-break de até 7 pontos.
Pedimos que todas os atletas cheguem com 30 minutos de antecedência do horário marcado e façam o CHECKIN na arbitragem.
Caso todas as atletas do grupo façam o checkin no horário estipulado, a ordem dos grupos/jogos será aquela estipulada no sorteio da LETZPLAY.
Haverá 5 minutos de aquecimento antes de cada partida. A duplas decidirão no par ou ímpar quem começará sacando e o lado da quadra de início de jogo de cada dupla. O lado da quadra deverá ser trocado na somatória ímpar dos games, momento em que as jogadoras também poderão beber água, dentro da quadra. Em caso de tie-break a troca deverá ocorrer após o primeiro ponto e, posteriormente, de quatro em quatro pontos.
A primeira virada de quadra e o tie break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de 60 segundos para descanso.
Os jogos só serão interrompidos em caso de chuva forte, conforme avaliação da organização do evento. Sendo que neste caso orientamos os jogadores que permaneçam próximas da quadra para retomada dos jogos tão logo seja possível.
Será de responsabilidade dos jogadores a contagem dos pontos, que deverão ser repassados para a organização ao final do jogo.
Não será permitida interferência externa em eventuais divergências durante a partida, orientamos que os pontos sejam contados em voz alta, a fim de se evitá-las.
As datas e horários dos jogos definidos não serão alterados, os jogos poderão ser iniciados antes do horário previsto apenas caso todos os atletas estejam presentes. Havendo a chamada para o jogo, caso o atleta não esteja presente, será iniciado o aquecimento das duplas, ao final do tempo de aquecimento de 5 minutos, caso o atleta ausente não apareça, será considerado WO. Caso o atleta apareça, não será acrescido tempo de aquecimento.
Em caso de WO na fase de grupos, para que seja possível a realização dos jogos do grupo, um coringa será escalado para substituição apenas para seguir com a realização dos jogos, este coringa não pontuará, nem poderá ser classificado neste grupo. Para manter a igualdade da disputa, o coringa escalado irá jogar os três jogos, caso o atleta ausente chegue após o início da primeira partida, ele não poderá mais jogar.
Em caso da WO nas demais fases, a dupla adversária será considerada vencedora.
Em caso de desistência por qualquer motivo durante os jogos da fase de grupos, o jogo em andamento será finalizado com derrota para dupla cujo atleta desistiu, atribuindo 6 ou 7 games para a dupla adversária, o atleta que desistiu será desclassificado e um coringa será escalado sem pontuar para realizar os demais jogos, caso ainda existam jogos do grupo para serem realizados.
Cada grupo é formado por 4 atletas e terá 3 jogos com todas os atletas formando dupla e jogando contra cada um dos demais jogadores. Os dois jogadores melhor pontuados se classificarão para a próxima fase do torneio. Os dois menor pontuados serão eliminados.
ATENÇÃO: Nesta edição a formação das duplas para as fases eliminatórias será por sorteio balanceado do LetzPlay.
Para pontuação será considerado o número de vitórias e o saldo de games de cada um. Total de games ganhos menos total de games perdidos.
Em caso de empate, será realizado um jogo de simples de 5 pontos entre os atletas empatados.
A depender da quantidade de grupos, poderemos ter by-pass para as quartas de final das duplas mais bem pontuadas, o critério a ser adotado será a soma dos pontos de cada um dos atletas da dupla.
O chaveamento das fases eliminatórias será feito pela plataforma LETZPLAY.
Não haverá disputa de terceiro, o terceiro lugar será considerado a dupla que perdeu na semifinal para a dupla campeã.
Serão entregues troféus e premiação para os 1os, 2os e 3os lugares.
4. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou organizador geral, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
-Em relação a torcida será proibido qualquer tipo de instrução, interferência e instrumentos que sejam considerados perturbadores. Caberá ao árbitro apontar a irregularidade.
PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
ROUPAS E ACESSÓRIOS
- Feminino: é permitido o uso de top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a inferior.
-Masculino: não é permitido jogar sem camisa, tampouco de sunga
-Pedimos que os atletas deem preferência para jogar com a camiseta do torneio.
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
5. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e estará disponibilizada na página do sistema LetzPlay em até 48 horas antes do início do torneio.
O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos caso seja necessário devido a alguma ocorrência que atrase os jogos ou quantidade de atletas inscritos.
6- USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
7- CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo o atleta ao realizar a sua inscrição declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
Todo atleta ao fazer sua inscrição atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
Nos casos de contusões ou doença, é responsabilidade do atleta todo e qualquer custo para algum tratamento que seja necessário. A organização prestará o atendimento quanto ao encaminhamento à clínica especializada. Recomendamos que os inscritos tenham seus próprios Convênios Médicos.
Não são permitidos quaisquer tratamentos que requeiram injeções, infusões intravenosas ou utilização de oxigênio dentro ou fora da quadra, com exceção dos portadores de diabetes, onde é permitida a utilização do tempo médico para verificação da dosagem sanguínea e aplicação do medicamento, se necessário.