Regulamento
I - DO RANKING
a. O ranking tem como objetivo promover a prática esportiva, de modo que, venha a contribuir para o desenvolvimento da modalidade.
b. Para participar do ranking, o tenista deverá estar cadastrado na academia Fisiotenis, como mensalista ou participante apenas do ranking.
c. Programa: todos os jogos acontecerão durante o prazo estabelecido de 10 meses, com data de início e fim.
d. Período de disputa: as partidas ocorrerão entre 05/02/2018 e 25/11/2018. Com a finalização do ranking teremos um torneio “master” (regulamento em desenvolvimento)
e. As rodadas serão abertas e encerradas nas seguintes datas:
05 de fevereiro---1ª rodada
05 de março------ 2ª rodada
02 de abril ---------3ª rodada
30 de abril ---------4ª rodada
04 de junho -------5ª rodada
02 de julho --------6ª rodada
30 de julho --------7ª rodada
03 de setembro - 8ª rodada
01 de outubro ----9ª rodada
29 de outubro ---10ª rodada
e. Serão criados três rankings: o Ranking Elite, Ranking A, Ranking B. As posições no ranking serão geradas a partir das posições no Torneio Classificatório. Os novos jogadores, que queiram entrar durante a competição serão inscritos na última colocação do Ranking que melhor se enquadram e deverão pagar uma taxa de 35,00.
f. Duração do Ranking: 10 rodadas mensais com 4 jogos (sendo 2 obrigatórios) durante a rodada.
g. Ao final de cada 3 rodadas, o primeiro colocado do Ranking B será automaticamente promovido ao Ranking A, ocupando a última posição com 20 pontos a menos do último jogador. O Ranking B pode desafiar o Ranking A uma vez por rodada.
i. Aos jogadores do Ranking A será permitido desafiar jogadores do Ranking Elite uma vez por rodada. Caso vença os jogadores trocarão de posição e pontuação.
j. Ao final do Ranking cabe a administração da Fisiotenis optar pelo descenso de atletas. Essa ação será informada aos atletas classificados nas últimas posições e dependerá exclusivamente do planejamento para as edições do ano de 2019.
II - DOS JOGOS
a. Haverá 5 minutos de aquecimento antes do início da partida e descanso de 1min30 entre os games.
b. Todos os jogos únicos na rodada serão válidos para efeito de classificação, inclusive vitórias por W.O.
c. Uma partida só poderá ser postergada para o prazo da rodada seguinte, por motivo de força maior.
d. Em caso de tentativa de evitar WO, os jogadores poderão adiantar seus jogos, em caso de disponibilidade de ambos, e também de quadras. (durante o mês/rodada)
e. Haverá uma tolerância de 15 (quinze) minutos. Passado esse tempo, o jogador presente terá direito a vitória por W.O., exceto se o mesmo optar por aguardar o adversário. Neste caso o jogador que der W.O ficara responsável pelo pagamento do jogo todo (R$ 40,00).
f. Sistema de disputa: serão disputados melhor de 3 sets, sendo o 3º super tie-break. Um jogador do Ranking Acima só poderá ser desafiado por atletas do Ranking Abaixo uma vez por rodada.
g. O desafiante deverá propor “pelo menos” 3 datas para a realização do jogo. Necessariamente uma das datas sugeridas deve conter horário no final de semana. Os horários são: durante a semana das 6h30 as 20h30 ou fins de semana entre 07:00 as 15:00 sábado, e domingo das 8h30 às 12h. Caberá ao desafiado aceitar uma delas, caso contrário, o desafiado perderá por W.O.
i. Dos quatro jogos possíveis, aos jogadores, é permitido desafiar duas vezes e receber dois desafios. Os jogadores são obrigados a aceitarem o primeiro desafio, sendo o segundo desafio facultativo a aceitação. O desafio só poderá ser repetido depois de 1 rodada.
j. O desafio deverá ser feito através da plataforma Lptennis.com, ao qual será dada a todos os tenistas acesso pessoal e gratuito.
k. O participante do Ranking deverá pagar 20,00 (taxa fixa) por jogo realizado e o desafiante será responsável pelas bolas. A academia não emprestara bolas para a realização dos jogos. Os valores das disputas serão adicionados nos consumos e enviados no primeiro dia útil do mês seguinte.
l. Sobre as bolas: Estas deverão ser aprovadas pela ITF e poderão ser usadas no máximo em 2 partidas.
III – DA PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA NA INSCRIÇÃO
a. Aos jogadores, será atribuída uma pontuação inicial no novo ranking, que corresponderá a partir da soma de todos os atletas. O primeiro colocado do Ranking B ocupará a posição geral logo abaixo do último colocado no Ranking A.
b. Novos jogadores serão inscritos com 0 pontos, no Ranking determinado pela comissão técnica da Fisiotenis.
IV – DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DO RANKING
a. Em caso de vitória, o jogador recebera 100 pontos; em caso de derrota, 25; vitória por WO, 75; derrota por WO, 0; jogo não realizado também terá 0 pontos
b. Os jogadores estarão dispostos em faixas. Para os jogadores de faixas inferiores que venham a vencer será atribuída a bonificação de 20 pontos de sua faixa + 20 pontos da faixa superior. O vencedor da mesma faixa receberá 20 pontos por jogar em sua faixa. Vencedores de faixa superior não receberão tal bônus (dentro do mesmo Ranking).
c. Os jogadores manterão a posição por faixa do início ao fim da rodada vigente.
Ex.: Se um jogador estava na faixa 1 (em 4°) e perdeu os dois primeiros jogos (tornou-se 6°), ainda participará de dois jogos bonificando como se estivesse na faixa 1 e não na faixa 2.
d. Em caso de desafio partindo de jogador do Ranking Abaixo, o desafiado saindo-se vencedor receberá o valor da vitória (100 pontos), se o desafiante se sair vencedor receberá uma bonificação de 50 pontos, além do valor da vitória.