REGULAMENTO DO CIRCUITO AUGE DE BEACH TENNIS 2023
CAPÍTULO I – PREÂMBULO
Todo atleta ao realizar a sua inscrição em qualquer etapa do Circuito Auge de Beach Tennis, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submeter e a este regulamento e normas oficiais.
Todo atleta, ao fazer sua inscrição em qualquer etapa do Circuito Auge de Beach Tennis, atesta que está apto a participar do circuito e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
Todo atleta ao fazer sua inscrição em qualquer etapa do Circuito Auge de Beach Tennis, cede o seu direito de imagem ao torneio, organização e à LigaSol de Beach Tennis.
O regulamento deverá ser obedecido conforme abaixo:
CAPÍTULO II – DO CAMPEONATO
Art. 1 – O Circuito Auge de Beach Tennis será realizado em 2023, regendo-se pelo presente regulamento, de acordo com as regras e procedimentos adotados pela International Tennis Federation – ITF.
Art. 2 – O Circuito Auge de Beach Tennis terá 5 etapas durante o ano de 2023, podendo ter uma etapa especial a ser decidido pela LigaSol de Beach Tennis. Cada arena associada à LigaSol de Beach Tennis será responsável pelo seu torneio. As datas das etapas serão divulgadas através do site
www.ligasolbt.com.br e nas redes sociais das Arenas responsáveis pelo torneio e LigaSol.
Art. 3 – O Circuito Auge de Beach Tennis terá 2 modelos de evento: BT50 e BT100.
CAPÍTULO III – DA PARTICIPAÇÃO, ASSOCIAÇÃO E ANUIDADE
Art. 4 – Para participar do Circuito Auge de Beach Tennis, os atletas deverão ser cadastrados no site LigaSol. (
http://www.ligasolbt.com.br). Todo Atleta poderá se filiar a LigaSol de Beach Tennis, tendo descontos nas inscrições das etapas do circuito e outros benefícios. Para ser associado, o atleta deverá pagar a anuidade no valor de R$90,00 (Noventa reais), preenchendo o formulário
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdsTk0Dr_VQejXBQRl9nNnae4LVJZvg97wRNTdh5cJkPfGaog/viewform?usp=sf_link
Parágrafo Único – Até o dia 31 de Março de 2023, o valor da anuidade será promocionalmente de R$ 60,00 (sessenta reais), valendo a filiação até o dia 31 de dezembro de 2023.
CAPÍTULO IV – DAS COMPETIÇÕES
Art. 5 – Todas as etapas do Circuito Auge de Beach Tennis 2023 terão as seguintes categorias:
MASCULINO
DMO – DUPLAS MASCULINO OPEN
DMA – DUPLAS MASCULINO A
DMB – DUPLAS MASCULINO B
DMC – DUPLAS MASCULINO C
DMT- DUPLAS MASCULINO INTERMEDIÁRIO
DMI – DUPLAS MASCULINO INICIANTE
FEMININO
DFO – DUPLAS FEMININO OPEN
DFA – DUPLAS FEMININO A
DFB – DUPLAS FEMININO B
DFC – DUPLAS FEMININO C
DFT- DUPLAS FEMININO INTERMEDIÁRIO
DFI – DUPLAS FEMININO INICIANTE
MISTA
DXPRO – DUPLAS MISTA OPEN
DXA – DUPLAS MISTA A
DXB – DUPLAS MISTA B
DXC – DUPLAS MISTA C
DXT- DUPLAS MISTA INTERMEDIÁRIO
DXI – DUPLAS MISTO INICIANTE
Art. 6 – Cabe a organização do torneio, a inclusão de mais categorias.
CAPÍTULO V – DAS INSCRIÇÕES
Art. 7 – Atletas poderão se inscrever em até 5 categorias por etapa, sendo limitado a sua categoria de origem através do ranking LigaSol de Beach Tennis.
Parágrafo Primeiro – Atletas amadores poderão optar por jogar no seu nível técnico nas categorias amadoras (Iniciante, Intermediária, C, B e A) e na categoria Open. Cabe a organização do torneio a inclusão ou remoção de categorias.
Parágrafo segundo – Atletas da Categoria Intermediário e Iniciante não poderão disputar a categoria Open.
Art. 8 – As inscrições deverão ser feitas até a data limite estipulada e divulgada para cada etapa, de responsabilidade da Arena responsável pelo torneio.
CAPÍTULO VI – ENQUADRAMENTO DE CATEGORIA
Art. 9 – Atletas que tenham nível técnico desconhecido pela LigaSol, deverão entrar em contato com a LigaSol, através do telefone/ WhatsApp (88)99372.9581, para inclusão de seu nome na categoria correspondente. Caso seja verificado e confirmado que a atleta esteja jogando categoria abaixo do seu nível técnico reconhecido pela LigaSol, será desclassificado, com direito a devolução da taxa de inscrição.
Art.10 - Foi criada para o Circuito Auge de Beach Tennis a categoria Intermediária que terá inicialmente as seguintes requisitos.
Parágrafo Primeiro - Essa Categoria será uma categoria incluída entres as categorias Iniciante e C
Parágrafo Segundo - Essa Categoria será formada por atletas que nunca foram finalistas na Categoria Iniciante, na modalidade Feminino e Masculino, e que foram promovidos por participarem de 3 etapas na categoria Iniciante
Parágrafo Terceiro ¬– O Atleta que já tiver disputado a Categoria C, pelo critério de etapas disputadas na Categoria Iniciante ou por sua própria vontade, não poderá disputar a categoria Intermediária
Parágrafo Quarto - O Atleta que for finalista na Categoria Iniciante, poderá optar em jogar a Categoria Intermediária, porém o mesmo só poderá disputar uma etapa nessa categoria.
Parágrafo Quinto - Em 2023, o atleta que for finalista nas categorias Iniciante e Intermediária, nas modalidades Masculino, Feminino, Mista e Simples serão promovidos automaticamente para a categoria acima.
Parágrafo Sexto – A partir de janeiro de 2022, o atleta que não tenha sido finalista da categoria iniciante em um dos torneios, mas participar de 3 etapas do circuito na categoria, será promovido automaticamente à categoria Intermediária.
Parágrafo Sétimo – A partir de janeiro de 2023, o atleta que não tenha sido finalista da categoria Intermediária em um dos torneios, mas participar de 3 etapas do circuito na categoria, será promovido automaticamente à categoria C.
Parágrafo Oitavo – O Atleta que for campeão duas vezes na categoria C e B, modalidade Masculino e Feminino, deverá ser promovido automaticamente para a categoria acima.
Parágrafo Nono - O Atleta que for novo na LigaSol, deverá jogar na categoria iniciante, se ele tiver disputado na categoria Iniciante menos de dois torneios federados ou aberto ao público geral, sem ter sido campeão, não sendo considerados torneios internos. Serão analisadas as informações do Letz Play e Tênis Integrado.
Parágrafo Décimo - O Atleta que for novo na LigaSol, deverá jogar na categoria Intermediária, se ele tiver disputado na categoria Iniciante três ou quatro torneios federados ou aberto ao público geral, sem ter sido campeão, não sendo considerados torneios internos. Serão analisadas as informações do Letz Play e Tênis Integrado.
Parágrafo Décimo Primeiro - O Atleta que for novo na LigaSol, deverá jogar na categoria C, se ele tiver disputado mais de um torneio na categoria D ou mais de 4 torneios na categoria Iniciante, federados ou aberto ao público geral, não sendo considerados torneios internos. Serão analisadas as informações do Letz Play e Tênis Integrado.
Parágrafo Décimo Segundo - O Atleta que for novo na LigaSol, deverá jogar na categoria B, se ele tiver disputado mais de um torneio na categoria C, federados ou aberto ao público geral, não sendo considerados torneios internos. Serão analisadas as informações do Letz Play e Tênis Integrado.
Parágrafo Décimo Terceiro - O Atleta que for novo na LigaSol, deverá jogar na categoria A se ele tiver disputado mais de um torneio na categoria B ou A, considerando torneios federados ou aberto ao público geral, não sendo considerados torneios internos. Serão analisadas as informações do Letz Play e Tênis Integrado.
Parágrafo Décimo Quarto – Em 2023, O Atleta que disputa só a categoria profissional, só poderá jogar a categoria Open.
Parágrafo Único - Essas análises deverão serem feitas na primeira inscrição do atleta em uma etapa do circuito.
CAPÍTULO VII – REBAIXAMENTO
Art. 11 – O Atleta que jogar uma etapa em uma categoria acima da sua, deverá permanecer nela
Parágrafo Primeiro - O Atleta não poderá solicitar rebaixamento para a Categoria Iniciante e Intermediária
Parágrafo Segundo – O Atleta só poderá solicitar rebaixamento após duas etapas jogadas na categoria inscrita
Parágrafo Terceiro – O Atleta não poderá solicitar rebaixamento caso tenha avançado da fase de grupos, na modalidade Masculino e Feminino.
Parágrafo Quarto – O Atleta não poderá solicitar o Rebaixamento caso tenha disputado a semifinal na modalidade Mista e Simples.
Parágrefo Qunito – O Atleta que agredir fisicamente outro atleta dentro de quadra, será banido da LigaSol de Beach Tennis
CAPÍTULO VIII – DA PONTUAÇÃO PARA O RANKING
Art. 12 – As categorias do Circuito Auge de Beach Tennis receberão a pontuação abaixo, para efeitos de classificação no ranking INDIVIDUAL do Circuito na categoria C, B e A Masculino e Feminino. Abaixo segue a divisão dos pontos:
BT50
MODALIDADE CAMPEÃO VICE SEMI
FINAL 4º FINAL 8º
FINAL FASE GRUPO E R16
MASCULINA/FEMININA 50 35 25 20 10 5
MISTA 25 15 10 8 5 3
OPEN 25 15 10 8 5 3
SIMPLES 25 15 10 8 5 3
BT100
MODALIDADE CAMPEÃO VICE SEMI
FINAL 4º FINAL 8º
FINAL FASE GRUPO e R16
MASCULINA/FEMININA 100 70 50 40 20 10
MISTA 50 30 20 16 10 6
OPEN 50 30 20 16 10 6
SIMPLES 50 30 20 16 10 6
Art. 13 – Em todas as etapas, serão ofertadas categorias: Iniciante, intermediária, Amador(C,B,A) e Open
Parágrafo Primeiro – O Atleta da categoria Intermediária que for finalista conquistará 15 pontos, sendo campeão e 5 pontos, sendo Vice-Campeão. Esses pontos serão acumulativos quando o mesmo for para a categoria Amadora(C,B,A)
Parágrafo Segundo – O Atleta que for campeão duas vezes na categoria B e A, na modalidade Masculino e Feminino, será promovido para a categoria acima, levando 50% dos pontos conquistados nessa categoria.
Parágrafo Quinto – As categorias/modalidades que não tiverem final quando disputada em grupo único, os atletas que ficarem em 3º, 4º e 5º no grupo receberão a pontuação de Semifinal.
Art. 14 – O atleta marca ponto conforme a última fase que este disputou no torneio. O atleta que perde por W.O na 1ª fase não marca pontos de participação. O atleta que perde por W.O após a 1ª fase marcará pontos da fase anterior.
Art. 15 – Serão consideradas as três melhores pontuações conquistadas em uma etapa para formação do Ranking final de 2023.
Art. 16 – Quando atletas tiverem a mesma pontuação no ranking ao final do ano, o critério de desempate será a quantidade de finais disputadas, depois semifinais e assim por diante durante o ano.
CAPÍTULO IX – CRITÉRIOS DE ENQUADRAMENTO, PROMOÇÃO DE CATEGORIA
Art. 17 – As promoções regulares ou ordinárias de categorias de nível amadoras ocorrerão ao final da temporada observando o posicionamento no ranking na forma á seguir:
– Da categoria C para B masculina – 16 melhores atletas;
– Da categoria B para A masculina – 8 melhores atletas;
– Da categoria A para Open masculina – 4 melhores atletas;
– Da categoria C para B feminina – 10 melhores atletas;
– Da categoria B para A feminina – 6 melhores atletas;
– Da categoria A para Open Feminina – 2 melhores atletas;
Art. 18 – O Conselho Técnico da LigaSol , constituído por atletas e representantes das Arenas, poderá realizar qualquer inclusão ou exclusão do itens desse regulamento, como será responsável pela votação de demandas que poderão surgir.
Art. 19 – O atleta que retornar a competir após se ausentar das competições, será enquadrado na mesma categoria que pertencia quando se afastou e será avaliado pela Conselho Técnico podendo ser enquadrado em outra categoria.
CAPÍTULO IX – CABEÇAS DE CHAVES
Art. 20 – Os Cabeças de Chaves serão definidos pelo Ranking individual Categoria/Modalidade com a soma dos pontos dos atletas nas categoria amadoras(A, B, C).
Art. 21 - Na Categoria Open respeitará o seguinte critério:
i. Ranking na categoria/Modalidade Open;
ii. Categoria de origem;
iii. Ranking na categoria amadora de origem;
CAPÍTULO X – DAS PREMIAÇÕES
Art. 22 – A Categoria Open terá premiação em dinheiro. Os Torneios BT50 terá premiação mínima de R$ 3.000,00 e BT100 terá premiação mínima de R$ 6.000,00. As Regras de distribuição do valor nominal será definido pela Arena.
Sobral, 29 de Janeiro de 2023,
Circuito Auge de Beach Tennis
LigaSol de Beach Tennis