REGULAMENTO - II TORNEIO VILA SPORTS
CAPÍTULO I – DO TORNEIO
Art. 1 – O torneio será realizado nos dias 17, 18 e 19 de Novembro do ano de 2023, tendo- se pelo presente regulamento.
CAPÍTULO II – DAS MODALIDADES E CATEGORIAS
Art. 2 - Serão disputadas as modalidades: Duplas Mistas, Femininas e Masculinas
(Categoria principiante, Categoria D, Categoria C Masculino e OPEN).
Parágrafo 1o – Principiantes serão aceitos atletas que não tenham jogado categorias D/C/B/A ou PRO em alguma etapa do torneio cearense de Beach Tennis; Categoria C serão aceitos atletas que não tenham jogado categorias B/A ou PRO em alguma etapa do torneio cearense de Beach Tennis. Categoria OPEN serão aceitos atletas de qualquer categoria, com exceção dos atletas que já tenham disputado categoria PRO em alguma etapa do torneio cearense de Beach Tennis. O atleta que fizer a sua inscrição pertencendo a qualquer categoria acima, poderá ser desclassificado mediante denúncia a mesa de arbitragem.
Parágrafo 2o – O atleta poderá se inscrever em uma categoria acima do seu nível original (ex: atleta principiante poderá jogar Principiante + D, atleta D poderá jogar D + C, categoria open todos podem participar.)
CAPÍTULO III – DOS SORTEIOS DAS CHAVES
Art. 3 - As chaves do torneio de Beach Tennis serão sorteadas e divulgadas no dia 15 de Novembro, ficando na responsabilidade do atleta procurar ver os dias e horários dos seus respectivos jogos.
CAPÍTULO IV – DAS CHAMADAS E COMPARECIMENTOS
Art. 4 - Todos os jogos serão chamados pela de “mesa de arbitragem”; haverá tolerância de 10 minutos para a apresentação do Beach tenista na quadra. A partir da chamada do jogo, será declarado perdedor o atleta que não se apresentar na quadra após esse período de tolerância.
Art. 5 - Após a aplicação do W.O pelo árbitro geral, não é permitida a realização do jogo, mesmo que haja comum acordo entre os jogadores. A dupla que perder por W.O é eliminada apenas do jogo em questão, e terá como resultado 6x0 para a dupla adversária. Quando ocorrer a desistência, a dupla que desistiu, perde o jogo (tendo como resultado 6X0 para a dupla adversária) e caso queiram permanecer na competição, completam-se os jogos restantes conforme a tabela de jogos.
Art.6 - Após a chave sorteada e divulgada, não será permitida a troca de parceiros ou inclusão de substitutos, com exceção de caso fortuito ou força maior.
CAPÍTULO V – DOS UNIFORMES
Art. 7 - Os Beach tenistas deverão se apresentar com vestimenta adequada para a prática do Beach Tennis. Não será permitido jogar sem camisa.
CAPÍTULO VI – DOS JOGOS
Art. 8 - O Beach tenista deverá confirmar sua presença no local do torneio na mesa de arbitragem. O aquecimento não poderá ultrapassar o tempo de 05 minutos. A troca de lado não poderá ultrapassar o tempo de 01 minuto e 30 segundos.
Art. 9 - Não é permitido receber instruções na quadra, ou de fora dela, em nenhum momento durante a partida, cabendo a perca de pontos/games/set caso sejam refratores. Os jogos terão acompanhamento do árbitro auxiliar/geral do torneio. A decisão de colocar um árbitro no jogo caberá ao árbitro geral.
CAPÍTULO VII – DA FORMA DE DISPUTA
Art. 10 – As Categorias serão distribuídas em grupos, cada grupo com 3 ou 4 duplas que jogam entre si, classificando as duas primeiras duplas de cada grupo para a fase eliminatória da competição. *A comissão técnica poderá definir por nível técnico ou sortear as duplas cabeças de chave.
Art. 11- Fase de Grupos: Joga-se um set até 6 games. Havendo empate em 5x5, joga-se um tie - break (até 7 pontos);
Art. 12 - Fase Eliminatória: Joga-se um set até 6 games. Havendo empate em 5x5, joga-se um tie - break (até 7 pontos);
Art. 13 - Após a ordenação das equipes que avançaram da fase de grupos, a chave eliminatória será preenchida com o melhor classificado assumindo a cabeça de chave 1, o segundo melhor classificado assumindo a cabeça de chave 2, de acordo com o regulamento da federação cearense de tênis.
CAPÍTULO VIII – CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Art.14 - Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
1o - Maior número de vitorias;
2o - Confronto direto (em caso de 2 duplas empatadas);
3o - Maior saldo de games (caso sejam três duplas empatadas)
4o - Sorteio (casos onde ainda persistir o empate)
Observações: Caso as 3 duplas tenham saldo diferente, será determinado automaticamente o 1o, 2o e 3o colocados.
CAPÍTULO IX – DO TEMPO DE DESCANSO ENTRE OS JOGOS
Art. 15 - O período mínimo de descanso para a próxima partida de um Beach tenista no mesmo dia será como a seguir:
a) 5 minutos (disputa em fase de grupos);
b) 10 minutos (disputa em fase eliminatória).
CAPÍTULO X – DA ARBITRAGEM
Art. 16 - A arbitragem do evento ficará a cargo de um arbitro geral e árbitros auxiliares. O arbitro geral terá total autonomia para quaisquer decisões referentes aos jogos.
CAPÍTULO XI – DAS REGRAS, REGULAMENTOS E CÓDIGOS DE CONDUTA
Art. 17 - As regras e o regulamento para torneios nacionais de Beach Tennis estarão sendo aplicados para quaisquer situações não detalhadas nesse regulamento. Será aplicado o código de conduta para torneios nacionais vigente.
CAPÍTULO XII – DO DIRETOR DO TORNEIO
Art. 18 - O diretor do torneio é o responsável pela organização. Sua função é a de responder por todos os itens obrigatórios necessários do torneio.
Art. 19 - Os casos omissos a esse regulamento serão resolvidos pela comissão técnica.
Crateús, 20 de Outubro de 2023.