DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1.As competições de Beach Tennis no estado de Goiás, homologadas pela Federação Goiana de Tênis (FGT), deverão obedecer às normas estabelecidas no presente regulamento e terão a supervisão técnica da FGT.
1.2.A FGT, visando fomentar o desenvolvimento da modalidade esportiva, reserva-se o direito de credenciar competições em parceria com clubes, academias, pessoas e empresas com observância deste Regulamento, das normas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e das regras internacionais vigentes;
1.3. Segue composto pelos torneios oficiais do Departamento de Beach Tennis da FGT, com as seguintes classificações: CGBT 1000 (Amador e Profissional), CGBT 250 (Master e Sub) e CGBT 205 (Profissional);
INSCRIÇÕES
As inscrições dos torneios ocorrerão exclusivamente por meio do sistema Letzplay;
4.2. O atleta deverá realizar seu cadastro (gratuito) no sistema Letzplay (https://letzplay.me), e através de seu usuário e senha poderá inscrever-se nos torneios;
4.3. Os atletas amadores poderão se inscrever em até 3 (três) categorias, sendo uma por idade (Master ou Sub), uma por nível técnico (A, B, C ou Iniciante) e uma mista (Idade ou Nível Técnico), não podendo se inscrever em categorias de níveis técnicos diferentes e/ou em mais de uma categoria por idade.
4.4. O atleta não poderá se inscrever na categoria amadora e profissional simultaneamente, ou seja, só poderá participar de uma delas.
4.5. O atleta deverá se inscrever nos torneios respeitando seu nível técnico e idade. Caso ocorra a inscrição de um atleta em uma categoria abaixo do seu nível técnico ou este possua idade diferente a permitida na categoria por idade, tal inscrição será cancelada automaticamente, e somente será ressarcidada se estiver dentro do prazo de ressarcimento estabelecido neste regulamento. Caso tal discrepância somente seja confirmada após o início do torneio, o atleta imediatamente será desclassificado sem direito ao reembolso de seu valor.
4.6. O nível técnico do atleta será analisado pelo Departamento De ARBITRAGEM resposanvel pelo torneio através do histórico de torneios (registrados em qualquer sistema de torneios) do atleta com chancela de Federações e/ou Confederação, assim como seu saldo de pódios em tal categoria chancelada.
4.7. Será considerado iniciante (D), atletas que possuam até 12 (doze) meses na modalidade, sendo considerado o início da contagem a partir da inscrição no primeiro torneio em seu histórico de torneios (registrados em qualquer sistema de torneios) e/ou atletas que tenham jogado até 6 (seis) torneios (registrados em qualquer sistema de torneios). Os registros serão considerados a PARTIR da PRIMEIRA inscrição do atleta.
4.8. O prazo para pagamento das inscrições será de estipulado pela organização do torneio.
4.9. A inscrição da dupla só será confirmada mediante o pagamento dos dois membros da dupla, ou seja, se um dos atletas não realizar o pagamento dentro do prazo estabelecido, a inscrição da dupla será automaticamente cancelada;
SUBSTITUIÇÕES
6.1. Poderá haver troca de parceiro nas duplas antes da divulgação das chaves, desde que respeitada a idade e/ou o nível técnico da categoria disputada. O atleta que permanece na dupla deve entrar em contato com o Departamento de ARBITRAGEM da BTSports (que se responsabilizará pela verificação de compatibilidade da substituição) solicitando a substiuição, e informar os dados do cadastro no sistema Letzplay do novo parceiro;
6.2. Após a divulgação das chaves, é possível a substituição de atletas ausentes até antes do início da primeira partida daquela categoria, preservados os mesmos critérios do ítem anterior, somados à apresentação de atestado (médico, psicológico, fisioterapeuta ou odontológico)
Após o início do primeiro jogo da categoria, não será permitida qualquer substituição;
6.4. Em hipótese alguma o sorteio dos grupos das categorias será refeito ou alterado por motivo de substituição; 6.5. Em caso de desistência (cancelamento de inscrição) de dupla, comunicada a equipe de arbitragem com até 24 (vinte e quatro) horas antes do início do torneio (após o sorteio das chaves), desde que por justo e documentado motivo, poderá ser incluída uma dupla em substituição à vaga desistida, seguindo o critério de inclusão alternate, ou seja, a dupla imediatamente abaixo na lista de espera entrará na chave. Esta dupla deverá realizar o pagamento da inscrição em até 1 (uma) hora, caso não o realize, a fila será seguida até que se encerrem as chamadas;
6.6. Somente serão aceitas como alternate, duplas devidamente inscritas na categoria que estavam na fila de espera.
SISTEMA DE DISPUTA
10.1. A composição de grupos e chaves seguirá o modelo previsto no regulamento vigente da CBT;
Categorias Amadoras (Duplas Femininas e Masculinas) a) Fase de Grupos: Um set de 6 games sem vantagem (no-ad), 5x5 vai a 7 e 6x6 disputa-se o tie break de 7 pontos corridos, desde que com diferença de 2 pontos. b)
Fase Eliminatória: Segue formato da fase de grupo.
Categorias Profissionais (Duplas Femininas e Masculinas) a) Disputadas em sistema eliminatório simples: Melhor de 3 sets sem vantagem (no-ad), o primeiro e o segundo set serão disputados em "set com tie-break" (5x5 vai a 7 e 6x6 disputa-se o tie break de 7 pontos corridos, desde que com diferença de 2 pontos), havendo a necessidade do terceiro set este será disputado através do "super tie-break" até 10 pontos, desde que com diferença de 2 pontos sobre o oponente.
COMPOSIÇÃO DAS CHAVES
11.1. Os grupos serão montados de acordo com a quantidade de duplas inscritas: a) 3 a 5 duplas: todos contra todos (Round Robin) b) 6 duplas: 2 grupos de 3 duplas c) 7 duplas: 2 grupos (1 grupo de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas) d) 8 duplas: 2 grupos de 4 duplas e) 9 duplas: 3 grupos de 3 duplas f) 10 duplas: 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas) g) 11 duplas: 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas) h) 12 duplas: 4 grupos de 3 duplas i) 13 duplas: 4 grupos (3 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas) j) 14 duplas: 4 grupos (2 grupos de 4 duplas e 2 grupos de 3 duplas) k) 15 duplas: 5 grupos (5 grupos de 3 duplas).
11.2. Até 5 duplas, será campeão quem tiver vencido mais partidas; 11.3. De 6 a 8 duplas classificam os 2 primeiros de cada grupo para a semifinal;
11.5. O Árbitro Geral que definirá a quantidade máxima de inscritos por categoria, de acordo com a estrutura e disponibilidade do local da competição, para que a programação ocorra de forma fluida e viável para os atletas participantes.
12.2. Os atletas classificados da fase de grupos para a fase eliminatória, serão ordenados como cabeças de chaves seguindo os critérios abaixo: a) Caso todos os grupos tiverem o mesmo número de duplas:
1º - Maior número de vitórias;
2º - Melhor saldo de sets;
3º - Melhor saldo de games;
4º - Melhor ranking;
5º - Sorteio.
Caso os grupos tenham números diferentes de duplas:
B)1º - Sets average*;
C) 2º - Games average*;
D) 3º - Melhor ranking (soma da dupla);
E) 4º - Sorteio. *Soma dos games/sets ganhos divididos pelos games/sets jogados (soma dos resultados de todos os jogos do grupo). Ex.: 6x4 | 6x4 | 6x4 = 18/30 = 0,6 12.3. Os segundos classificados de cada grupo irão para sorteio, não podendo jogar na primeira eliminatória contra uma dupla do mesmo grupo anteriormente jogado.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
1.Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando os seguintes critérios, pela ordem.
2. Empate com 2 (duas) duplas: a) Número de vitórias; b) Confronto direto. Empate com 3(três) duplas: a) Número de vitórias; b) Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1º, 2º e 3º colocado);
3.c) Melhor saldo de games (caso uma dupla tenha saldo de games diferente das demais, esta dupla estará definida em 1º ou 3º, e o empate entre as outras duas será definido no confronto direto); d) Game average; e) Melhor ranking (soma da dupla); f) Sorteio (será aplicado no caso das 3 (três) duplas ainda estarem empatadas).
WO. E DESISTÊNCIAS
14.1. Serão tolerados 15 (quinze) minutos de quadra vaga para a aplicação do W.O., considerando a contagem a partir da chamada do jogo realizada da mesa de arbitragem, os atletas que não confirmarem presença estarão sujeitos ao início da contagem a partir do momento da chamada;
14.2. Na fase de grupos, caso haja um perdedor por W.O., a dupla perdedora estará automaticamente desclassificada da categoria e todos os jogos realizados pela dupla terão seus placares alterados para 6 x 0 em desfavor da dupla desclassificada. Por exemplo: Se existiam 3 duplas no grupo este grupo passará a contar com apenas 2 duplas. 14.3. Caso aconteça de ocorrerem 2 W.O’s em um grupo com apenas 3 duplas (ou 3 W.O’s em um grupo de 4 duplas), a dupla que permaneceu se classifica para a chave eliminatoria em primeiro lugar e o segundo colocado será um Bye.
14.4. Na fase eliminatória, a dupla que compareceu a partida passa para a próxima fase.
14.5. Será considerada desistência se um ou ambos atletas da dupla estiverem presentes no jogo e por algum motivo não puderem finalizar a partida, como por exemplo no caso de lesão.
14.6. Para efeito de desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogoExemplo:
Dupla A está vencendo o primeiro set por 3 a 1 da Dupla B; Dupla A desiste da partida; Árbitro irá colocar vitória da Dupla B com o seguinte resultado: Dupla B: 6 x 3 Dupla A.
TEMPO DE DESCANSO ENTRE OS JOGOS
15.1. O período mínimo de descanso para a próxima partida de um atleta disputando mais de um jogo no mesmo dia será de: a) 5 (cinco) minutos em disputa de fase de grupos; b) 60 (sessenta) minutos, em disputa melhor de 3 sets;
JOGOS
16.1. Os jogos poderão ser realizados a partir das 07:30 e finalizados ate às 23:30; 16.2. O tempo de aquecimento não poderá ultrapassar 3 (três) minutos para as categorias amadoras e 5 (cinco) minutos para as categorias profissionais;
16.3. O saque deverá ser realizado dentro do período de 20 (vinte) segundos após o início da partida ou ao término do último ponto;
16.4. A troca de lados não poderá ultrapassar o tempo de 90 (noventa) segundos, exceto ao término de cada set quando o tempo será de 120 (cento e vinte) segundos;
16.5. Nas categorias mistas os jogadores masculinos devem realizar o saque com movimento abaixo da linha do ombro; 16.6. Todo o atleta ao realizar a sua inscrição em qualquer torneio do BT Sports, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais; 16.7. O não cumprimento dos itens acima pode acarretar a punição do atleta, pelo Árbitro Geral ou seus auxiliares do torneio.
ARBITRAGEM
18.1.A arbitragem dos torneios ficará a cargo de um Árbitro Geral, sendo assessorado por árbitros auxiliares, todos devidamente aprovados pelo CBT;
18.2. Durante a realização dos torneios, o Árbitro Geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm entre suas atribuições o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta;
18.3. O Árbitro Geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente
. No caso de violações de código de conduta, o Árbitro Geral deverá informar ao Departamento de Beach Tennis da FGT, através de formulário próprio, a penalidade aplicada, no caso de recorrências caberá ao Departamento de Beach Tennis da FGT tomar as medidas cabíveis quanto ao atleta;
18.5. Somente o Árbitro Geral do torneio poderá alterar horários de jogos, alterar jogos para o dia seguinte ou qualquer outro dia, outra quadra ou outro local. O mesmo tem autonomia para realizar este procedimento a qualquer momento que entender necessário, sem interferência dos atletas, técnicos ou dirigentes;
18.6. O sorteio das chaves será de responsabilidade do Árbitro Geral do torneio;
18.7. As chaves e programação devem ser divulgadas pelo Árbitro Geral pelo menos 72 (setenta e duas) horas antes do ínicio dos torneios. DIRETOR TÉCNICO DO TORNEIO
19.1. O Diretor Técnico do Torneio é o responsável pela organização do campeonato. Sua função é a de responder por todos os itens obrigatórios necessários ao bom andamento do torneio.
19.2. O Diretor Técnico do Torneio é a comunicação direta durante a realização do torneio, estando ciente e participando de todas as decisões tomadas para o bom andamento do torneio.
CÓDIGO DE CONDUTA
21.1. O código de conduta poderá ser aplicado pelo Árbitro Geral, Árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou Árbitro de cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o Árbitro Geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
a)Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
b)Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis;
c)Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra
d)Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
e)Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
f)Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
g)Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
h)Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
i)Roupas e Acessórios: Masculino: obrigatório usa de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga; Feminino: é permitido o uso de “top” e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior e/ou inferior;
j)É terminantemente proibido o consumo de bebida alcoólica, bem como a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
21.2. Penalidades por infração do código de conduta:
a)1ª Violação: Advertência;
b)2ª Violação: Perda de Ponto;
c)3ª Violação: Perda de Game;
d)A partir da 4ª violação ficará a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação do atleta faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
DISPOSIÇÕES FINAIS
26.Este regulamento entrará em vigor na data de sua publicação oficial. , Rio Verde 01 de agosto de 2024.