REGULAMENTO:
REGULAMENTO RANKING DE TÊNIS AAA 2023.
I - OBJETIVO
Estimular a prática do tênis, replicando situações reais de jogo e incentivando o convívio social.
II - INSCRIÇÃO PARA ENTRAR NO RANKING
A inscrição poderá ser feita pelo associado cadastrado no setor de tênis.
Todos os jogadores devem possuir cadastro e um perfil de tenista no sistema LetzPlay (
https://letzplay.me), que será criado pela organização. O tenista será notificado por e-mail sobre a criação do perfil e precisa criar sua senha de acesso.
O novo participante entrará na última colocação de sua categoria.
III - ADMINISTRAÇÃO DO RANKING
O ranking será administrado por uma comissão que será responsável por:
Analisar sugestões levantadas para alteração deste regulamento;
Efetuar inclusões de novos tenistas;
Acompanhar e aprovar os resultados dos jogos;
Etc.
IV - PARTICIPANTES
O Ranking será divido dentre as seguintes categorias:
Categoria Principal
Categoria Principiante
V - SISTEMA DE DISPUTA
O sistema do ranking será de sorteio.
Todo dia 1 de cada mês o sistema LetzPlay abrirá uma nova rodada liberando 3 confrontos para cada jogador.
O ranking adotará um sistema de no qual os jogadores deverão realizar 3 jogos por rodada na categoria Principal e 2 jogos na categoria Principiante, sendo cada rodada equivalente a 1 mês de duração limitado àquele mesmo mês (exemplo: se a rodada começou dia 1 de janeiro, encerrará dia 31 de janeiro; se a rodada começou dia 05 de janeiro, encerrará dia 30 de janeiro, etc.),
Pontuação:
Vencedor: 100 pontos.
Perdedor: 25 pontos.
Vencedor por W.O: 100 pontos.
Perdedor por W.O: 0 pontos.
VI - JOGOS
Período dos jogos:
O jogador terá uma janela de dias (conferir no calendário de jogos) para entrar em contato com o adversário, marcar, jogar e colocar o resultado no Letzplay.
* Será avisado no grupo dos jogadores no whatsapp cada sorteio realizado.
Haverá 5 minutos de aquecimento antes do início da partida e descanso de 1min30 entre os games.
Todos os jogos na rodada serão válidos para efeito de classificação, inclusive vitórias por W.O.
Uma partida só poderá ser postergada para o prazo da rodada seguinte por motivo de força maior.
Em caso de tentativa de evitar WO, os jogadores poderão adiantar seus jogos, em caso de disponibilidade de ambos, e também de quadras. (durante o mês/rodada).
Serão disputados em melhor de dois sets + supertiebreak ( até 10 pontos e se necessário até abrir 2 pontos), set (6 games) com tiebreak no 6/6 (até 07 pontos, e se necessário até abrir 2 pontos).
VII - RESULTADOS DOS JOGOS:
O vencedor do confronto será o responsável por colocar o resultado no Letzplay.
Adiamento de jogos:
O jogador poderá adiar e remarcar seu confronto, nos seguintes casos:
Lesões ortopédicas comprovadas que impeçam a prática do tênis.
Período de afastamento e reabilitação pós cirúrgico.
O jogador deverá informar a organização o motivo para que haja o adiamento.
Constatada a restrição, estará autorizado o reagendamento.
Não serão aceitos adiamentos de jogos sem motivos justos e acordo com a organização.
Período para remarcar:
O jogador terá no máximo 2 rodadas seguintes, para jogar os jogos adiados.
Após esse período, o jogo não realizado, será dada vitória por W.O para o adversário.
O jogo adiado, será acumulativo com a rodada vigente.
Em caso de chuva nos últimos 3 dias do término da rodada, caso a mesma impeça os agendamentos dos jogos, a organização decidirá por quanto tempo a rodada será prorrogada, caso haja necessidade.
Cancelamento dos jogos:
O jogo será cancelado e ambos os jogadores não pontuarão nas seguintes situações:
Jogo não realizado dentro do período do sorteio ou no máximo uma rodada de atraso, sem motivo justo e acordo com a organização.
Não serão aceitos resultados informados somente no grupo de jogadores no whatsapp.
Premiação:
Categoria Principal.
Categoria Principiante.
3 primeiros colocados do Ranking.
VIII - RESERVA DAS QUADRAS
A reserva de horários através da plataforma Lptennis não garante a reserva delas no clube. A responsabilidade de marcação dos jogos (data, horário e local) é de total responsabilidade dos jogadores, não cabendo ao clube o compromisso de garantir quadras livres.
IX - CASOS OMISSOS
Os casos omissos e não previstos neste regulamento serão resolvidos pela organização
X - DO CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTO
Todo (a) tenista ao fazer sua inscrição neste ranking, declara ter total conhecimento das regras do esporte e preservar o respeito e a cordialidade.
XI - PROCEDIMENTOS ÉTICOS E REGRAS PARA JOGOS SEM JUIZ DE CADEIRA
1 - Cada jogador é responsável por todas as marcações no seu lado da quadra. O tenista deve ser honesto em todas as suas marcações. Porém, em caso de dúvida, ele deve dar o benefício da dúvida para o seu oponente e marcar a bola como "boa".
2 - É obrigação de o tenista marcar todas as bolas do seu lado da quadra; porém, para ajudar o seu oponente, quando este pedir, deve o tenista marcar contra si mesmo todas as bolas que ele viu claramente serem "fora" no lado da quadra de seu adversário.
3 - Qualquer marcação ("fora", "let", "fault") deve ser feita imediatamente, isto é, deve ser feita antes de o adversário golpear a bola, ou antes, de seu próprio golpe ir para fora. Se isso não for feito, a bola que originou a marcação será considerada "em jogo".
4 - Se você marcou uma bola como "fora" e depois verificou que foi "boa", deve corrigir sua marcação e, se a bola finalizava o ponto, deve dar o ponto ao seu oponente.
5 - Se os jogadores não se entenderem quanto ao escore, devem voltar até o último escore em que ambos estejam de acordo e recomeçar o jogo naquele escore.
6 - O tenista está proibido de checar marca da bola no campo de seu adversário, a menos que tenha sido convidado por seu oponente para fazê-lo.
7 - Quando não houver "boleiros" nos jogos, o tenista deverá pegar todas as bolas que estiverem no seu lado da rede e enviá-las para o sacador.
8 - O recebedor não deve responder o saque quando vir claramente que foi um "fault", devendo deixar a bola passar.
9 - Jamais peça ajuda ou testemunho de espectadores, pais, treinadores, etc, para marcação de bolas ou para qualquer outro assunto que diga respeito a ocorrências na quadra.
10 - O sacador deve, em bom som, anunciar o escore da partida antes de começar cada "game" e o escore do "game" a cada ponto.
11 - Espere até que o ponto termine antes de passar atrás de uma quadra onde esteja havendo um jogo.
Para o fair-play:
• Sorteio no início do jogo para decidir saque e lado;
• Voltar o ponto em caso de bolas duvidosas;
• Necessariamente cumprimentar parceiros e adversários ao final de cada jogo.