Regulamento
I - DO RANKING
a. O ranking tem como objetivo promover a prática esportiva, de modo que venha a contribuir para o desenvolvimento da modalidade.
b. Para participar do ranking, o tenista deverá ser associado ao Ibiúna Clube de Campo.
c. Serão criados dois rankings: o Principal e o Acesso. As posições no ranking serão geradas a partir das posições obtidas ao término do ranking anterior, sendo que, aqueles que não participaram do ranking no ano de 2019, entrarão com 160 pontos a menos que o último colocado do ranking de acesso.
d. A divisão dos rankings se dará através do número total de participantes, dividido por 2. Como a cada mês alguns participantes entram ou saem do ranking, com o tempo haverá disparidade do número de jogadores em cada grupo, onde será mantida esta disparidade até o término desta etapa, no dia 30/06/2020, para não ocorrer prejuízo nem benefício a nenhum jogador.
e. Período de disputa: as partidas ocorrerão entre 03/01/2020 a 30/06/2020. Serão 6 rodadas de 3 jogos em cada rodada.
f. As rodadas se encerram bimestralmente. Ao fim de cada uma dessas rodadas, os 3 últimos do grupo Principal cairão para o grupo Acesso, e os 3 primeiros do grupo Acesso subirão para o Principal.
g. Os jogadores que estiverem participando do ranking, podem sair a qualquer momento, no entanto, uma vez que pedir o desligamento, quando retornar, voltará 80 pontos abaixo do último colocado do acesso.
h. Se o jogar somar dois ou mais WOs sem justificativa, será excluído do ranking, podendo voltar somente no próximo semestre.
II – DA PONTUAÇÃO INICIAL
a. Aos jogadores participantes do ranking desde janeiro de 2020, será atribuída uma nova pontuação no novo ranking, que corresponderá a partir da soma de todos os atletas, multiplicado por 20 (ex 48 pessoas x 20, o primeiro sairá com 960, o segundo 940, o terceiro 920, até o último, que sairá com 20 pontos).
III – DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DO RANKING
a. Vitória = 80 pontos
Derrota = 45 pontos
Vitória por W.O. = 70 pontos
Derrota por W.O. = -20 pontos
Game Vencido = 1 ponto
Game Perdido = -1 ponto
Jogos não realizados, ambos os jogadores terão 0 pontos
b. Os jogadores estarão dispostos em faixas (se possível) de 5 jogadores cada (1 ao 5, 6 ao 10 e assim por diante) para a realização dos sorteios.
c. Novos jogadores entrarão com 160 pontos a menos que o ultimo colocado no ranking de acesso.
IV - DO ACESSO E DESCENSO
a. Ao final de cada rodada, os 3 últimos do Principal cairão para o Acesso, e os 3 primeiros do Acesso subirão para o Principal.
b. Os 3 jogadores que, ao fim da rodada, subirem ao Principal, terão suas pontuações atualizadas conforme a pontuação do primeiro fora da zona de rebaixamento (ex: Grupo Principal possui 25 jogadores, ao fim da rodada cairão o 23, 24 e 25; a pontuação do 22 foi 600, o primeiro do Acesso que subiu terá 580, o segundo 560 e o terceiro 540).
c. Os 3 jogadores que, ao fim da rodada, caírem para o Acesso, terão suas pontuações atualizadas conforme a pontuação do primeiro fora da zona de classificação (ex: quarto colocado do acesso ao fim da rodada terminou com 420 pontos; o ultimo do Principal que caiu, terá 440, o penúltimo 460 e o antepenúltimo 480).
V - DO FINALS
a. Ao final do Ranking do primeiro semestre, a pontuação será guardada e somada à pontuação do segundo semestre, para fins de classificação para o Finals do Ranking.
b. O Finals será realizado em janeiro de 2021.
c. Os confrontos se darão da seguinte maneira: o primeiro colocado irá jogar contra o oitavo, o segundo contra o setimo, o terceiro contra o sexto, e o quarto contra o quinto. O vencedor do primeiro/oitavo pegará o vencedor do quarto/quinto, e o vencedor do segundo/sétimo pegará o vencedor do terceiro/sexto.
d. Os jogos serão disputados em melhor de 3 sets, sendo o último set, super tie break até 10 pontos, em caso de empate em 1 a 1 nos primeiros 2 sets.
Vamoooooooo!!!