REGULAMENTO 1º TORNEIO PRAÇA TOBIAS
CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS
Art. 1 – O 1º Torneio Praça Tobias tem como objetivo a integração dos tenistas bem como a manutenção e garantia de disputas durante o período em que ocorrer o torneio, com estímulo para que o tenista mantenha a prática desportiva; lazer e o FAIR PLAY, proporcionando aos participantes jogos de simples em melhor de 3(três) sets.
CAPÍTULO II - DAS INSCRIÇÕES
Art. 2 – Qualquer praticante de tênis que frequenta a Praça Tobias poderá se inscrever na plataforma “LetzPlay” ao valor individual de R$4,00 com a finalidade de custear a gestão do torneio.
§ 1º – A inscrição será feita diretamente na plataforma por meio de link a ser disponibilizado junto à divulgação do torneio.
§ 2º – A inscrição estará disponível durante período limitado; de 10/10/2022 até dia 25/10/2022 às 23h00, sendo que após esse horário, não será mais possível entrar no torneio.
§ 3º – O não pagamento da inscrição resultará na exclusão automática da participação do tenista inadimplente no torneio.
§ 4º – O tenista que se inscrever fica responsável por colocar seus dados pessoais de contato para facilitar agendamento dos jogos.
§ 5º - Todos os participantes terão direito, após o pagamento da inscrição, ao kit contendo: 1 Overgrip, 1 Garrafa Squeeze e 15 dias de Composta+ que estarão disponíveis na Academia K2 Fitness, situada na Rua Curupaitis, 1326, Santa Quitéria, Curitiba/PR conforme data e horários a serem informados no grupo oficial do WhatsApp TPT.
Art. 3 – Inscrições de tenistas que não frequentam a Praça Tobias, não fazem parte do grupo oficial do WhatsApp TPT e/ou não contribuem para que o espaço público seja utilizado com harmonia, zelando pela estrutura física da quadra e comunidade, não serão aceitas.
CAPÍTULO III - DA COMPETIÇÃO
Art. 4 – A competição será realizada no formato eliminatório, sem divisão de níveis, com chaves masculina e feminina.
§ 1º – A plataforma “LetzPlay” fará o sorteio dos confrontos diretos para as chaves masculina e feminina da primeira rodada.
§ 2º – Os agendamentos das partidas devem ser acordados entre os participantes obedecendo os horários e dias pré-determinados para cada rodada.
§ 3º – Os jogos devem obedecer ao cronograma determinado pela organização do torneio, não sendo possível quaisquer alterações.
§ 4º – O tenista que não puder realizar o jogo no dia e horário agendado com seu oponente e/ou não puder jogar a rodada em que se encontra, não terá o direto a remarcação de nova partida dentro do cronograma da rodada vigente e perderá por W.O.
§ 5º – Caso os participantes acordem horário alternativo para a realização do seu jogo, ele deverá obrigatoriamente acontecer dentro da mesma rodada em que se encontram para que o jogo não seja anulado e resulte na desclassificação de ambos os tenistas.
§ 6º – Em caso de impossibilidade de realizar as partidas por condições climáticas, a comissão do torneio ficará responsável pela reorganização da nova escala de dias e horários a serem disponibilizados posteriormente. Isso também vale para as partidas que precisarem ser interrompidas durante o jogo pelo mesmo motivo.
§ 7º – A partida que for interrompida por condições climáticas, retomará o jogo e o placar de onde parou, obedecendo novo cronograma a ser disponibilizado pela organização do torneio.
Art. 5 – Os tenistas da partida que preferirem adiantar os horários programados (ex. jogo programado 18h30, mas conseguem realizar às 15h), deverão respeitar obrigatoriamente a rodada vigente e não comprometer o uso público da quadra, aguardando que as pessoas que estiverem utilizando o local saiam para dar início a partida.
§ 1º – Os tenistas assumem inteira responsabilidade em finalizar a partida, pois não será permitido retomar o jogo em outra data, além disso, deverão realizar a partida na mesma rodada em que se encontram para não comprometer o calendário da competição.
Art. 6 – Serão eliminados do torneio automaticamente:
§ 1º – Os participantes que não puderem realizar sua partida já agendada com seu oponente por qualquer outro motivo, seja esquecimento, compromissos pessoais, lesões e/ou problemas de saúde.
§ 2º – Aqueles que durante a partida, sofrerem lesões e/ou se machucarem por qualquer motivo sem ter condições de finalizar a mesma.
§ 3º – Tenistas que agirem com atitude antidesportista, causando qualquer tipo de constrangimento aos presentes, assim como discussões em excesso, intimidações e agressões físicas.
Art. 7 – É obrigação do tenista vencedor da partida informar o placar na plataforma “LetzPlay” logo após o seu término com o objetivo de manter a mesma sempre atualizada.
§ 1º – A pontuação e placar de cada partida é de inteira responsabilidade dos tenistas que estiverem jogando, zelando assim pela harmonia e ambiente da competição.
§ 2º – A não comunicação do resultado de um jogo em até 24(vinte e quatro) horas após a conclusão, implicará na anulação do resultado e desclassificação de ambos os tenistas da partida.
Art. 8 - Cada jogo será disputado em melhor de três SETS sem vantagem. Havendo a necessidade de desempate em games do mesmo set será disputado um TIEBREAK (mínimo de 7 pontos). Caso haja empate em sets, o terceiro set será realizado na forma de um SUPER TIE BREAK (mínimo de 10 pontos).
§ 1º - Fica estabelecido o tempo máximo de cinco minutos para aquecimento dos tenistas (bate-bola seguido de voleio, smash e saque, a critério dos tenistas) antes do início de cada jogo.
§ 2º - Os tenistas têm a obrigação de fornecer bolas em boas condições de uso (preferencialmente novas) para a realização do jogo, o qual será definido o uso do tubo de bolas por intermédio de sorteio antes do início do jogo.
Art. 9 – Se o número de inscrições for abaixo de 10 tenistas em qualquer uma das categorias, masculina ou feminina, o formato da competição deixará de ser eliminatório.
§ 1º - A categoria que se enquadrar neste artigo, passará a ser disputada no formato aonde todos os participantes jogarão entre si e os 2 melhores resultados disputarão a final, num jogo único para decidir quem será o campeão da categoria.
§ 2º - Em caso de empate para a definição dos finalistas, os critérios de desempate serão: maior número de vitórias, maior número de jogos realizados e menor número de games perdidos.
CAPÍTULO IV - DOS AGENDAMENTOS
Art. 10 - O agendamento das partidas deve ser acordado entre os tenistas, obedecendo a cada rodada de classificação, de acordo com os dias e horários já determinados pela organização do torneio.
§ 1º - As rodadas acontecerão de acordo com o cronograma disponibilizado no grupo oficial do WhatsApp da TPT, podendo sofrer alterações pelas condições climáticas.
Art. 11 - Os jogos serão realizados durante o período 31/10/2022 à 13/11/2022, sendo durante a semana no período noturno das 18h30 às 21h30 e durante feriado e fins de semana das 8h00 às 20h30, obedecendo cronograma estipulado pela organização do torneio na quadra pública de tênis situada na Praça Tobias de Arruda Bueno.
§ 1º - Os horários para agendamento serão liberados pela organização por rodada de classificação, ou seja, ao término de cada rodada a plataforma “LetzPlay” estará disponível aos que passarem de fase.
§ 2º - Jogos agendados no primeiro horário (08h00 ou 18h30) terão uma tolerância de atraso de quinze minutos e os jogos agendados para o segundo horário (09h30 ou 20h00) terão também uma tolerância de quinze minutos. Se o jogador não chegar até este horário, o resultado do jogo será dado como W.O. e a presença nos jogos deverá ser realizada na quadra.
§ 3º - Uma vez feito o agendamento, o jogo deverá obrigatoriamente, ser realizado na data acordada entre os tenistas obedecendo o cronograma do torneio.
Art. 12 - É prioridade dos tenistas estipularem o dia e horário para a realização da partida, de acordo com a rodada em que se encontram conforme avançarem no torneio
§ 1º - Uma vez agendado o jogo na plataforma “LetzPlay”, este só poderá ser desmarcado em caso de força maior ou condições climáticas, conforme Cap. III, art. 4, § 6º e § 7º.
§ 2º - Fica estabelecido os seguintes horários para agendamento na plataforma “Letzplay”: durante a semana às 18h30, 20h e 21h30; finais de semana e feriado às 08h00, 9h30, 11h, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h e 20h30.
Art. 13 - É expressamente proibida a realização de jogos do 1º Torneio Tênis Praça Tobias em quadras fora das dependências da quadra de tênis da Praça Tobias de Arruda Bueno. Caso venha a ocorrer, os respectivos resultados não serão aceitos para fins de classificação no torneio, podendo até ocasionar na eliminação da competição.
CAPÍTULO V – PREMIAÇÕES
Art. 14 - Serão premiados os campeões das categorias masculino e feminino com 1 Troféu, 1 mês de aula de tênis, 3 meses de academia, 1 mês de Composta+ e 2 kg de Adubo Orgânico Composta+ e os vice-campeões das categorias masculino e feminino ganharão 1 Troféu, 1 mês de academia, 1 mês de Composta+ e 1kg de Adubo Orgânico Composta+.
CAPÍTULO VI – CASOS OMISSOS
Art. 15 - Serão resolvidos junto à comissão do 1º Torneio Praça Tobias.
Art. 16 - Este regulamento entrará em vigor na data de início da competição, revogadas as disposições em contrário.