Regulamento
RANKING GERAL DO SPAC – REGULAMENTO
Capítulo I - DO RANKING
Art. 1º O Ranking Geral do Spac é um sistema oficial de classificação de tenistas do Clube Atlético São Paulo.
Art. 2º O ranking tem como objetivo promover a integração de associados e associadas do Spac por meio de uma competição saudável e recreativa, baseada em regras reconhecidas pela Federação Internacional de Tênis.
Art. 3º Todos os associados e associadas do Spac podem participar do ranking, independentemente do nível técnico, da idade e do gênero com o qual a pessoa se identifica.
Art. 4º Participantes do ranking se comprometem a agir com educação e companheirismo, além de respeitar todos os artigos deste regulamento e as normas de uso das dependências do Spac.
Art. 5º O ranking terá início no dia 1º de março de 2024 e não tem data para terminar.
Capítulo II – DA INSCRIÇÃO
Art. 6º A inscrição para o ranking deve ser feita a qualquer tempo por meio da plataforma LetzPlay, na página do Spac, por meio do endereço eletrônico LetzPlay.me/SPAC ou do aplicativo correspondente.
Art. 7º Cabe à organização do ranking autorizar a inscrição de participantes, que devem ser associados ou associadas do Spac.
Art. 8º Tenistas que fizerem a inscrição até as 22h do dia 29 de fevereiro de 2024 poderão receber pontos de bônus na rodada inicial, desde que informem à organização a categoria em que se encaixam.
Parágrafo único. A organização do ranking, ao determinar o bônus de cada participante, levará em conta o objetivo de evitar confrontos assimétricos nas primeiras rodadas.
Art. 9º Tenistas que fizerem a inscrição após o prazo mencionado no art. 8º não receberão bônus relativo à rodada inicial.
§1º Excepcionalmente, a organização poderá atribuir bônus a tenistas que se inscrevam com o ranking em andamento.
§2º Tenistas que ganharem bônus após o dia 29 de fevereiro de 2024 estarão sujeitos a receber, nos meses seguintes, bônus negativos que somem igual valor, mas com o sinal trocado.
Capítulo III – DO SISTEMA DE DISPUTA
Art. 10 As partidas do ranking serão decididas por sorteio realizado na plataforma LetzPlay.
Art. 11 Os sorteios serão realizados de forma automática entre 0h01 e 1h do dia 1º de cada mês.
§1º Não cabe à organização adiantar ou atrasar o sorteio.
§2º Falhas técnicas da plataforma LetzPlay que resultem em atraso no sorteio serão resolvidas no menor tempo possível, sem que isso interfira nos demais prazos estabelecidos neste regulamento.
Art. 12 Cada participante do ranking será sorteado para dois confrontos mensais, que devem ser realizados impreterivelmente até o último dia de cada mês.
Parágrafo primeiro. Partidas não realizadas até o final do mês serão canceladas.
Art. 13 Sempre que possível, os sorteios serão realizados entre tenistas que estejam no máximo a 5 (cinco) posições de distância entre si na classificação do ranking.
Parágrafo único. Se necessário, essa distância poderá ser ampliada para garantir a viabilidade matemática do sorteio.
Capítulo IV – DAS PARTIDAS
Art. 14 As partidas deverão ser disputadas dentro das dependências do Spac, nas quadros de saibro.
Parágrafo único. Caso haja comum acordo entre tenistas, admite-se a realização de partidas na quadra dura.
Art. 15 Jogadores e jogadoras devem levar para a partida bolas de tênis em boas condições de uso.
§1º A organização sugere que cada tenista leve para o confronto um tubo de bolas novas e que apenas um desses tubos seja aberto, reservando-se à pessoa vitoriosa o tubo fechado e deixando o tubo aberto com quem perder.
§2º Esta sugestão não tem caráter vinculante.
Art. 16 Os jogos do ranking deverão ser disputados no sistema “melhor de 3 (três) sets”, cabendo a vitória a quem somar 2 (dois) sets.
§1º O terceiro set, se necessário, será disputado no formato supertiebreak, o qual será vencido por quem atingir 10 (dez) pontos primeiro, desde que com uma diferença de pelo menos 2 (dois) pontos.
§2º Em caso de desistência após o início da partida, a pessoa que desistiu será considerada derrotada.
Art. 17 Aplicam-se às partidas as regras oficiais da Federação Internacional de Tênis, incluindo a troca de lado da quadra, a qualidade das bolinhas, o intervalo máximo entre games ou sets e a foot fault, entre outras normas nem sempre observadas em jogos amistosos.
Art. 18 Dado que as partidas serão realizadas sem a presença de um árbitro, cabe aos jogadores e jogadoras aplicar as regras, incluindo as chamadas de bola dentro ou fora.
§1º A autoridade para a chamada de bola dentro ou fora é do jogador ou jogadora que estiver do lado da quadra onde a bola quicou.
§2º O jogador ou jogadora que estiver do outro lado da quadra, caso discorde da chamada, poderá, em caráter excepcional, solicitar para ver a marca no saibro.
§3º Em caso de divergência que não possa ser resolvida pela marca no saibro, o ponto deve ser jogado novamente, retornando-se ao primeiro saque do ponto em disputa.
Capítulo V – DO AGENDAMENTO DOS JOGOS
Art. 19 É dever de cada participante procurar seus adversários ou adversárias até as 23h59 do dia 5 de cada mês e oferecer pelo menos 4 (quatro) opções de data e horário para o jogo ser realizado.
§ 1º Pelo menos uma das opções de data deve ser em um sábado ou um domingo.
§2º Para que uma opção seja válida, ela precisa ser oferecida por contato telefônico ou mensagem de WhatsApp com pelo menos 12 (doze) horas de antecedência; além disso, é preciso haver pelo menos 6 (seis) horas de intervalo entre duas opções de horário (por exemplo, não conta como duas opções "segunda, dia 8, às 7h" e "segunda, dia 8, às 10h").
Art. 20 Participantes que não seguirem o descrito no artigo 19 estarão sujeitos a perder de W.O., conforme o Capítulo IX.
Art. 21 Caso o artigo 19 tenha sido respeitado, mas o jogo não seja realizado por incompatibilidade de agendas, a partida deve ser considerada cancelada.
Capítulo VI – DO RESULTADO DOS JOGOS
Art. 22 É dever de cada participante zelar pelo lançamento correto de resultados de jogos na plataforma LetzPlay, bem como pela aprovação dos placares.
§1º Em caso de desistência, todos os games a partir da desistência devem ser considerados perdidos por quem desistiu.
§2º Caso um resultado não seja lançado na plataforma até 23h59 do último dia do mês, o jogo será considerado cancelado, mesmo que ele tenha sido disputado.
Capítulo VII – DA PONTUAÇÃO
Art. 23 Aplicam-se as seguintes pontuações no ranking:
I – 100 (cem) pontos por vitória;
II – 25 (vinte e cinco) pontos por derrota na quadra;
III – - 100 (menos cem) pontos por derrota por W.O.;
IV – 126 (cento e vinte e seis) pontos por vitória por W.O.;
V – 15 (quinze) pontos adicionais por set vencido;
VI – 1 (um) ponto adicional a cada game vencido;
VII – - 1 (menos um) ponto a cada game perdido.
§1º Tiebreak e supertiebreak contam como 1 (um) game.
§ 2º Supertiebreak conta também como 1 (um) set.
Art. 24 Jogos que, por qualquer motivo, não sejam realizados ou finalizados até o final do mês serão cancelados e resultarão em 0 ponto para cada tenista envolvido na disputa.
Art. 25 Os pontos recebidos por participantes do ranking têm validade de 5 (cinco) rodadas e, após esse período, eles serão excluídos automaticamente do total acumulado, num sistema semelhante ao utilizado pela ATP e pela WTA.
§1º Rodada é o período de 1 (um) mês no qual jogadores e jogadoras devem fazer 2 (dois) jogos.
§2º Esta regra se aplica a pontos positivos, neutros (no caso de jogos cancelados), negativos (em caso de W.O.) e bônus.
Capítulo VIII – DA CLASSIFICAÇÃO
Art. 26 A classificação do ranking se dará a partir dos pontos recebidos por jogadores e jogadoras de acordo com o Capítulo VII.
Parágrafo único. Em caso de empate em pontos entre tenistas, o desempate será definido pela plataforma LetzPlay.
Capítulo IX – DO W.O.
Art. 27 Poderá ser lançado W.O. quando um jogador ou jogadora:
I – Não oferecer pelo menos 4 (quatro) opções de data e horário, de acordo com os artigos 19 e 20;
II – Não comparecer ao jogo por qualquer motivo;
III – Desmarcar o jogo com menos de 12 horas de antecedência;
IV – Chegar mais de 20 minutos depois do horário marcado;
V – Cancelar um jogo previamente marcado sem oferecer alternativas viáveis para sua realização posterior.
Parágrafo único. No caso do inciso V, se as alternativas forem oferecidas, mas o jogo ainda assim não puder ser remarcado, o placar não deve ser considerado W.O., mas sim derrota por duplo 6-0 de quem cancelou a partida.
Art. 28 Participantes que derem causa a 3 (três) W.O.s em dois meses seguidos ou 4 (quatro) W.O.s num período de 5 (cinco) meses poderão ser suspensos por prazo determinado pela organização do ranking.
Capítulo X – DO STATUS NA PLATAFORMA LETZPLAY
Art. 29 É dever de cada participante zelar para que seu status no LetzPlay esteja “ativo” apenas se estiver em condições de jogar na próxima rodada.
Art. 30 Participantes que souberem de antemão sobre a impossibilidade de oferecer 4 (quatro) opções de data e horário num determinado mês deverão marcar seu status como “inativo” até 23h59 do dia imediatamente anterior ao sorteio.
Art. 31 Participantes com status inativo na data do sorteio ficarão de fora da rodada, ou seja, não sofrerão W.O.s nem marcarão pontos.
Capítulo XI – DAS PUNIÇÕES
Art. 32 Poderão receber pena de suspensão ou exclusão do ranking os jogadores ou jogadoras que, entre outras condutas:
I – Derem causa a W.Os, conforme artigo 27;
II – Lançarem resultados falsos na plataforma LetzPlay ou simularem partidas com a finalidade de burlar a competição;
III – Agredirem verbal ou fisicamente participantes do ranking ou funcionários do clube.
Capítulo XII – CONSIDERAÇÕES FINAIS
Art. 33 Eventuais divergências entre participantes do ranking devem ser resolvidas pelas pessoas envolvidas.
§1º Em último caso, a comissão organizadora do ranking, a Capitania do Tênis e a Diretoria de Esportes podem ser chamadas a intervir.
§2º Ao resolver disputas, a comissão organizadora do ranking, a Capitania do Tênis e a Diretoria de Esportes levarão em conta os relatos e as provas sobre o acontecimento, as regras da Federação Internacional de Tênis, o regulamento do ranking e as regras do clube.
Art. 34 Casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do ranking.