REGULAMENTO CAMPEONATO AMIGOS + CONVIDADOS
REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS:
Cada atleta poderá realizar no máximo 3 inscrições: Categorias de Classe (Feminina e Masculina), Duplas Mistas, 40+ sendo permitido participar de 2 categorias diferentes de classe (B, C e D).
ATENÇÃO: O atleta poderá se inscrever em níveis de categoria diferente de Classe e Mista, desde que a categoria Mista seja nível igual ou superior a categoria de classe.
Exemplo: Masculina C e Mista B (pode), Masculino C e Mista D (não pode).
** Os atletas com ranking ITF acima de 300 serão considerados profissionais e não poderão jogar nas categorias amadoras de gênero (Masculino e Feminino B, C, D) **
PREMIAÇÕES
Troféus para 1° e 2° lugar de todas as categorias + brindes.
INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas através do sistema LetzPlay, e as mesmas devem ser pagas via PIX pelo LetzPlay.
Lembrando que os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados. O prazo para cancelamento da inscrição será conforme abaixo:
Após o sorteio do chaveamento não haverá nenhum ressarcimento.
Os atletas que não realizarem o pagamento de sua inscrição perderão a vaga pra quem está na fila de espera. Caso não haja fila de espera na categoria, as inscrições entrarão para o chaveamento e os mesmo só poderão jogar mediante pagamento. Caso não pague, será aplicado o W.O para a dupla.
Caso não haja quórum na categoria: o ressarcimento será integral.
NÚMERO DE INSCRITOS
Mínimo: 4 duplas, para a disputa de qualquer categoria.
TROCA DE JOGADORES
A troca de jogadores poderá ser realizada com 24 horas de antecedência do jogo.
FORMATO DOS JOGOS
Nas rodadas que antecedem as finais, os jogos serão disputados em 1 (um) set, de 6 (seis) games, com “Tie Break” de 7 (sete) pontos. Nas finais, os jogos serão disputados em melhor de 3 (três) sets de 4 (quatro) games, com Tie Break no 3 a 3. Caso seja necessário o terceiro set será disputado no formato de “Super Tie Break”, sendo vencedora a dupla que atingir primeiro 10 (dez) pontos, com uma diferença mínima de 2 (dois) pontos.
As categorias de classe e de idade serão disputadas em grupos de 3 (três) duplas, 4 (quatro) duplas ou 5 (cinco) duplas, quando matematicamente não seja possível que todos os grupos tenham 3 (três) duplas, obrigatoriamente classificando as 2 (duas) melhores duplas de cada grupo, independentemente do número de inscritos.
Na fase de grupos e nas rodadas que antecedem as finais, os jogos serão disputados em 1 (um) set, de 6 (seis) games, com “Tie Break” de 7 (sete) pontos. Nas finais, os jogos serão disputados em melhor de 3 (três) sets de 4 (quatro) games, com Tie Break no 3 a 3. Caso seja necessário o terceiro set será disputado no formato de “Super Tie Break”, sendo vencedora a dupla que atingir primeiro 10 (dez) pontos, com uma diferença mínima de 2 (dois) pontos.
CRITÉRIOS PARA AVANÇO DA FASE DE GRUPOS
- Numero de vitórias no grupo.
* Caso haja empate de vitórias no grupo das categorias amadoras, será observado o seguinte critério, na seguinte ordem:
- 3 (três) duplas empatadas: Melhor saldo de games (games feitos menos os games tomados); game average (games feitos, dividido pelos games jogados em cada partida, somando os resultados para cada jogo da dupla no grupo; a dupla com o melhor percentual será considera a melhor dupla); sorteio (caso todos os jogos tenham os mesmos resultados) (o sorteio será realizado ao vivo, no papel).
- 2 (duas) duplas empatadas: Será considerado o vencedor do confronto direto.
** Se em algum momento do desempate triplo, apenas 2 (duas) duplas continuarem empatadas, a classificação será decida pelo confronto direto entre as duplas empatadas.**
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória da dupla presente, com a parcial de 0x0.
Em caso de desistência, após o inicio da partida, será considerado o placar dos games já jogados na partida, com vitória para a outra dupla. E caso ainda haja jogos pendentes para a dupla desistente, o placar será considerado 0x0, com vitória para a outra dupla.
O critério para passar de BYE será por chaveamento e não por melhor campanha.
CUMPRIMENTO DOS HORÁRIOS
Os atletas deverão confirmar sua presença na mesa de arbitragem antes do horário marcado para o jogo.
Caso alguma dupla perca por W.O, estará automaticamente eliminada do torneio, observando que todas as duplas envolvidas na partida ou no grupo, terão tolerância máxima de 15 (quinze) minutos em seu primeiro jogo do dia, contados do horário marcado da partida, independentemente de sua partida ser a primeira ou a segunda do grupo. Caso o grupo comece com atraso superior a 15 (quinze) minutos do horário marcado, não haverá qualquer tolerância.
Para as fases eliminatórias as duplas não precisam confirmar a presença e deverão estar presentes no horário marcado para o jogo (os horários estarão disponíveis no LetzPlay). (Pois é considerado que o atleta já está no local torneio)
Após a chamada de jogo, tanto na fase de grupo, quanto nas fases eliminatórias, os atletas terão o prazo máximo de 2 minutos para entrarem na quadra chamada. Após os 2 minutos da chamada de jogo, o árbitro começará a contabilizar o tempo de aquecimento (5 minutos). A dupla que chegar atrasada na quadra (depois de 2 minutos da chamada), terá apenas o tempo restante dos 5 minutos de aquecimento. Após o término do tempo de aquecimento, o árbitro iniciará o jogo. Caso algum atleta das duplas chamadas para o jogo não tenha chegado na quadra, será aplicado W.O para a dupla atrasada.
**Caso nenhuma das duplas esteja presente no após esse tempo, será aplicado W.O duplo, para as duas duplas da partida**
OUTROS PROCEDIMENTOS
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e deverá estar disponibilizada na página do torneio e através do site / app LetzPlay.COM até 48 horas antes do início do torneio.
A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, podendo este ser assessorado por árbitros auxiliares ou não.
O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros de cadeira. Neste caso, o árbitro não precisa ter sido aprovado em cursos, porém, deverá ter conhecimento das regras.
Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
Somente cabe ao Árbitro Geral ou a Organização alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados de seus jogos. Caso haja necessidade extrema, esta alteração DEVERÁ SER AUTORIZADA PELO ÁRBITRO GERAL DO TORNEIO ou pela ORGANIZAÇÃO. Caso seja remarcado pelos atletas, sem autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão valor de resultados.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com as intempéries (intensidade de chuva, qualidade da areia, raios, etc) que possam acontecer durante a realização do evento.
CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo.
Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao beach tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
PENALIDADES POR INFRAÇÃO
1ª penalidade: advertência
2ª penalidade: perda de ponto
3ª penalidade: perda de game
4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
USO DE IMAGEM
O atleta participante do CAMPEONATO ENTRE AMIGOS E CONVIDADOS autoriza, de forma gratuita, a utilização de sua imagem em materiais publicitários, websites e demais mídias sociais, assim como os dados fornecidos em sua inscrição.
CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
Os casos omissos e não previstos nesse regulamento serão resolvidos pelo árbitro geral com prévia consulta ao regulamento oficial de Beach Tennis CBT 2024.
http://cbt-tenis.tempsite.ws/arquivos/beachtenis/beachtenis_657b57fa268f4_14-12-2023_16-31-06.pdf